Como ser uma pessoa mais inteligente: Mesmo ações simples e aparentemente bobas podem ter um efeito positivo.

Confira neste artigo, dez dicas para desenvolver sua inteligência. Descubra como ser mais inteligente nos estudos, no trabalho e nas tarefas do dia.

1 | Coloque o cérebro para trabalhar


Apenas por você já ter se perguntado como ser mais inteligente, você começou bem.

Refletir sobre desenvolver habilidades intelectuais são o primeiro passo para melhorar.

Seja curioso, aprenda coisas novas, tente descobrir como as coisas funcionam.

Você ficará surpreso com tantas descobertas.

Como fazer


Mude sua rotina usual para algo que você não fez antes. Ocupe seu cérebro com algo produtivo.

Conquistar novas habilidades ajudará o cérebro a tornar-se mais flexível e isso agregará positivamente para sua atividade mental.


2 | Leia livros


Está cientificamente comprovado que a leitura não apenas expande o vocabulário e os horizontes, mas também ajuda a desenvolver a imaginação e a inteligência.

Ao ler mais livros, você mergulha em um mundo novo e experimenta novas emoções.

Aumente sua inteligência emocional, lendo boa literatura. Esta é uma das maneiras mais fáceis de melhorar suas funções cerebrais.

Como fazer


Defina uma meta para ler pelo menos um livro por mês. Inscreva-se na biblioteca da sua cidade. Leia livros on-line. Faça uma lista de livros que deseja ler.



3 | Liberte emoções


Existe a inteligência emocional, que nos ajuda a controlar e gerenciar nossos sentimentos, e existe a inteligência racional, que é responsável pela nossa capacidade de pensar sistematicamente.

Geralmente damos mais atenção à inteligência racional. Mas para se sentir melhor, não se esqueça também do componente emocional, que pode ajudá-lo a se adaptar a mudanças constantes e a resolver problemas facilmente.

Como fazer


Não tenha medo de falar sobre como você se sente.

Se você está insatisfeito com algo no trabalho ou em casa, informe os outros com jeitinho, para que vocês possam resolver juntos o problema.

Claro que nem sempre é possível encontrar uma solução para todos os problemas, mas pelo menos você colocará o que te incomoda para fora.

4 | Faça coisas ao contrário


Isso parecerá um pouco absurdo a princípio, mas é bastante eficaz:

Tente escovar os dentes com a mão diferente da qual costuma usar. Tente usar o mouse na outra mão. Você consegue?

Quando fazemos pequenas mudanças em nossas ações habituais, nosso cérebro é forçado a pensar em como obter o mesmo resultado de antes.

Isso tem um efeito benéfico no seu funcionamento.

Como fazer


Desafie seu cérebro e faça com que ele procure soluções inesperadas.

Vá para o trabalho por um caminho diferente, aprenda um caminho sem mapas, converse com seus amigos no idioma que está aprendendo.


5 | Deixe o Google em paz


Procuramos por informações todos os dias e nem pensamos em como é fácil consegui-las e com que rapidez elas desaparecem de nossas cabeças.

São poucos cliques para conseguirmos todas as respostas do mundo. A internet é, obviamente, a maneira mais fácil de encontrar as informações necessárias.

Mas isso torna nosso cérebro incrivelmente preguiçoso, pois não precisamos mais pensar no fato de que não sabemos algo.

Como fazer


Tente evitar as pesquisas no Google, os tradutores, conversores e calculadoras.

Tente fazer cálculos em sua mente, procure uma resposta em um livro ou calcule os custos em um papel.

Levará mais tempo para realizar as tarefas, mas fará seu cérebro funcionar e você guardará melhor as informações.

6 | Experimente jogos mentais


Jogos e programas para estimular a atividade cerebral geralmente são desenvolvidos por psicólogos cognitivos especificamente para melhorar o funcionamento de diferentes partes do cérebro.

Você pode encontrar uma variedade de jogos que desenvolvam a memória, a atenção plena, a orientação espacial e a concentração.

Como fazer


Pense exatamente como você gostaria de treinar seu cérebro. Deseja melhorar sua memória? Jogue jogos que ensinam a memorizar sequências diferentes.

Quer ser mais atento? Jogue jogos nos quais você precisa procurar vários objetos. Você pode escolher como treinar seu cérebro.

Conheça apps voltados para o treinamento cerebral: dentro muitos, dois que se destacam são o Peak e o Lumosity, disponíveis gratuitamente para Android e iPhone.



7 | Fale sozinho


A maioria das pessoas podem pensar que conversar sozinho é um sinal de loucura. Você quer aprender como ser uma pessoa mais inteligente, e lê uma dica maluca como esta? Mas esse hábito estranho estimula a atividade cerebral.

Quando você fala consigo mesmo, aprende a sistematizar e simplificar as informações, e isso ajuda a resolver problemas com mais eficiência.

Obviamente, seria melhor não falar sozinho em locais públicos, mas sozinho em casa ninguém vai te julgar.


Como fazer


Leia em voz alta, fale trava-línguas, memorize poemas ou cante canções.

Se você está tentando se lembrar de algo, tente falar para si mesmo, como se estivesse tentando explicar algo incompreensível para alguém.

Fale as informações de diferentes maneiras: como se estivesse ensinando algo para um colega ou como se estivesse se comunicando com uma criança. Essa técnica permite absorver e entender melhor as informações.


Cursinho online: Prepare-se para o ENEM e Vestibulares com a Stoodi: videoaulas, exercícios e resumos da maneira mais organizada para todos os momentos da sua jornada de estudos. Conheça agora mesmo! alert-info


8 | Expresse pensamentos de forma resumida


Aqui as redes sociais podem ajudar. Por limitar a quantidade de caracteres em cada publicação, o Twitter acaba nos ajudando a sistematizar informações e expressar nossos pensamentos de forma clara e concisa.

Se você não deseja compartilhar seus pensamentos nas redes sociais, basta pegar um pedaço de papel, desenhar uma figura e escrever seus pensamentos da maneira mais breve possível.

Como fazer


Crie uma conta no Twitter, encontre um pedaço de papel ou crie uma nota em seu smartphone. Defina um limite e comece a escrever.

Você pode fazer isso a qualquer momento conveniente para se distrair.

9 | Aprenda idiomas


Quando aprendemos um novo idioma , nosso cérebro trabalha ativamente: treinamos memória, lembrando novas palavras, aprendemos algo novo, treinamos habilidades de fala e tentamos pensar em outro idioma.

Tudo isso nos ajuda a olhar o mundo de maneira diferente, estimulando a nossa inteligência. O cérebro de uma pessoa que fala várias línguas funciona com muito mais eficiência do que o cérebro daqueles que falam apenas um idioma.

Como fazer


Use serviços e aplicativos que permitirão que você aprenda idiomas estrangeiros de maneira fácil e agradável.

Existem muitos recursos disponíveis para ajudá-lo a começar a aprender um novo idioma.

Pratique suas novas habilidades consumindo conteúdo na internet no novo idioma e faça amigos online que sejam nativos no idioma com quem você possa se corresponder.



Antes de conhecer a última dica, que tal se inscrever em nossa lista de email, para não perder nenhum novo artigo? 





Obrigado por se inscrever! Vamos para a última dica!

10 | Cerque-se de pessoas inteligentes


O ambiente às vezes nos afeta muito mais do que gostaríamos.

Portanto, rodeie-se de pessoas que o ajudarão a se conscientizar de problemas que você não entende.

"Se você é a pessoa mais inteligente da mesa, você está na mesa errada"

Como fazer


Expanda seu círculo social e conheça pessoas com quem você pode aprender algo bom.

Aproveite a internet para participar de comunidades sobre assuntos do seu interesse e encontrar amigos por lá.

Seguindo estas dicas, com certeza seu cérebro ficará mais afiado. Você não apenas descobriu como ser uma pessoa mais inteligente, mas também como manter a mente sempre ativa!

Leia também: 17 dicas para facilitar sua vida alert-info

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem