Uma pessoa acorda, em média, 25.000 vezes em sua vida.

Toda manhã é uma folha em branco, uma oportunidade de transformar o dia para melhor.


Foto por Matt Howard via Unsplash

E de todas as coisas diferentes que você pode tentar fazer para melhorar sua produtividade, uma delas é ter uma rotina matinal eficaz, que vai fazer seu dia começar bem, com mais alegria e energia, não importa os desafios que te aguardam do lado de fora de casa.

De manhã, antes do início oficial da nossa jornada de trabalho, costuma ser um momento tranquilo e com menos obrigações (se você não acordar em cima da hora para sair de casa). Já o resto do dia pode ser um caos, com muitas tarefas urgentes e interrupções.

Nós somos seres de costumes. Ter um hábito é fazer algo até tornar-se uma ação comum, natural e espontânea. E para isso, é essencial ter um objetivo claro.

Neste artigo, selecionei alguns hábitos saudáveis para ter em nosso dia a dia mais produtividade, energia e bom humor.

Não precisa ser todos de uma vez. Escolha um ou outro que você acredita ter a ver com você e, aos poucos, vá tentando inserir mais um novo hábito na sua rotina.

Vamos começar com o que vem antes de acordar: dormir.

1 | Dormir bem


Energia é a base da produtividade. Não adianta ter muitas horas no dia se você estiver muito cansado.

Bons hábitos trazem energia e resistência para enfrentar o dia, seja fisicamente quanto mentalmente.

Quem acha que trabalha melhor com seis horas ou menos de sono, está achando errado, de acordo com pesquisadores. Para ficar bem um dia inteiro, sete ou oito horas de sono são essenciais.

Minha sugestão para você: levando em conta o horário que você precisa levantar, conte sete ou oito horas antes e tenha este como seu horário para dormir.

Definido seu horário de dormir, coloque um alarme no seu celular para meia hora antes. Assim, quando este alarme tocar, você saberá que chegou a hora de iniciar sua rotina para ir para cama.

2 | Evitar usar o celular momentos antes de ir dormir


Estudos já mostraram que a luz azul gerada pelas telas dos nossos smartphones atrapalham a produção de melatonina, um hormônio que avisa nosso corpo que está na hora de ir dormir.

Para nosso corpo, é como se o sol ainda não estivesse posto.

Eu já escrevi aqui sobre formas de deixar as telas mais amareladas e assim, o incomodo para nosso corpo ser menor.


Mas não é apenas a luz que atrapalha, mas tudo o que fazemos no celular nos deixa mais acordados, seja um vídeo, um bate-papo ou um game.

Para quem já tem dificuldades de dormir, a presença do celular no quarto pode lhe deixar ansioso, pois a qualquer momento uma nova mensagem pode chegar.

Exercitar o hábito de evitar o celular antes de ir para cama só lhe trará benefícios, como um sono com mais qualidade.

Separe a última parte do seu dia para ler um livro. Vai agregar mais em seus pensamentos e lhe carregar de boas idéias.

3 | Elimine o hábito do modo soneca, o famoso "só mais cinco minutinhos"


Sons de alarmes sempre são irritantes. Então, a primeira coisa que fazemos é pará-lo. Mas se você voltar a dormir, você estará cometendo um erro:

Ao acordamos, nosso corpo começa a produzir dopamina, uma substância química que suprime a sensação de sonolência.

Já quando dormirmos, é produzido serotonina, um hormônio do bem-estar.

Ao ativar o modo soneca do alarme, e voltar a dormir após ter sido acordado, os dois hormônios com efeitos opostos são produzidos simultaneamente. Por isso que depois acordamos mal.

Outro erro é usar uma música que você gosta como alarme. Em pouco tempo você vai odiá-la e nunca mais conseguirá ouvi-la novamente.

4 | Acordar com luz natural


Iniciar o dia junto com o sol, além de ser um hábito saudável, fará com que você dispense o alarme e assim, acordará de bom humor.

Não é preciso muito: Apenas não feche completamente sua cortina, deixe uma pequena fresta para que o sol entre delicadamente em seu quarto.


Foto por Andressa Voltolini via Unsplash

5 | Meditar


A meditação é para todos. E cada um deve fazer a sua maneira. Existem diversas variedades, não existe uma certa. Experimente algumas e veja com qual você melhor se adapta.

Existem apps que guiam sua meditação. Um som relaxante com uma locução lhe induzindo a visualizações que lhe trazem relaxamento.

Os benefícios da meditação são bastante óbvios: o nível de ansiedade diminui, a produtividade do trabalho aumenta e a memória melhora.



6 | Praticar um exercício físico


Como é o seu dia no trabalho? Você passa muito tempo em uma mesma posição, seja sentado ou em pé?

Exercícios físicos são um investimento de longo prazo. Sem eles, sua saúde diminui, fazendo o dia mais difícil, até para ter concentração e pensar com clareza.

Se não rola frequentar uma academia, experimente incluir na sua rotina matinal o hábito de dar voltas no quarteirão de casa, ou descer e subir alguns lances de escada.

Flexões e alongamentos, entre outras atividades vão melhorar a circulação sanguínea e não requerem muito tempo.

7 | Planejar seu dia na noite anterior


Naquele momento que você vai começar a se preparar para ir dormir, deixe separada a roupa que vestirá no dia seguinte.

Barack Obama uma vez disse que só usa ternos azuis e cinzas para tomar menos decisões, e assim não desperdiçar energia pensando no que vestir, por ter outras decisões mais importantes para serem tomadas.

Pense quais são as tarefas que você fará no dia seguinte. Selecione até três delas para serem as principais. Assim, quando você as cumprir, se sentirá mais motivado.

Planejar seu dia na noite anterior é uma ótima forma de preparar um dia seguinte de sucesso.

8 | Tomar um banho gelado para acordar


Todas as manhãs, samurais japoneses praticam o Misogi, um ritual de purificação no qual eles derramam um balde de água fria na cabeça.

Exercícios com água trás diversos benefícios, como reduzir o estresse, o sistema imunológico é fortalecido, o corpo queima melhor a gordura, além deste hábito te deixar mais disposto.

Você pode ter uma experiência do Misogi em casa assim:
  1. Comece o banho na sua temperatura habitual. Em seguida deixe a água bem fria, e tome banho por 30 segundos assim.
  2. Em seguida, faça o contrário, deixando a água bem quente, e passe mais 30 segundos nela.
  3. E, novamente, curta mais 30 segundos de água bem fria.
É algo simples, mas que vai te dar um choque e lhe deixar mais preparado para o dia.

9 | Ter o hábito de arrumar sua cama


Criar o hábito de arrumar a cama todos os dias é algo bom pois é cumprir uma tarefa no dia. Seu dia já começa bem.

Além disso, se você tiver um dia ruim, pelo menos ao chegar em casa, uma cama arrumada estará lhe aguardando, e isso pode te incentivar a acreditar que o outro dia será bem melhor.

Isto lhe dará um senso de ordem e dignidade no seu dia, lhe preparando para partir para as próximas tarefas.

Foto por Pablo Heimplatz via Unsplash


10 | Começar a trabalhar pela tarefa mais complicada


As primeiras quatro horas úteis do dia são o momento perfeito para uma tarefa importante. Quando realizamos um trabalho importante, nos sentimos produtivos e o nosso astral fica lá em cima.

Já se passarmos as primeiras horas do dia em e-mails, reuniões, ligações telefônicas e não fazemos nada valioso, o efeito é contrário, nos sentimos péssimos a tarde.

É impossível ficarmos concentrados o dia todo, logo, pela manha sua bateria está cheia, você tem mais energia.

Quanto mais o dia avança, e ainda não fizemos aquela tarefa primordial, tudo fica mais difícil. Tire logo esse problema da frente e coloque um sorriso no rosto.

Está gostando das dicas? Pois tenho uma dica bônus! Mas antes dela, que tal se inscrever na nossa lista, e receber em seu email os novos artigos que eu publicar aqui, antes de todo mundo? Faça parte da nossa turma! 😉



Muito obrigado por ter se inscrito. É muito bom ter você comigo, é um gesto que significa muito para mim. Quando pintar novidades por aqui, você vai receber em primeira mão! Obrigado!

Vamos para a dica bônus!

11 (Bônus) | Evitar pessoas que gastam suas energias


Algumas pessoas não podemos evitar em nossa vida. Já para todas as outras, você pode ser bem seletivo.

Certamente você consegue lembrar de cabeça algumas amizades que te inspiram, te motivam e animam.

E da mesma maneira, você consegue citar algumas pessoas que só falam sobre assuntos de baixo astral, te deixam pior do que antes. Essas pessoas, já diria Chapolin Colorado, "Se aproveitam de sua nobreza".

Você não deve evitar amigos que estejam passando por um período complicado, pelo contrário, apoie-os, afinal, todos nós precisamos de um ombro amigo.

Mas para aquelas que te fazem mal, que não te agregam em nada, coloque-as na geladeira.

Conclusão


Steve Jobs sempre começava seu dia com uma pergunta:

Se hoje fosse o último dia de minha vida, queria fazer o que vou fazer hoje?

E se a resposta fosse "Não" muitos dias seguidos, sabia que precisava mudar algo.

Antes de começar suas tarefas, é importante estar bem consigo mesmo, com forças restauradas para estar preparado para o novo dia.

Uma rotina de bons hábitos é a chave do sucesso. Desta forma, seus dias serão mais produtivos, saudáveis e felizes, e lhe fará orgulhoso de si mesmo.

Como é a sua rotina pela manhã? Qual destes hábitos você vai começar a aplicar nas suas manhãs? Conta pra mim, nos comentários, logo abaixo!


Leia também:


2 Comentários

  1. Luana7:10 PM

    Matéria maravilhosa! Eu precisava ler exatamente td isso, mt obrigada pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luana, você não sabe como fico feliz ao receber um comentário como o seu! Que bom que você gostou! :) Obrigado pela visita!

      Excluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem