A preparação para concursos públicos exige planejamento e persistência. Isso porque a aprovação nem sempre acontece de forma imediata e o tão sonhado nome na lista de aprovados pode demorar meses ou anos. 

Independente do tempo depositado, a fase possui uma certeza: você deverá estudar! 

A concentração nos estudos nem sempre é uma tarefa fácil, mas saiba que existem diversas formas para alcançar o objetivo. 

Neste artigo listamos cinco técnicas para estudar para concursos públicos.

1 | PDF ou Apostila


O primeiro da lista, talvez o mais antigo, é o estudo por meio de PDF’s. 

Quando os cursos presenciais ainda ditavam a regra, esses materiais eram chamados de apostila. A digitalização favoreceu concurseiros que agora possuem a facilidade de ter acesso aos conteúdos em seus computadores, tablets ou até mesmo em celulares.  

Mas onde encontrar esse PDF’s? 

Se você tem o objetivo de estudar sem fazer matrículas em cursinhos, é necessário fazer uma busca criteriosa para conseguir bons materiais de estudos e que tenham conteúdos para a carreira que você pretende concorrer. 

2 | Ter conhecimento sobre o que caiu nos editais anteriores ou ler o atual edital de forma criteriosa


Já está buscando PDF’s? Calma! Como foi dito no final do primeiro item, é preciso saber o que será cobrado nas provas. 

A preparação terá início por dois caminhos: o primeiro é com edital já publicado e o segundo é quando um novo certame ainda não foi disponibilizado. 

A grande diferença entre eles é o tempo para os estudos. Outro fator importante é que na primeira situação a pessoa já terá certeza sobre as disciplinas que serão cobradas e na segunda hipótese será necessário analisar os editais anteriores. 

Falamos da diferença e é preciso falar de uma situação em comum:

Independente do caminho escolhido, é necessário um estudo completo de todas disciplinas que constam no conteúdo programático. 

3 | Videoaula

Até aqui você já sabe que estudar por PDF’s é uma possibilidade e que, para isso, precisa saber quais conteúdos irão cair na prova, certo? 

Saiba que nem só de textos vive o concurseiro, recursos audiovisuais são ferramentas importantes na preparação. 

Esses conteúdos são disponibilizados de forma paga ou gratuita. 

Uma dica para quem procura videoaulas gratuitas, o Youtube oferece diversas opções, inclusive, algumas são disponibilizadas por cursinhos. 

Dica extra: busque pelo concurso desejado, mas não deixe de procurar pelo nome da disciplina, isso abrirá um leque de opções para outros certames que também cobram o conteúdo.

4 | Revisão


Pronto! Chegamos ao ponto em que seus estudos já estão em andamento.


É preciso consolidar o que você está aprendendo para confirmar que realmente absorveu. Uma das ferramentas que irá ajudar nesta fase é a construção de revisões. 


Futuramente esses materiais podem virar mapas mentais ou até mesmo auxiliar na véspera da sua prova. 


5 | Resolução de questões


Se a revisão é um bom método para consolidar conhecimentos, a resolução de questões não fica para trás. 

Além de fixar aquilo que foi aprendido, a técnica é uma forma de avaliar o desempenho e possibilitar que o concurseiro retorne aos conteúdos antes da prova. 

Mas onde encontrar essas questões? É possível encontrar sites totalmente focados em questões para concursos públicos, alguns deles oferecem planos gratuitos. 

Outra opção é buscar provas anteriores nos sites das bancas organizadoras. Lembre de procurar materiais de certames com cargos similares.

Dica extra!


Como dito no início do conteúdo, estudar para concursos públicos exige planejamento e persistência. 

Lembre-se! Muitos fatores vão influenciar no seu desempenho, por isso, é aconselhado adotar três situações: 
  • Defina o seu melhor horário para os estudos 
  • Escolha um lugar adequado 
  • Tenha uma rotina, mas se sair dela, volte e recomece.
  • Fique de olho nas oportunidades nas mais diversas oportunidades! Um dos editais já publicados é o do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, a seleção oportuniza 112 vagas, apesar de estar localizado no Distrito Federal, saiba que o TJDFT integra o Poder Judiciário da União, ou seja, é um órgão federal com jurisdição local. 

Deixe um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem