Fotografe bons momentos, mas aproveite a câmera do seu smartphone para mais usos! Ela é boa demais para fazer apenas fotos!

Existem diversas situações que ela pode lhe ajudar no seu dia. Com certeza você já faz uso de algumas, mas encontrará novos usos.

Paul Hanaoka/Unsplash

Para muitos dos casos que vou listar a seguir, eu recomendo fortemente que você guarde as fotos em um app de notas, como o Evernote, para encontra-las facilmente quando precisar, e não se percam caso fique sem seu celular.

Outra vantagem é poder consulta-las em um computador ou tablet, e compartilhar com outra pessoa.

Além disso, é importante sempre manter seu celular com senha, evitando que alguém tenha acesso a informações como as que você salvará. Não existe nenhuma razão para não mantê-lo protegido.

57 usos para a câmera do seu smartphone


Documentos e dados importantes


Por favor, não deixe essas fotos perdidas na galeria do se celular! Salve elas no seu app de notas favoritos. O meu é o Evernote.

Caio Pezzo/Unsplash

1. Guarde fotos dos seus documentos. RG, CPF, Passaporte, Título de eleitor, entre outros. Ela pode te ajudar quando precisar rapidamente deles, ou até mesmo em caso de perda ou roubo.

2. Tenha uma foto da sua carteira aberta, mostrando apenas o suficiente para identificar quais cartões e documentos estão lá. Em caso de roubo, será mais fácil lembrar quais cartões cancelar imediatamente e pedir uma nova via.

3. Tenha uma foto do documento do seu carro. Assim, será fácil caso se esqueça do número da placa, ou para encontrar o número de Renavam e chassis.

4. Faça fotos dos cartões fidelidade das suas lojas favoritas. Não terá que carregar todos por aí, e não deixará de guardar pontos se fizer uma visita não planejada a uma delas. Tenha certeza que seu código esteja visível.

5. Fotografe cupons fiscais que precise manter e que são impressos em papel térmico, que se apagam com o tempo.

Coisas que você gosta

Mae Mu/Unsplash

6. Gostou de um vinho em uma festa ou restaurante? Guarde uma foto do rótulo para poder lembrar no futuro.

7. Quando vir uma receita em uma revista ou na TV, tire uma foto. Mais fácil e rápido do que encontrar papel, caneta e anotar.

8. Ouviu uma música que gostou? Tire uma foto do nome da música ou álbum.

9. No provador de roupas de uma loja, tire fotos para ver como elas ficam em você. Você pode enviar a foto para alguém e pedir uma opinião ou ainda, guardar a foto, pensar e ver em casa se ela de fato deve ser comprada.

10. Tenha fotos dos seus produtos de maquiagem e cabelos favoritos, incluindo nomes das cores ou tons. Se você vê-los a venda, terá em mãos as informações necessárias para comprar aquilo que já usou e gostou.

11. Use a câmera do seu celular para guardar fotos de decorações que tenha visto, para usar como inspiração em sua casa.

12. Faça fotos suas com roupas diferentes do seu guarda-roupas. Assim, se um dia estiver com pressa e não souber o que vestir, poderá consultar suas fotos como referência.

13. Ao visitar lojas com outra pessoa, faça fotos dos produtos que ela gostarem. Você terá várias opções de presente para ela no futuro.

Decoração e mobiliário

Jonny Caspari/Unsplash

14. Guarde fotos de móveis que você está pensando em comprar, de preferência mostrando a etiqueta de preço. Assim, poderá usar as fotos para ter opiniões de seus amigos ou parceiro.

15. Tenha uma foto do tamanho do porta-malas do seu carro, para ter uma noção se o que você está comprando vai caber ali.

16. Antes de se mudar de uma casa para outra, faça fotos da decoração, caso queira refazê-la na nova casa.


Leia também: App simula novas cores nas suas paredes alert-info


17. Fotografe também o conteúdo das caixas. Para que saiba, na casa nova, onde encontrar o que precisa.

Viagens

Anete Lūsiņa/Unsplash

18. Ao viajar, tenha fotos ou capturas de telas de qualquer mapa que você possa precisar. Assim, se estiver em um local desconhecido e sem sinal de celular, saberá por onde ir.

19. Se você alugar um carro em sua viagem, tire foto dele e da sua placa. Isso ajudará bastante ao realizar checkins em hotéis.

20. Tenha fotos dos cômodos de uma casa de temporada para caso precise comprovar o estado de conservação de algo, ou em caso de incêndio, roubo ou outros problemas.

21. Ao viajar para outro país, tenha uma foto ou captura de tela de uma tabela de conversão de valores.

22. Antes de fechar sua mala, faça uma foto de tudo o que tem dentro dela. Assim, saberá o que levou em sua viagem, como poderá usar a foto para solicitar reembolso em caso de extravio.

23. Em uma nova cidade, fotografe o intinerário de ônibus, linhas de metrôs etc. para usar o transporte público apenas consultando suas fotos.

24. Fotografe um ponto de referência próximo de onde estiver hospedado. Caso se perca, use a foto para pedir informações de como chegar lá.

Comida e Cozinha

Nathália Rosa/Unsplash

25. Se você mantém um caderno ou quadro na cozinha, para anotar o que precisa ser comprado no supermercado, fotografe ela antes de sair de casa.

26. Ao visitar o supermercado na intenção de comprar ingredientes para uma receita, tire uma foto dela e leve com você, para ter certeza que não esquecerá de nada.

27. Se estiver comprando algo a granel, tire foto do rótulo do produto.

28. Leve para o supermercado fotos de dentro da sua geladeira e armários, caso fique em dúvida se precisa levar algo que não está na sua lista.

Compras frequentes

John Barkiple/Unsplash

29. Tenha sempre com você uma foto do modelo da sua impressora e dos seus cartuchos. Vai que você os encontra sem querer, em promoção?

30. Guarde fotos dos modelos e número de série de seus equipamentos, para saber quais acessórios são compatíveis, assim como ter acesso ao suporte técnico.

31. Antes de remover os cabos de uma TV, um Home Theater ou outro aparelho com muitos fios, faça uma foto para saber como ligá-los depois.

32. Tenha fotos de um produto que está pesquisando preço com todas as suas informações, incluindo seu modelo.

33. Guarde fotos das especificações de seu computador e dos programas nele instalados, incluindo o número da versão instalada. Útil para saber se algo é compatível com seu equipamento ou identificar problemas.

Emergências

camilo jimenez/Unsplash

34. Ao sair com crianças a um lugar de muito movimento, tenha uma foto de como estão vestidas. Caso se separem, será mais fácil descrevê-las.

35. Tenha na foto da tela bloqueada do seu celular os contatos de emergência de um familiar, para caso alguém precise te socorrer. Muito útil caso possa ficar desacordado na rua. Ou se acharem e quiserem devolver seu aparelho.

36. Em um acidente de trânsito, tenha uma foto da placa e do documento do outro carro, além das fotos do acidente em si.

Escola e trabalho

Sticker Mule/Unsplash
37. Ajude colegas de escola ou trabalho enviando fotos de informações importantes para eles.

38. Ao fim de uma aula, tire fotos do caderno e salve no Evernote. Você terá um backup das informações, e poderá encontra-la anos depois, quando precisar.

39. Ao fazer uma lista de tarefas em papel, guarde uma foto dela, para ter ela com você em qualquer momento, até se vier a perder o papel.

40. Quando alguém lhe ensinar a fazer algo, fotografe ou filme as etapas.
Informações importantes

41. Tenha uma foto com o nome e senha da sua rede wifi para passar a suas visitas.

42. Guarde uma foto com o calendário de dias e horários de aulas.

43. Faça uma foto da placa de horário de funcionamento dos locais que frequenta, como lojas, bibliotecas, lanchonetes, etc.

44. No primeiro dia de aula do seu filho, tire foto da lista de alunos para ajudá-lo a aprender o nome dos colegas.

45. Fotografe os medicamentos que toma, assim como suas dosagens.

Está gostando das dicas? Inscreva-se em nossa lista de email para receber artigos como este!


     

Dicas variadas

Annie Spratt/Unsplash

46. Fotografe um amigo segurando algo que você está emprestando, para depois se lembrar com quem está.

47. Antes de sair para uma viagem, se você tem medo de esquecer algo ligado, faça fotos deles desligados e viaje sem esse medo.

48. Ao parar em um estacionamento grande, fotografe o local, incluindo qualquer referências que lhe ajude a voltar a seu carro, como sinais, números ou letras.

49. Enxergue prateleiras e armários além da sua altura, usando seu celular. Assim, antes de buscar um banquinho ou escada, saberá se o que procura está ali.

50. Antes de desmontar algo, tire uma foto para saber como montar novamente.

51. Perdeu seus óculos e não enxerga bem sem eles? Use a câmera do celular para ver pela tela e procurá-los.

52. Para ler algo que está impresso em letras pequenas e difíceis, tire uma foto e amplie.

53. Quando deixar algo fora do lugar de costume, tire uma foto para mais tarde lembrar de onde deixou.

54. Tenha uma foto dos seus animais de estimação, para caso eles se percam. Garanta que você apareça na foto, para que não restem dúvidas sobre de quem ele é.

55. Não consegue decorar o CEP da sua casa? Tenha uma foto com o endereço completo. Aproveite e guarde também de outros endereços que sejam importantes para você e sua família.

56. Espelho, para quê? A câmera de selfie te ajuda a ajeitar o cabelo ou a maquiagem!

57. Cortou o cabelo e gostou do resultado? Guarde a foto como referência para os próximos cortes.


Gostou destes usos para a câmera do seu celular? Quais outros usos você dá para ela? Compartilhe conosco nos comentários, logo abaixo!

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem