COMO A AVON, A NATURA, A JEQUITI COLOCAM PERFUME NO CATÁLOGO?
É um assunto enorme, mas farei um resumo simplificado para matar a nossa curiosidade. Acompanhe comigo:Através de uma técnica chamada microencapsulação ou aplicação de fragrâncias no impresso, inventado pela 3M em 1965, originalmente desenvolvido na produção do papel carbono. Primeiro, o perfume precisa ser transformado em microcápsulas.
Microcápsulas são partículas muito pequenas, de diâmetro entre 1 mm a 1000 mm. Partículas do perfume são revestidas com uma casca protetora, formando as microcápsulas.
![]() |
Não adianta esfregar o pulso na tela - só funciona na revista impressa 😓 |
Com essa parte feita, agora é só imprimir a revista normalmente, como qualquer outra. Só que aí vem a mágica: no local desejado, é impresso uma camada de verniz incolor rico em microcápsulas, que são invisíveis aos nossos olhos. As microcápsulas são rompidas quando passamos a mão ali. E é assim que sentimos o perfume! Esse é o marketing olfativo, quando o impacto é no nariz do cliente!
A animação abaixo demonstra como é feita a microencapsulação: O perfume é jogado em uma corrente de ar e as partículas dele são revestidas com polímeros, formando uma casca fina em volta deles. Esse processo é repetido diversas vezes até que essas partículas fiquem minúsculas, invisíveis.
Veja:
Já neste vídeo, podemos ver uma gráfica aplicando um perfume de limão na capa de uma revista:
E aí, gostou? Era como você imaginava? Deixe seu comentário, e compartilhe este post com seus amigos!
Leia mais sobre o assunto nas fontes para este artigo:
Artigo: o potencial das microcápsulas
Microencapsulação
Scratch_and_sniff
Micro-encapsulation