Saiba qual é a melhor trilha sonora para te ajudar a trabalhar e estudar melhor!


Não consegue se concentrar? É difícil ficar em paz com seus pensamentos? O barulho das pessoas em volta - as conversas paralelas, impressoras, telefones tocando - te atrapalham? A música vai te ajudar. Escolhendo a música certa, você conseguirá trabalhar ou estudar melhor com um fone de ouvido.

9 em cada 10 funcionários obtêm melhores resultados quando ouvem música enquanto realizam as suas tarefas. De acordo com uma pesquisa conduzida por neuropsicólogos da Mindlab International, 88% dos entrevistados obtêm melhores resultados em testes e 81% concluem suas tarefas mais rapidamente quando há música tocando ao fundo.

Porém, não é qualquer música. Enquanto trabalhamos, ouvir músicas que já conhecemos e gostamos não nos ajudam em nossa concentração: acabamos prestando mais atenção à música do que ao que fazemos. Por isso, é melhor ouvir músicas para a qual nós tenhamos uma atitude neutra.



Escolhendo a playlist certa


A música facilita o pensamento abstrato e vai além dos caminhos usuais do raciocínio. Uma música de fundo apropriada ajuda a organizar pensamentos e a soltar a criatividade. Isso ocorre pois quando você ouve música, a dopamina, que é o hormônio da felicidade, é liberada em nosso cérebro.

Como escolher o fundo musical certo para o nosso estudo ou trabalho? Cada gênero musical têm um impacto diferente em tarefas específicas:

  • Música clássica - É a mais indicada para ficar em paz com seus pensamentos, resolvendo equações matemáticas complicadas e trabalhando com texto. É a mais indicada para pessoas que trabalham com números ou executam tarefas que exigem concentração.

  • Música pop - nos faz trabalhar mais rápido. Se você está com prazo apertado e precisa fazer o seu trabalho da forma mais rápida possível, se joga no pop: ouvindo-a, trabalhamos até 58% de forma mais rápida!


  • Música Ambiente - alguns a chamam de "música de elevador". É aquela música que cria uma "atmosfera confortável", para soar como um "discreto complemento". Tem um efeito particularmente positivo em tarefas que exigem atenção aos detalhes e na resolução de equações e contas complexas. 



Sons da natureza


Mas, e se quase todo tipo de música lhe distrai, e você precisa se afastar da agitação do escritório? Para essas pessoas, os sons da natureza podem ser uma boa solução - os sons da floresta ou do mar ajudam a focar na tarefa e a reduzir o estresse.



Sons de uma cafeteria


Pesquisadores mostraram que níveis adequados de ruído (cerca de 70 decibéis) têm um efeito positivo no pensamento criativo. Este é o nível de sons que podemos encontrar em uma cafeteria. E ao contrário das aparências, pode ser apreciado não só por pessoas que trabalham remotamente.




E você, qual música ouve no trabalho ou nos estudos? Compartilhe conosco nos comentários, logo abaixo!



Continue lendo sobre produtividade e música em nosso site.

Deixe um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem