A maioria das pessoas modernas, como você e eu, passam muito tempo em seus smartphones. 

Pesquisas apontam que uma pessoa gasta em média quatro horas por dia em jogos, redes sociais e outros aplicativos. O que vai dar 28 horas por semana - um número considerável.

Para que o celular fique menos interessante, muita gente desinstala apps e deixa a tela do aparelho em preto e branco, mas nem sempre isso dá certo.

Thom Bradley - Unsplash

Se você busca se livrar do vício em smartphone, ou quer reduzir seu uso, tente o seguinte:


1 | Separe os apps úteis dos inúteis

Liste quais apps são bons para você e quais são "tóxicos". 

Nem sempre o app que é ruim para uma pessoa, é ruim para outra. 

Quando seu relacionamento com um aplicativo é saudável, sua vida fica melhor. Você não sente a compulsão de usá-lo. Você o usa quando precisa e, no resto do tempo, não se lembra dele. 

Às vezes, você se sente feliz depois de usá-lo. Aplicativos saudáveis ​​geralmente fazem o básico, como apps financeiros, calculadora, telefone, calendário, mapa, etc. 

Isso também inclui aplicativos educacionais, apps que ajudam você a relaxar, apps de meditação, de estudo... basicamente, qualquer coisa que o faça mais feliz e saudável.

Quando seu relacionamento com um aplicativo é tóxico, sua vida fica pior. Muitas vezes você sente uma compulsão em usar o aplicativo muitas vezes ao dia. 

Usar aplicativos tóxicos ​​fazem você se sentir pior do que se não os tivesse usado. Usá-los trazem pouco ou nenhum benefício para sua vida. 

Aplicativos prejudiciais, na maioria dos casos, incluem redes sociais. Também inclui jogos, especialmente os gratuitos com compras no aplicativo.

Para a grande maioria das pessoas, o Instagram é um app tóxico, mas para outras, pode ser sua fonte de renda.

Leia também: 10 hábitos nas redes sociais para se livrar alert-info

Um app pode ser tóxico se:

  • Você sente compulsão para usá-lo;
  • Você se se sente pior depois de usá-lo;
  • Você se arrepende de usá-lo;
  • Ele torna sua vida pior, em vez de melhor;
  • Ele oferece pouco ou nenhum benefício para sua vida.

Com uma lista de apps, você saberá em quais precisa se limitar.


2 | Exclua todos os apps que você não usa

Com certeza você tem apps que só abriu uma vez na vida, instalados em seu aparelho.

Mesmo aqueles que você acha que um dia poderá usá-los, delete-o. Qualquer coisa, é só reinstalar.

Se existir uma conta associada a aquele app, lembre-se de deletar seus dados dele antes. Assim, ele não ficará mandando emails ou SMSs pedindo para ser re-instalado.

Rami Al-zayat - Unsplash

Aproveite e delete os jogos. Eles são divertidos, mas se os games estão fazendo você passar muito tempo da sua vida no celular, deixar eles de lado pode ser uma boa ideia.

Considere jogar apenas no celular ou computador, pois neles você precisará separar um momento da vida para isso.

Leia também: 6 dicas para evitar que seu celular controle sua vida alert-info


3 | Organize os apps que restaram

Você já percebeu que às vezes você abre um app sem pensar? 

Depois de destravar o aparelho, seu dedo já escorrega para aquele app. É por isso que você passa muito tempo neles: estes apps estão fáceis de se acessar.

Facebook, Twitter, Instagram e outros tantos aplicativos de redes sociais podem ser divertidos e úteis, mas devem ser usados com moderação.

Remova os ícones dos apps que você quer diminuir o uso da tela inicial e agrupe-os em pastas, nas telas seguintes. Quanto mais tempo levar para abrir o app, menor será a tentação de fazê-lo. 

Outra dica é manter os ícones dos apps úteis na parte inferior da tela, próximos ao seu polegar, enquanto os apps que você quer usar menos devem ficar no topo da tela.

Quanto mais difícil for para você alcançá-los com o polegar, menos você os abrirá.

Leia também: Use seu smartphone melhor e mais saudável com estas dicas! alert-info

Limpe sua tela inicial

  • Coloque os apps que você deseja se incentivar a usar na tela inicial.
  • Remova os apps que você quer usar menos da tela inicial

4 | Desative a maioria das notificações

Mesmo quando os apps das redes sociais estão escondido nas profundezas das pastas e telas, eles continuam a lhe distrair com suas notificações infinitas. Felizmente, é fácil dar um jeito nisso.

Consulte as configurações dos seu apps para selecionar o que de fato você quer receber notificação. Deixe ligadas apenas as mais essenciais, ou o tiro pode sair pela culatra e você passará a abrir mais vezes o app para ver se algo aconteceu.

Você também pode mudar as configurações de notificações no seu smartphone, para que as notificações destes apps sejam silenciosas e não pulem na sua frente, ficando a disposição para serem vistas quando você se lembrar delas.

Desative as notificações nos ícones

Nem sempre aquele ícone vermelho com o número de notificações não lidas é útil. 

Brett Jordan - Unsplash

Muitas vezes, são informações que você poderia ver mais tarde. Retire isso nas configurações de notificações do seu celular.

Está gostando das dicas? Inscreva-se em nossa lista de email para receber artigos como este!


     

No nosso canal no Telegram, você encontra nossas novidades em tecnologia, desenvolvimento pessoal, produtividade, descontos e tudo mais o que nos interessa. Entre agora e não perca nada! alert-info



5 | Instale apps úteis


Agora que seu celular está livre de apps inúteis e limpou seu aparelho daquilo que só atrasava sua vida, é hora de substituir os maus hábitos por outros bons.

Você ainda vai querer continuar usando seu celular, mas que tal utilizá-lo com coisas que fazem bem para você?

Árpád Czapp - Unsplash

Sabe aquelas pessoas que são tão inteligentes e parecem saber sobre tantas coisas? É porque eles gastam seu tempo livre aprendendo cada vez mais, em vez de usar apps tóxicos. 

Confira alguns apps para te distrair enquanto aprende:


Coloque-os na sua tela inicial

Na próxima vez que você ficar entediado de repente e abrir seu celular, em vez de se limitar a redes sociais e jogos, é melhor melhorar seu inglês ou resolver quebra-cabeças lógicos com estes apps. 

Deixe nos comentários quais apps interessantes e educativos você conhece e usa!

Deixe um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem