Conheça várias dicas para trabalhar em casa sem procrastinar, nem cair nas tentações do conforto do lar!

Foto por NeONBRAND via Unsplash

Home office não é coisa do futuro: trabalhar em casa pela internet é a realidade de muitos trabalhadores.

Quem está em busca de empregos pela internet para trabalhar em casa precisa saber que nem tudo são flores: existem diversos desafios para conseguir ser produtivo em lugar tão confortável que oferece tantas distrações.

Mas não quer dizer que é impossível: com estas dicas, você vai descobrir que é possível trabalhar em casa, muito melhor do que se trabalhasse em um emprego comum.

Confira:


1 - Tenha uma horário para trabalhar em casa


Apesar de trabalhar em casa, você precisa ter uma rotina. Se você trabalha para uma empresa tradicional, provavelmente você segue o mesmo horário dela.

Caso você não tenha chefe, defina seus horários, como faria em um escritório normal. Tenha hora para entrar e sair do trabalho, mesmo que ele seja próximo a sua cama.


2 - Informe sua família do seu horário de trabalho


Tenha certeza que todos em casa saibam o seu horário de expediente. Quando todos conhecem seu horário, é mais fácil que ele seja respeitado.

E ao trabalhar home office, eles farão você cumpri-lo, especialmente na hora de encerrá-lo.


3 - Vista-se para o trabalho


Não que você precise vestir a mesma roupa que usaria na empresa, mas trabalhar em casa não significa ficar o dia todo de pijamas. Trocar de roupa lhe ajudará na transição "de casa para o trabalho"


4- Vá para seu trabalho em casa


Saia de casa, faça uma caminhada no quarteirão, vá até a padaria e volte. Neste momento em que voltar, entre em casa como se estivesse chegando ao trabalho.

Essa saída já te fará começar a pensar no que tem a fazer no dia e lhe deixará mais focado nas tarefas.


5 - Trabalhe perto de uma janela


Escolha uma janela com luz, mas não uma que dê para uma rua movimentada e barulhenta.



6 - Feche a porta


Você tem um cômodo dedicado ao trabalho? Fechar a porta passa a mensagem que você está trabalhando e não deve ser perturbado, assim como lhe separa das distrações do lar.


7 - Escolha um lugar para ser seu escritório


Pinte e decore um local de sua casa para ser seu escritório, para que você não se distraia. Um espaço com conforto e o mínimo de distrações vão pra ajudar no seu fluxo de trabalho.


8 - Evite se distrair com amigos


Não é por estar em casa o dia todo, que seus amigos podem lhe visitar a qualquer momento. Faça planos apenas naqueles horários em que você os encontraria, caso trabalhasse em uma empresa.


9 - Tenha um colega de trabalho virtual


Ao trabalhar com mais pessoas em um escritório de verdade, você não se distrai vendo vídeos pois corre o risco de ser flagrado pelos outros.

Caso você tenha um colega que também trabalhe de casa, combine com ele de um cobrar do outro as tarefas prometidas para aquele dia.

Se você não conhece ninguém, experimente o Focusmate, um serviço online gratuito que conecta duas pessoas em uma sessão de 50 minutos de trabalho, na qual ambos só podem conversar no começo e no final da sessão.


10 - Mantenha uma video-chamada constante com quem você trabalha


Você está em um grande projeto que divide com outra pessoa? Melhor do que enviar mensagens, emails ou ligações toda hora, deixe a webcam ligada e fique conversando com a outra pessoa durante todo o dia.


11 - Trabalhe em seus momentos de maior produtividade


Você trabalha melhor de dia, ou a noite? Tire vantagem de trabalhar home office e ter seu próprio horário, para programar as tarefas mais complicadas para os seus melhores horários. Em outros momentos, faça tarefas simples.


12 - Planeje tudo o que puder


Reserve momentos no dia para responder seus emails, limpar o escritório e planeje algumas momentos de pausas. Quando você coloca em sua agenda o que fará, fica mais fácil seguir aquela programação e focar nas tarefas.

Além disso, procure adaptar suas tarefas ao seu dia: se você sabe que em certo horário seus familiares estão em casa falando alto, evite agendar ligações a um cliente.

Se você precisa ler um longo relatório, e há uma viagem agendada, deixe a leitura para fazer durante esta viagem.


13 - Faça pausas durante o dia


Pausas são importantes até mesmo para sua saúde. Sendo assim, tenha em seu computador um programa que te recomende intervalos, como o que eu te indico aqui.


14 - Evite ter pessoas por perto que não estejam envolvidas no seu trabalho


Se outras pessoas estão se divertindo ao seu redor, manter o foco no seu trabalho será muito mais difícil. Home Office e distrações não combinam!


15 - Delegue tarefas a um assistente


Se você perde muito tempo com pequenas tarefas, pense na possibilidade de ter uma pessoa que possa fazer tarefas para você na rua, ou até mesmo contrate um motoboy para certas tarefas.

Se muitas das suas pequenas tarefas forem online, você pode contratar assistentes virtuais, ou seja, pessoas que também trabalham de casa, para te ajudar. Busque por "Assistente virtual", aparecerão diversos sites no quais você poderá contratar alguém.

Se você tem filhos em casa, considere ter uma babá. Caso você estivesse em um escritório, eles estariam com alguém. Em casa, você também está trabalhando e precisa se concentrar, nem que seja por meio período.


Leia também: Encontre vagas de empregos home office alert-info


16 - Eleja a tarefa mais importante do dia e comece por ela


Tem dias em que é difícil escolher por onde começar. Então, comece pelo que vai te consumir mais tempo, e o resto das coisas se encaixará no tempo restante. E se você levar o dia todo apenas nisso, pelo menos, no final você se orgulhará de tê-la cumprido.


17 - Invista em uma boa internet


Não tem nada que nos deixe de mau humor do que internet lenta. Mas também não precisa contratar a de maior velocidade, se você não for usar toda a capacidade dela.


18 - Considere ter uma linha telefônica para o trabalho


Pode ser que você já receba ligações de trabalho em seu telefone celular particular, mas isso significa que as pessoas poderão lhe telefonar a qualquer hora, até mesmo nos finais de semana, feriados e em suas férias.

Com um número apenas para seu home office, você poderá deixá-lo ligado apenas durante seu expediente.


19 - Tenha uma impressora


Fazemos tudo digitalmente, mas sempre vai ter um momento no qual você precisará imprimir algo. Ir até um local apenas para imprimir poucas páginas vão consumir um bom tempo do seu dia, ainda mais se, ao imprimir, você encontrar um erro e precisar editar o documento.

Uma boa impressora já não custa tanto, e você ficará aliviado por ter uma que te salvará.


20 - Invista em uma boa cadeira


Como ser produtivo e trabalhar de bom humor em uma cadeira desconfortável? Assim, investir em uma boa cadeira é investir em sua saúde. Gaste mais agora, para não gastar depois no médico.



21 - Tenha um bom plano de internet no celular como backup


Sua operadora de internet pode ser muito boa, mas algum dia ela vai ficar fora do ar por alguns momentos. Nesse momento, usar seu celular como modem para seu computador pode ser a diferença entre fechar ou não um negócio.


22 - Tenha um navegador de internet dedicado para o trabalho


Chrome, Firefox, Opera, Safari, Edge e tantos outros. Escolha um que fique dedicado para o home office. Assim, você poderá instalar extensões e uma barra de favoritos focada nas suas atividades.

No navegador do trabalho, você poderá bloquear sites que te distraem, mas que estarão a disposição no seu navegador pessoal.


23 - Mantenha seu status atualizado em apps de mensagens


Alguns programas de bate-papo oferecem um espaço para você informar seu status. Utilize-o para informar quando não está no escritório, se está ocupado ao telefone ou está atendendo um cliente.


24 - Trabalhe um pouco de pé


Experimente ficar em pé, quando estiver falando ao telefone, ou colocando seu notebook em uma bancada alta por um tempo, para não passar tanto tempo sentado.


25 - Não atenda o telefone no começo do dia


Comece o dia se planejando, conferindo o que foi feito ontem e o que precisa ser feito hoje. Você não precisa ser interrompido por ligações logo nas primeiras horas de trabalho.



26 - Agende o envio de emails para o começo da manhã seguinte


Se você está respondendo emails de trabalho à noite, uma boa dica é programar o envio deles pela manhã, caso seu cliente de email dê esta opção.

Assim, quem o receber o encontrará, sem se perder entre os emails do dia anterior não-lidos.


27 - Tenha lanchinhos a disposição


Nunca se sabe quando vai bater uma fome durante o dia. No começo da semana, veja se não precisa comprar alguma coisa. Desta forma você evita descobrir na quinta-feira, com trabalho até o pescoço, que acabou o café.


28 - Use músicas para lhe manter focado


Um som de fundo ajuda a esconder os gritos do vizinho, ou a tv alta na sala. Sendo assim, leia este artigo, no qual eu te mostro quais estilos musicais são os melhores para manter o foco durante o trabalho.

Se você preferir, pode conferir um gerador de ruídos de escritório, para simular o ambiente de trabalho em casa!

29 - Vá para uma cafeteria, um co-work ou uma biblioteca


Às vezes, você precisa ver pessoas. Antes de sair, planeje quais tarefas fará no local onde está indo, e passe a tarde fora de casa. Mudar de lugar ajuda a ter novas idéias.


30 - Faça tarefas muito complexas fora de casa


Quando se está estressado, a vontade é de largar tudo e ir lavar uma louça. Ao invés disso, faça o que tem que ser feito em outro lugar, com menos distrações e sem associar trabalhar em casa a trabalho estressante.


31 - Finja não estar em casa


Se a campainha de casa toca, e você não está esperando ninguém, não deve ser nada importante. O telefone de casa tocou? Deve ser telemarketing. Se você não estivesse em casa, não teria atendido.

Então, não deixe que interrompam seu trabalho.

Leia também: Como bloquear telemarketing alert-info


32 - Não deixe pequenos aborrecimentos te incomodar


Se tem algo em casa precisando de atenção, como uma torneira vazando, resolva assim que puder, fora do seu expediente, para que aquilo não lhe distraia o dia todo.


33 - Tenha um bom fone de ouvido com microfone


Se você faz muitas ligações telefônicas no seu trabalho, considere usar um fone de ouvido, para que os latidos dos cachorros não atrapalhem você ouvir, e nem que a pessoa do outro lado da linha perceba que você está em casa.



34 - Evite sair de casa durante o expediente "por você poder fazer isso"


É tentador realizar tarefas pessoais na rua durante o dia, mas da mesma forma que você não sairia do trabalho, não saia do home office, para não perder o ritmo.


35 - Combine seu horário de trabalho com o de outros colegas remotos


Se a empresa para a qual você trabalha está em um horário diferente do seu, considere manter seu expediente de acordo com o de lá, para facilitar a comunicação.


36 - Tenha pilhas extras em casa


Vai que seu teclado ou mouse sem fio fica sem bateria no meio de um trabalho importante? Tenha sempre algumas pilhas reservas.


37 - Participe de happy-hours


Considere se encontrar com seus colegas de trabalho. Além de ver outros seres humanos, você vai se programar para terminar seu trabalho antes de encontrá-los.


38 - Envie um resumo das tarefas realizadas para seu chefe


É bom não ter o chefe te fiscalizando a todo momento, mas você deve mantê-lo ciente do progresso das tarefas. Informe-o no fim da semana sobre o que foi concluído e o que pretende fazer na próxima semana.


39 - Tenha um horário para "ir pra casa"


Assim como em um escritório tradicional, quando der a hora, levante as mãos e pare de trabalhar. Se ficar algo incompleto, continue no dia seguinte. Não é por já estar em casa, que você deve ficar mais tempo no trabalho.


Existem diversas formas de se trabalhar em casa, e aqui você conheceu diversas dicas para trabalhar home office de maneira que confortável, melhor e mais produtiva. Você tem alguma dica extra? Deixe nos comentários, logo abaixo!

1 Comentários

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem