Descubra hoje qual console vale a mais a pena adquirir, Playstation 4 ou 5, de acordo com o seu perfil e as suas preferências, confira!

Atualmente, com a chegada de novos consoles e tecnologias, muitas pessoas ainda ficam em dúvida de qual escolher, não é mesmo? Os critérios podem ser os mais variados, desde o orçamento disponível, os jogos de sua preferência e até mesmo os gráficos e atualizações de software.

Com isso, o PS5 chega para substituir o PS4, contudo, deixa a desejar em diversos benefícios que só o seu precursor tem. Entretanto, o PS4 ainda tem algumas vantagens e maior variedade de jogos em sua biblioteca. Sendo assim, a pergunta principal é: qual console escolher? Qual combina mais com o seu perfil?

Quer saber as principais diferenças sobre o Playstation 4 e Playstation 5 e qual escolher? Continue com a gente!


Playstation 4

Para quem quer investir em nostalgia o Playstation 4 é uma boa opção. E ainda existem os jogos “cross-gen” hoje em dia, que podem ser jogados nos dois consoles. 

Considerado um dos consoles com maior volume de jogos lançados pela Sony, é ideal para quem quer mais variedade na sua biblioteca de títulos. Com obras premiadas em diversas categorias, conta com a franquia The Last of Us, GTA V, God of War, Red Dead Redemption 2 e The Witcher 3: Wild Hunt. 

Além disso, pelo tempo que o PS4 está no mercado, foi suficiente para que o seu desempenho e performance tenham sido otimizados. Logo, contam com hardware livre de falhas e instabilidades.

O PS4 não deixa a desejar, também, com periféricos compatíveis para tornar os jogos mais realistas e interativos. É compatível com controles Bluetooth, PS Move, joysticks volantes, PSVR (realidade virtual), headsets, etc.

Contudo, há uma consideração importante que os consumidores que desejam adquirir o PS4 precisam estar cientes. Com o lançamento do PS5, se inicia uma contagem regressiva para o fim do suporte de grandes novidades do console anterior. Mas não se preocupe, a Sony não deixará de prestar suporte aos jogos de uma hora para outra.


Playstation 5

O PS5 é a melhor pedida para quem deseja uma experiência mais realista e atualizada, com resolução 4K e visuais de última geração. Além disso, os controles são totalmente renovados para transmitir mais sensações e detalhes na sua partida online.

Há profissionais e perfis de consumidores que, com certeza, irão aproveitar melhor o Playstation 5, como influenciadores da área, entusiasta de tecnologia, jornalistas, etc. Contudo, não se for o seu caso, olhar com atenção quais são os jogos da biblioteca e verificar se para o seu perfil vale a pena.


Quais são as mudanças mais expressivas do PS4 para o PS5?

Sete anos separam o PS4 do seu sucessor, PS5, logo, muitas melhorias e novas tecnologias chegaram ao mundo dos consoles nesse meio tempo. Vamos dar uma olhada no que mudou neste meio tempo?

Unidade de armazenamento

Essa é, sem sombra de dúvidas, a maior diferença entre o PS4 e o PS5. Enquanto o PS4 conta com uma unidade de armazenamento de SSD (solid state drive), o PS4 ainda conta com a tecnologia HDD.  Os discos SSD contam com uma velocidade de leitura muito superior ao HDD, e além disso, têm melhor capacidade de alocar espaço para gravar os dados. 

Também, o seu funcionamento é mais silencioso, pois não conta com os elementos mecânicos.

GPU e Teraflops

De forma resumida, a GPU é uma unidade de processamento gráfico de um computador. É usado para renderizar vídeos e imagens, animações e 2 ou 3D, etc. Já o Teraflop é a capacidade do processador calcular 1 trilhão de operações de ponto flutuante a cada segundo. O PS5 tem a capacidade de 10.28 Teraflops, uma grande vantagem sobre o PS4, que contém apenas 1.84 Teraflops.

Dualshock 4 e Dualsense

O PS5 conta com o controle DualSense, que de acordo com a Sony, reage de forma diferente a cada reação e gesto do próprio jogador para com ela. Dessa forma, é muito mais sensível aos comandos e estímulos. O PS4 usa o Dualshock, muito parecido com o Dualshock 2 usado no PS2. Contudo, o DualSense é muito mais elaborado e sensível aos comandos dos jogos.


Afinal, qual vale a pena comprar: PS4 ou PS5?

Para responder a essa pergunta, precisamos analisar diversos aspectos de ambos os consoles. Também é uma pedida analisar as suas exigências e perfil de jogador. Dessa forma, escolher o console mais adequado para você fica mais fácil!

Se analisarmos do ponto de vista tecnológico, com certeza a resposta será para investir no Playstation 5. Contudo, essa aquisição deve ser feita com responsabilidade e muita certeza. Afinal, os preços no Brasil são expressivamente maiores que em outros países. 

Logo, é um valor quase 5 vezes maior que o salário mínimo brasileiro, e dessa forma, os consumidores no país chegaram a pagar o triplo que um estadunidense pagaria, por exemplo. Entretanto, se você já está preparado financeiramente para essa compra, não tenha medo. Com certeza não se arrependerá!

Avaliando do ponto de vista custo-benefício para quem gosta de jogos, mas não é ligado especificamente na parte tecnológica, o Playstation 4 é a melhor pedida. Com uma vasta biblioteca de jogos e algumas diferenças não tão expressivas para o seu sucessor, pode ser um grande aliado na hora de se divertir com os amigos. E não se preocupe, ao investir no PS4, a Sony não deixará os seus consumidores sem suporte de forma rápida e sem avisar.

Por isso, o console que vale a pena investir depende muito do seu perfil, orçamento e exigências. Os dois são ótimas opções para quem gosta de games, mas ao levar os pontos acima em consideração, com certeza você fará uma escolha mais assertiva.

1 Comentários

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem