Fotografe bons momentos, mas aproveite a câmera do seu smartphone para mais usos! Ela é boa demais para fazer apenas fotos!

Existem diversas situações que ela pode lhe ajudar no seu dia. Com certeza você já faz uso de algumas, mas encontrará novos usos.

Paul Hanaoka/Unsplash

Para muitos dos casos que vou listar a seguir, eu recomendo fortemente que você guarde as fotos em um app de notas, como o Evernote, para encontra-las facilmente quando precisar, e não se percam caso fique sem seu smartphone.

Outra vantagem é poder consulta-las em um computador ou tablet, e compartilhar com outra pessoa.

Além disso, é importante sempre manter seu celular com senha, evitando que alguém tenha acesso a informações como as que você salvará. Não existe nenhuma razão para não mantê-lo protegido.

Ao final do artigo, não deixe de conferir os 14 segredos para fazer fotos incríveis no Instagram.




Copie textos em papel para o computador

Você já precisou copiar um texto de um livro, caderno, panfleto ou qualquer papel para seu celular ou computador, mas acabou passando tudo a mão?

Existe um app gratuito que você aponta a câmera, e ele envia o texto capturado para o seu computador!



Veja 20 animais domésticos e selvagens na sua casa

Você sabia que é possível ver mais de 20 animais em realidade aumentada, na sua casa, pela câmera do seu smartphone? 



Não precisa instalar nada, além de ser super simples, rápido e divertido! 



Além de animais, é possível ver dinossaurosinsetos e até o Baby Yoda!





Use seu celular como câmera de segurança

Outro uso muito interessante é usar aquele celular velhinho esquecido em uma gaveta como câmera de segurança. 

Assim, você pode pegar no flagra acontecimentos importantes, como o dia em que meus cachorros rasgaram meu sofá:


Para isso, você só precisa instalar um app gratuito no celular antigo e no seu celular atual. 



Use seu celular como webcam

Quem usa a câmera do notebook para reuniões virtuais sabe que a qualidade da imagem não é tão boa.

Que tal ter uma imagem melhor, sem investir em uma câmera melhor? Use uma que você já tem!




Teste seu controle remoto com a câmera do celular

Quando você aponta o controle remoto da sua TV para a câmera do seu celular e aperta um botão nele, poderá ver um brilho. 

Isso vai indicar se ele funciona e se as pilhas estão boas. Veja mais detalhes:




Prove um par de tênis sem sair de casa


Você já quis experimentar um tênis que você só o viu pela internet? Quer ver se ele combina com as roupas que você já tem? Divirta-se, experimentando os calçados mais famosos e incríveis!



Você aparenta a idade que tem? Descubra agora!

Esta inteligência artificial liga a câmera e te analisa. Depois, ela te diz quantos anos você parece ter, se você é uma pessoa atraente, qual seu índice de massa corporal e até mesmo, qual é a sua expectativa de vida! 




Suportes, cabos, capas e mais: Saiba quais são os melhores acessórios para celular alert-info

Mais 57 usos para a câmera do seu smartphone


Documentos e dados importantes

Por favor, não deixe essas fotos perdidas na galeria do se celular! Salve elas no seu app de notas favoritos. O meu é o Evernote.

Caio Pezzo/Unsplash

1. Guarde fotos dos seus documentos. RG, CPF, Passaporte, Título de eleitor, entre outros. Ela pode te ajudar quando precisar rapidamente deles, ou até mesmo em caso de perda ou roubo.

2. Tenha uma foto da sua carteira aberta, mostrando apenas o suficiente para identificar quais cartões e documentos estão lá. Em caso de roubo, será mais fácil lembrar quais cartões cancelar imediatamente e pedir uma nova via.

3. Tenha uma foto do documento do seu carro. Assim, será fácil caso se esqueça do número da placa, ou para encontrar o número de Renavam e chassis.

4. Faça fotos dos cartões fidelidade das suas lojas favoritas. Não terá que carregar todos por aí, e não deixará de guardar pontos se fizer uma visita não planejada a uma delas. Tenha certeza que seu código esteja visível.

5. Fotografe cupons fiscais que precise manter e que são impressos em papel térmico, que se apagam com o tempo.







Coisas que você gosta

Mae Mu/Unsplash

6. Gostou de um vinho em uma festa ou restaurante? Guarde uma foto do rótulo para poder lembrar no futuro.

7. Quando vir uma receita em uma revista ou na TV, tire uma foto. Mais fácil e rápido do que encontrar papel, caneta e anotar.

8. Ouviu uma música que gostou? Tire uma foto do nome da música ou álbum.

9. No provador de roupas de uma loja, tire fotos para ver como elas ficam em você. Você pode enviar a foto para alguém e pedir uma opinião ou ainda, guardar a foto, pensar e ver em casa se ela de fato deve ser comprada.

10. Tenha fotos dos seus produtos de maquiagem e cabelos favoritos, incluindo nomes das cores ou tons. Se você vê-los a venda, terá em mãos as informações necessárias para comprar aquilo que já usou e gostou.

11. Use a câmera do seu smartphone para guardar fotos de decorações que tenha visto, para usar como inspiração em sua casa.

12. Faça fotos suas com roupas diferentes do seu guarda-roupas. Assim, se um dia estiver com pressa e não souber o que vestir, poderá consultar suas fotos como referência.

13. Ao visitar lojas com outra pessoa, faça fotos dos produtos que ela gostarem. Você terá várias opções de presente para ela no futuro.


Capinhas para celular: Encontre a que mais tem a ver com você alert-info


Decoração e mobiliário

Jonny Caspari/Unsplash

14. Guarde fotos de móveis que você está pensando em comprar, de preferência mostrando a etiqueta de preço. Assim, poderá usar as fotos para ter opiniões de seus amigos ou parceiro.

15. Tenha uma foto do tamanho do porta-malas do seu carro, para ter uma noção se o que você está comprando vai caber ali.

16. Antes de se mudar de uma casa para outra, faça fotos da decoração, caso queira refazê-la na nova casa.

17. Fotografe também o conteúdo das caixas. Para que saiba, na casa nova, onde encontrar o que precisa.





Viagens

Anete Lūsiņa/Unsplash

18. Ao viajar, tenha fotos ou capturas de telas de qualquer mapa que você possa precisar. Assim, se estiver em um local desconhecido e sem sinal em seu smartphone, saberá por onde ir.

19. Se você alugar um carro em sua viagem, tire foto dele e da sua placa. Isso ajudará bastante ao realizar checkins em hotéis.

20. Tenha fotos dos cômodos de uma casa de temporada para caso precise comprovar o estado de conservação de algo, ou em caso de incêndio, roubo ou outros problemas.

21. Ao viajar para outro país, tenha uma foto ou captura de tela de uma tabela de conversão de valores.

22. Antes de fechar sua mala, faça uma foto de tudo o que tem dentro dela. Assim, saberá o que levou em sua viagem, como poderá usar a foto para solicitar reembolso em caso de extravio.

23. Em uma nova cidade, fotografe o itinerário de ônibus, linhas de metrôs etc. para usar o transporte público apenas consultando suas fotos.

24. Fotografe um ponto de referência próximo de onde estiver hospedado. Caso se perca, use a foto para pedir informações de como chegar lá.


Celular no carro: Descubra quais são os melhores acessórios alert-info

Comida e Cozinha

Nathália Rosa/Unsplash

25. Se você mantém um caderno ou quadro na cozinha, para anotar o que precisa ser comprado no supermercado, fotografe ela antes de sair de casa.

26. Ao visitar o supermercado na intenção de comprar ingredientes para uma receita, tire uma foto dela e leve com você, para ter certeza que não esquecerá de nada.

27. Se estiver comprando algo a granel, tire foto do rótulo do produto.

28. Leve para o supermercado fotos de dentro da sua geladeira e armários, caso fique em dúvida se precisa levar algo que não está na sua lista.




Compras frequentes

John Barkiple/Unsplash

29. Tenha sempre com você uma foto do modelo da sua impressora e dos seus cartuchos. Vai que você os encontra sem querer, em promoção?

30. Guarde fotos dos modelos e número de série de seus equipamentos, para saber quais acessórios são compatíveis, assim como ter acesso ao suporte técnico.

31. Antes de remover os cabos de uma TV, um Home Theater ou outro aparelho com muitos fios, faça uma foto para saber como ligá-los depois.

32. Tenha fotos de um produto que está pesquisando preço com todas as suas informações, incluindo seu modelo.

33. Guarde fotos das especificações de seu computador e dos programas nele instalados, incluindo o número da versão instalada. Útil para saber se algo é compatível com seu equipamento ou identificar problemas.

Emergências

camilo jimenez/Unsplash

34. Ao sair com crianças a um lugar de muito movimento, tenha uma foto de como estão vestidas. Caso se separem, será mais fácil descrevê-las.

35. Tenha na foto da tela bloqueada do seu smartphone os contatos de emergência de um familiar, para caso alguém precise te socorrer. Muito útil caso possa ficar desacordado na rua. Ou se acharem e quiserem devolver seu aparelho.

36. Em um acidente de trânsito, tenha uma foto da placa e do documento do outro carro, além das fotos do acidente em si.



Escola e trabalho

Sticker Mule/Unsplash

37. Ajude colegas de escola ou trabalho enviando fotos de informações importantes para eles.

38. Ao fim de uma aula, tire fotos do caderno e salve no Evernote. Você terá um backup das informações, e poderá encontra-la anos depois, quando precisar.

39. Ao fazer uma lista de tarefas em papel, guarde uma foto dela, para ter ela com você em qualquer momento, até se vier a perder o papel.

40. Quando alguém lhe ensinar a fazer algo, fotografe ou filme as etapas.
Informações importantes

41. Tenha uma foto com o nome e senha da sua rede wifi para passar a suas visitas.

42. Guarde uma foto com o calendário de dias e horários de aulas.

43. Faça uma foto da placa de horário de funcionamento dos locais que frequenta, como lojas, bibliotecas, lanchonetes, etc.

44. No primeiro dia de aula do seu filho, tire foto da lista de alunos para ajudá-lo a aprender o nome dos colegas.

45. Fotografe os medicamentos que toma, assim como suas dosagens.


Está gostando das dicas? Inscreva-se em nossa lista de email para receber artigos como este!


     

No nosso canal no Telegram, você encontra nossas novidades em tecnologia, desenvolvimento pessoal, produtividade, descontos e tudo mais o que nos interessa. Entre agora e não perca nada! alert-info

Dicas variadas

Annie Spratt/Unsplash

46. Fotografe um amigo segurando algo que você está emprestando, para depois se lembrar com quem está.

47. Antes de sair para uma viagem, se você tem medo de esquecer algo ligado, faça fotos deles desligados e viaje sem esse medo.

48. Ao parar em um estacionamento grande, fotografe o local, incluindo qualquer referências que lhe ajude a voltar a seu carro, como sinais, números ou letras.

49. Enxergue prateleiras e armários que você não alcança, usando seu smartphone. Assim, antes de buscar um banquinho ou escada, saberá se o que procura está ali.

50. Antes de desmontar algo, tire uma foto para saber como montar novamente.




51. Perdeu seus óculos e não enxerga bem sem eles? Use a câmera do smartphone para ver pela tela e procurá-los.

52. Para ler algo que está impresso em letras pequenas e difíceis, tire uma foto e amplie.

53. Quando deixar algo fora do lugar de costume, tire uma foto para mais tarde lembrar de onde deixou.

54. Tenha uma foto dos seus animais de estimação, para caso eles se percam. Garanta que você apareça na foto, para que não restem dúvidas sobre de quem ele é.

55. Não consegue decorar o CEP da sua casa? Tenha uma foto com o endereço completo. Aproveite e guarde também de outros endereços que sejam importantes para você e sua família.

56. Espelho, para quê? A câmera de selfie te ajuda a ajeitar o cabelo ou a maquiagem!

57. Cortou o cabelo e gostou do resultado? Guarde a foto em seu smartphone como referência para os próximos cortes.

Dicas para fotos com celular

Mas seu smartphone também é excelente para tirar fotos incríveis da sua família e do seu dia a dia! Você quer aprender 14 dicas que nunca te contaram para fazer melhores fotos e assim, ganhar mais likes no Instagram? 


Leia mais listas como esta

Gostou desta lista? Nosso site está repleto de listas para aprender mais e se divertir. Confira agora!

20 Comentários

  1. Quero deixar uma dica,ao sair casa filme o movimento da rua por alguma frestinha do portão antes de sair assim não será surpreendido por algum ladrão por exemplo.

    ResponderExcluir
  2. Uma dica, quando emprestar seu carro ou moto a um amigo ou familiar,filme ou tire fotos de todos os ângulos para evitar aborrecimentos futuros na devolução como: arranhões, manchas ou pequenos amassados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima dica! Bom que não fica dúvidas para ninguém, tudo as claras. Obrigado pela contribuição!

      Excluir
  3. Dicas muito boas!!! Vou adquirir todas. Top demais!

    ResponderExcluir
  4. Se você tiver fotos de todos os documentos endereço, fotos do seu filho quando saiu de casa e perder ou for roubado seu celular, é um dossiê completo para o criminoso. Cuidado com o que colocar no seu celular.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem lembrado!

      Por isso é importante usar senha no celular, e armazenar informações sensíveis como estas em um app seguro, que você possa trocar a senha e assim impedir o acesso de terceiros.

      O app Evernote, recomendado neste artigo, é uma excelente opção 😉

      Excluir
  5. Adorei as dicas! Eu uso o Evernote, é muito bom. É quando me mudei, usei a dica 50: fotografei cada etapa da desmontagem do meu guarda roupa para saber como montá-lo depois!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rita! Fico feliz que tenha gostado! 😊 Montar um guarda-roupas é um grande desafio, e você mandou muito bem, fotografando ele durante a desmontagem!

      Excluir
  6. Sabe aquele ditado "Quem dá, esquece"? No meu caso, que esqueço as coisas com muita facilidade, o ditado se aplica aos presentes que eu dou, rs. Principalmente quando se trata de roupas de criança (alheia, rs). Se eu não fizer isso, não vou reconhecer a roupa que eu mesma dei quando vir a criança usando (pode ser até numa foto alguns anos depois). Acho que se eu não reconhecer (não que eu vá comentar, mas caso seja comentado e eu não me lembrar) passará a impressão que eu eu dei um presente sem atenção e intenção. Então na loja, antes de ser embrulhado, eu dou um jeito de fotografar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sensacional seu comentário! Adorei! 😁 Obrigado por compartilhar! Vou passar a fotografar os presentes que dou também! 😉

      Excluir
  7. Ótimas dicas! Uma dica muito boa também é fotografar o interior dos equipamentos eletrônicos, que não estão mais na garantia, para se queimar alguma peça, fica mais fácil identificar para trocá-la!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha aí! Boa dica! Eu não tinha mesmo pensado nisso, Alexandro!

      Realmente, a gente abre o aparelho queimado e fica se perguntando se aquele componente é feio daquele jeito mesmo, ou se ele está estragado 😁 Valeu!!!

      Excluir
  8. Parabéns, tudo isso é de grande valor, segurança nunca é demais ótimas e interagindo, com várias pessoas ficam melhor ainda, um aprende com o outro excelente gostei e procurar por em prática.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Aparecida, muito obrigado pelas palavras gentis! Fico muito feliz que você tenha gostado e que foi útil para você! Espero poder continuar contribuindo com boas ideias! 😊

      Excluir
  9. Amei as dicas. Principalmente para como eu, pessoas que já estão começando a esquecer coisas importantes😂. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado! Não precisamos nos lembrar de tudo, ou vamos ficar loucos! 😁 Vamos usar nosso celular para guardar tudo o que não queremos esquecer 😉

      Excluir
  10. Muito legal suas dicas, vou começar a por em pratica essas dicas!��

    Empreendedor em Ação

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem