Resistência mental é a capacidade de se concentrar em tarefas mentais complexas por um longo tempo. Ela é importante quando estamos estudando ou realizando um trabalho que exija mais da nossa intelectualidade.

Mateus Campos Felipe - Unsplash
 
A baixa resistência faz a pessoa ficar constantemente distraída e a procrastinar, adiando tarefas ou até mesmo desistindo ao se deparar com um grande obstáculo no caminho para o seu objetivo.

Para estudar ou trabalhar melhor e com mais produtividade, a resistência mental precisa ser aumentada.

Você vai conhecer aqui cinco maneiras de fazer isso. Essas dicas vão te ajudar a se concentrar por mais tempo.
 

1 | Prepare-se para o trabalho com antecedência.


Sabe aquela tarefa que você precisa fazer, mas só de imaginá-la já bate aquela preguiça?

Para não ficar sofrendo com isso, comece a se preparar com antecedência para o trabalho. Imagine como você o fará, para quem poderá pedir ajuda, monte um plano de ação.

Isso pode ser estressante, mas quando você de fato arregaçar as mangas e começar a atividade, sua mente já estará preparada para o que vier pela frente, lhe deixando mais confortável com a situação.

E isto lhe torna mais produtivo, pois o medo não lhe intimidará.

 

2 | Descanse em vez de se distrair.


Quando nos deparamos com um problema durante um trabalho que exige muito da nossa mente, muitas vezes queremos nos distrair: checar as redes sociais, assistir TV - ou seja, procrastinar.

É assim que funciona o nosso sistema nervoso: trata cada obstáculo como uma ameaça e imediatamente ativa o instinto de fuga.

Mas a procrastinação não resolve o problema. Isso é uma perda de tempo e só aumenta o estresse. Portanto, nesses casos, é melhor apenas relaxar em vez de enfiar a cabeça no celular - onde 5 minutos tornam-se uma hora.

Sente-se e desconecte-se mentalmente do problema. Não faça nada por alguns minutos. Quando estiver se sentindo melhor, volte ao trabalho - você recarregará suas baterias e, muito provavelmente, uma solução para o problema também virá.
 

3 | Comemore os problemas resolvidos.


Nossa motivação é impulsionada por ciclos de ação e recompensa.

Quando fazemos um esforço e conseguimos algo bom, o desejo de fazer mais cresce. Mas o oposto também é verdadeiro: se não recebermos recompensas, a motivação desaparece.

Isso também se aplica à atividade mental. Muitas pessoas entram em pânico ao se depararem com um obstáculo durante o trabalho. E depois de superá-lo, bate aquele cansaço.

Isso é muito desmotivador: você precisa estar sempre lutando para não desistir.

Para evitar que os problemas destruam a motivação, veja o copo meio cheio: não pense em quantas tarefas ainda precisam ser feitas até que o trabalho seja concluído, mas foque no que você está fazendo e se orgulhe por já ter conseguido chegado até ali.

 
Sean Pollock - Unsplash
  

4 | Faça a maior parte do trabalho primeiro.


Quem nunca começou uma tarefa devagar, sem pressa, e quanto mais foi se aproximando do prazo, maior o desespero e a correria, sacrificando horas de lazer e de sono?

Muitas pessoas fazem isso, embora esse método seja muito prejudicial para o estado emocional e físico de qualquer um.

É muito mais lógico agir ao contrário: fazer a maior parte do trabalho no início, para que no final, quando houver menos força, não haja tantas tarefas.

Está gostando das dicas? Inscreva-se em nossa lista de email para receber artigos como este!

       

No nosso canal no Telegram, você encontra nossas novidades em tecnologia, desenvolvimento pessoal, produtividade, descontos e tudo mais o que nos interessa. Entre agora e não perca nada! alert-info

  

5 | Reduza o tempo dedicado para uma tarefa.


Um dia tem várias horas, e na teoria seria possível fazer um monte de coisas.

Mas, na realidade, passamos o dia sendo distraídos, interferindo na nossa produtividade e aumentando o estresse. As horas passam, mas o trabalho não avança.

E não adianta ter mais tempo para fazer algo, pois isso só levará a mais procrastinação. Você precisa fazer o oposto: limitar-se a algumas horas e tentar ser o mais eficiente possível durante esse período.

Já percebeu que quanto menos tempo para entregar algo, mais focado na tarefa ficamos, e no fim, conseguimos realizar tudo?

Quando reduzimos o prazo, nos empenhamos em entregar o trabalho. Essa opção é muito melhor do que trabalhar o dia todo em uma única tarefa.

 

Benefícios da resistência mental


Não temos como controlar tudo, mas dominar o que estiver ao seu alcance é essencial.

Seguindo algumas destas dicas, sua resistência mental aumentará: quanto maior for o seu limite, mais coisas você conquistará!

Deixe um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem