Diversas pesquisas apontam que os trabalhadores estão cada vez mais cansados. E as consequências disso são sentidas em sua saúde.

Isso não é culpa das pessoas: as empresas precisam mudar suas politicas para promover um ambiente de trabalho melhor.

Andre Hunter - Unsplash

Veja agora seis motivos que levam a pessoa ao esgotamento total, o burnout, e sugestões do que pode ser feito para melhorar as coisas:


1 | Excesso de trabalho

Muitas tarefas ou excesso de trabalho constante são uma das principais causas do burnout. Isso pode causar problemas não apenas de saúde mental, mas também de saúde física. 

Esse excesso de trabalho prejudica o sono e aumenta os níveis do hormônio do estresse, o cortisol.

O que fazer se você for o funcionário

Divida sua carga de trabalho, use uma técnica de gerenciamento de tarefas para equilibrar seu dia. Lembre-se de fazer pausas, isso lhe ajudará a manter o foco e ser mais produtivo.

O que fazer se você for o chefe

Escolha as tarefas de seus funcionários com base em seus pontos fortes. Ajude-os a priorizar tarefas importantes daquelas que podem ser adiadas para mais tarde.


2 | Controle excessivo

Quando temos autonomia para realizarmos nosso trabalho, sem a vigilância do chefe, trabalhamos melhor e mais motivados.

Já quando a vigilância é ferrenha, com cada um dos nossos passos sendo observado pelos superiores, o astral vai lá pra baixo.

O que fazer se você for o funcionário

Fale com seu chefe com jeito. Explique que você entende como realizar aquela tarefa. Não apenas em palavras, mas em ações, para convencê-los de que você é confiável e sabe se virar sem supervisão o tempo todo.

O que fazer se você for o chefe

Procure não seguir todos os passos de seus funcionários, torne-se um mentor deles. Crie um ambiente de trabalho confortável para que eles saibam que podem fazer qualquer pergunta e serem honestos quando precisarem de ajuda.

Permita que seus funcionários tenham sua própria rotina.


3 | Falta de reconhecimento

Todos nós precisamos de recompensas, sejam elas financeiras ou morais, para nos sentirmos valorizados.

Ninguém se sente empolgado a fazer muito pela empresa quando se tem a sensação que não se tem reconhecimento.

O que fazer se você for o funcionário

Se não é costume da sua equipe em comemorar o sucesso das outras pessoas, comece você: elogie um colega que fez um bom trabalho. Ao trabalhar em uma mesma tarefa com outra pessoa, veja como o bom trabalho dela ajudou a realizar o seu.

Aos poucos, você começará a receber o mesmo reconhecimento e o clima do trabalho será melhor.

O que fazer se você for o chefe

Elogie sua equipe, observe não só o resultado alcançado, como o esforço que foi realizado. Os elogios devem ser sinceros, pois todos sabemos quando alguém está sendo falso conosco.

Não use um funcionário como exemplo para outros: isso só desenvolverá uma rivalidade desnecessária entre eles e estragaria as coisas.

Leia também: 12 hábitos que roubam sua energia alert-info

4 | Relacionamento ruim entre a equipe

Brigas e constantes mal-entendidos não ajudam na hora de resolver problemas. Não há como ter prazer e trabalhar em um local com pessoas desagradáveis.

Funcionários que têm um bom relacionamento entre colegas são melhores para lidar com o estresse.

O que fazer se você for o funcionário

Participe com mais frequência da vida social da equipe - isso lhe ajudará a se sentir mais parte dela, e poderá ver que alguns deles podem se tornar seus amigos.

O que fazer se você for o chefe

Organize eventos, leve os funcionários para almoçar fora ou promova eventos fora do expediente.  Reserve um espaço na empresa onde as pessoas possam conversar e relaxar. Quanto mais a equipe estiver unida, melhor será o trabalho dela.

Steve Johnson - Unsplash


5 | Tratamento desigual

Preconceito, favoritismo, maus-tratos por parte de um colega ou chefe, salários desiguais ou regras corporativas estranhas podem levar ao burnout.

Um tratamento desigual pode ser em relação a gênero, nacionalidade, situação financeira - em qualquer caso, um tratamento diferente entre as pessoas não é nada motivador.

Funcionários que enfrentam injustiças têm maior probabilidade de ficarem doentes e exaustos.

O que fazer se você for o funcionário

Se você enfrenta discriminação e depreciação regularmente em seu local de trabalho, converse com sua chefia. Caso seu superior seja o problema, converse com o gerente do RH.

Quando o problema não é resolvido por semanas, meses ou até anos, e s superiores não fazem nada por você, o melhor é procurar um novo emprego.

O que fazer se você for o chefe

Certifique-se de que todos os seus funcionários tenham direitos e oportunidades iguais e impeça qualquer início de desigualdade. 

Crie um sistema que permita aos funcionários falarem sobre a injustiça quando a encontrarem - a melhor maneira de fazer isso é por meio do RH. 

Está gostando das dicas? Inscreva-se em nossa lista de email para receber artigos como este!


     

No nosso canal no Telegram, você encontra nossas novidades em tecnologia, desenvolvimento pessoal, produtividade, descontos e tudo mais o que nos interessa. Entre agora e não perca nada! alert-info


6 | Incompatibilidade de valores

Quando uma pessoa entra em uma empresa cujos valores entram em conflito com os seus, ela vai muito em breve sentir estresse e esgotamento.

O que fazer se você for o funcionário

Freqüentemente, os valores da empresa sobre os quais somos informados na entrevista permanecem em palavras. 

Se isso interferir seriamente em você e prejudicar sua saúde mental, vale a pena entrar em contato com a gerência ou procurar outro emprego.

O que fazer se você for o chefe

Contrate funcionários com responsabilidade. Não se esqueça de ouvir não apenas sobre suas experiências e conquistas, mas também falar sobre você: qual é a sua missão, o que você busca, qual é a sua cultura corporativa. 

Isso ajudará a eliminar candidatos inadequados desde o início.

O papel das pessoas sobre o Burnout

Se você quer se sentir confortável, ouça a si mesmo. Entenda o que está causando o esgotamento em você e tente eliminar ou reduzir o efeito. 

Escolha o que você gosta de fazer e evite o que suga sua energia. 

Caso você tenha uma empresa, fique atento aos funcionários. Sim, cada um de nós é responsável por nossa própria felicidade e bem-estar mental. Mas lembre-se de que funcionários felizes são funcionários eficazes. 

Assim que você providenciar condições confortáveis ​​para eles, perceberá imediatamente a rapidez com que sua equipe começará a impulsionar a empresa.

Deixe um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem