Antigamente, ladrões roubavam celulares apenas para revender o aparelho.

Hoje, eles usam os apps de bancos dos smartphones para para limpar as contas bancárias.

Clem Onojeghuo/Unsplash

Previna-se contra golpes como estes, aumentando a segurança dos seus dados no seu smartphone.

Confira algumas dicas e verifique se está colocando em prática a maioria:

1 | Habilite o código PIN do seu SIM card (chip) - É uma senha que será solicitada sempre que você reiniciar seu celular ou colocar o chip em outro aparelho. Isso garante que ninguém tenha acesso a sua linha, evitando também que consigam códigos de recuperação de senha em outros celulares.

2 | Opte por não exibir as mensagens de SMS nas notificações que aparecem na tela bloqueada - Assim, informações sensíveis como códigos de validação e senhas para recuperar contas ficam menos visíveis a terceiros.

3 | Use uma senha forte na caixa postal da operadora do seu celular - Aquela que mal usamos (eu mesmo desativei) mas outros podem ligar para seu número para ouvir suas mensagens, e nela podem estar gravadas uma mensagem de áudio com códigos para recuperação de contas.

4 | Nunca forneça senhas, códigos de autenticações e conteúdos de mensagens a outras pessoas - Seja por telefone, mensagem ou e-mail, por mais que a pessoa do outro lado passe credibilidade. Muitas vezes o criminoso está tentando entrar em uma conta sua, e só precisa do código que é enviado para seu celular para conseguir o acesso.

5 | Pergunte antes de clicar em links recebidos de amigos - Se um amigo lhe enviar um link do nada, antes de abri-lo, pergunte se foi ele mesmo que mandou. O celular dele pode ter enviado aquele link por estar com algum vírus que pode dar acesso a seus dados a golpistas. Na dúvida, pergunte para a pessoa antes de clicar.


6 | Não use a mesma senha de acesso em contas diferentes - Se o criminoso conseguir entrar em uma, ele entrará em todas. Logo, tenha uma senha para cada conta.

7 | Utilize senhas fortes - Quanto mais caracteres e variações, melhor. Crie senhas compostas de números, letras (maiúsculas e minúsculas) e símbolos, de preferência, aleatórios.

8 | Não salve senhas de bancos, e-mail ou sites no aparelho em blocos de nota - É o primeiro lugar que eles vão olhar. A melhor opção é utilizar um app específico para isso, com senha de acesso e biometria. Uma opção gratuita que eu uso é o app Bitwarden. Ele também pode criar senhas seguras por você.

9 | Use sempre duas etapas - Sempre que uma conta oferecer a proteção em duas etapas, faça questão de usa-lá. Ela é um código único gerado por apps como o Google Authenticator, que cria uma camada extra de segurança a sua conta. Lembra muito aqueles chaveiros token que os bancos forneciam antes dos smartphones serem populares.

10 | App token é mais seguro que SMS - Se puder escolher entre código de segurança via SMS, e um app de códigos da verificação em duas etapas, opte sempre pela segunda opção. Seu número de celular pode ser clonado e outros podem ter acesso aos seus SMSs.

Leia também: Saiba se golpistas usaram seu CPF alert-info

11 | Não guarde no aparelho fotos de cartão de crédito - Eles podem ser usados em compras online. No celular, dê preferência a usar os "cartões digitais", que são gerados pelos apps e garantem mais segurança.

12 | Evite manter o email que você usa para recuperar senhas cadastrado em seu celular - Ou tenha um email específico para isso, fora do aparelho.

13 | Utilize o acesso através da biometria - Seja por digital ou reconhecimento de face de seu celular para ter acesso a apps de serviços financeiros. Eles garantem que só abrirão na sua presença.

14 | Use o menor tempo de bloqueio automático de tela possível - quanto menor o tempo, maior a segurança que ninguém sem sua senha terá acesso ao seu aparelho.

15 | Seu celular pode ser bloqueado e apagado mesmo após ser levado pelo bandido - Aprenda a fazer isso hoje: No Android, acesse "Encontre meu Dispositivo". Já no iPhone, use o iCloud.com.


16 | Tenha uma pessoa de confiança para ter acesso ao site para bloquear seu celular a distância - Isso pode agilizar se te roubarem. Quanto antes o bloqueio for feito, menor o prejuízo.

17 | Em caso de roubo, bloqueie o chip do seu celular imediatamente - Entre em contato com a sua operadora, pois assim você evita que usem seu número para recuperar suas contas e poderá utilizar seu número quando tiver um novo aparelho.

Está gostando das dicas? Inscreva-se em nossa lista de email para receber artigos como este!


       

No nosso canal no Telegram, você encontra nossas novidades em tecnologia, desenvolvimento pessoal, produtividade, descontos e tudo mais o que nos interessa. Entre agora e não perca nada! alert-info

  

18 | Ao roubarem seu celular, faça um boletim de ocorrência e informe o IMEI do seu aparelho - Tenha este número anotado em um local seguro. Assim, seu celular não poderá ser utilizado por ninguém, tornando ele inútil. Para ver seu IMEI (Identificação Internacional de Equipamento Móvel), abra o app de ligação telefônica e "ligue para o número" *#06#

19 | Mantenha limites de movimentação diários baixos - Diminua o possível prejuízo em seus apps de transações financeiras, principalmente TED e PIX, mantendo limites baixos.

Adotando algumas destas dicas, você já estará mais protegido e evitará que golpes sejam aplicados contra você. Quanto mais dicas você puder aplicar, melhor.

Converse sobre esse assunto com seus amigos e familiares, para que todos possam se previnir. Compartilhe este artigo com eles!


Quais outras dicas de segurança você usa e recomenda? Deixe nos comentários, logo abaixo!

Deixe um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem