É do ser humano resistir a fazer as coisas de vez em quando.

Conforme passa a semana e seu nível de energia diminui, sua produtividade cai e chega um momento no qual você não tem vontade de fazer mais nada.

Ron Lach - Pexels

Infelizmente, não podemos nos dar o luxo de sentar e ver a vida passar. Por isso, acompanhe as dicas a seguir, pois elas podem lhe ajudar muito!

1 | Reduza seu trabalho


Tentar trabalhar muito quando não está se sentindo bem só servirá para lhe desencorajar ainda mais.

Por isso, determine quanto tempo você aguenta passar nessa tarefa.

Por exemplo, se você precisa trabalhar em um relatório, mas está sem nenhuma inspiração, diminua o tempo de trabalho até que não sinta mais resistência a ele:

Posso trabalhar neste relatório por duas horas? Não, é muito tempo.

Posso trabalhar no relatório por uma hora? Um pouco melhor, mas ainda é muito - me desanimo só de pensar nele.

Posso trabalhar no relatório por 45 minutos? Sim, parece perfeito. Vou trabalhar no relatório por 45 minutos. 


Essa é uma excelente dica de produtividade pois, quando você começar e pegar o ritmo, poderá trabalhar por mais tempo do que planejou.



2 | Permita-se fazer um trabalho ruim


Quando a gente quer acertar logo de primeira, se preocupando com muitos detalhes, demoramos para sair da estaca zero.

Por isso, comece uma tarefa do jeito mais simples, ruim mesmo. Afinal, só você vai vê-la assim.

Depois, fica muito mais fácil ir ajeitando, melhorando, até ficar de fato do jeito que você queria no começo. Você vai até se inspirando e o trabalho pode até ficar melhor do que você imaginou no começo! O importante é começar.



3 | Diminua o zoom


Quando se enxerga a tarefa na qual está trabalhando de longe, do ponto de vista de fora, vendo como ela se encaixa na sua vida, você verá a importância de fazê-la.

Se você está estudando uma matéria chata, perceberá que passar nessa prova vai te ajudar a ter seu diploma, formando-se e conseguindo o emprego que deseja.

É uma tarefa tediosa no trabalho? Essa tarefa poderá lhe ajudar a expandir seus conhecimentos e a dar um passo mais próximo de uma promoção.

Diminuir o zoom para ver como uma tarefa se encaixa em um ponto de vista mais amplo de sua vida vai te ajudar a entender seu propósito e a ver como a tarefa realmente é importante.

Caso você não encontre um propósito no que está fazendo, provavelmente você deveria eliminar, delegar ou reduzir esta tarefa.




4 | Cuidado com as vozes da sua mente


Se a maioria das pessoas falasse com seus amigos da maneira como falam consigo mesmas, elas não teriam muitos amigos. Será que você é assim?

Infelizmente, quando você se pressiona para fazer as coisas quando simplesmente não está com disposição, sua conversa interna negativa pode te colocar pra baixo.

Da próxima vez em que você estiver sem motivação para continuar uma atividade, preste atenção ao que você diz para si mesmo.

Se você se pegar dizendo muitas coisas como "Não consigo fazer isso", "Não sou bom nisso" e "Por que não consigo parar de perder tempo?", provavelmente você só estará piorando as coisas.

Seja gentil com você!

Leia também: 7 hábitos de pessoas organizadas alert-info


5 | Estabeleça limites


Dedicar mais tempo a algo que você precisa fazer geralmente o torna menos produtivo do que quando se estabelece limites.

Por exemplo, quando você programa apenas uma hora para concluir um relatório, em vez de trabalhar nele ao longo do dia, você cria um senso de urgência para si mesmo e se esforça para trabalhar mais nessa hora e concluir o relatório antes do prazo imposto a si mesmo.

Ao definir um limite rígido para o tempo de trabalho em uma tarefa, você se motiva a se dedicar mais em um período mais curto de tempo para realizar uma tarefa com mais rapidez.

 
 

6 | Mude o cenário


Somos criaturas de hábitos e, como tal, nos comportamos de maneiras diferentes, dependendo do ambiente em que estamos.

Muitas vezes, uma mudança de cenário é tudo de que você precisa para sair da rotina e se motivar a voltar ao trabalho.

Por exemplo, se você trabalha em um escritório, experimente uma mudança de cenário chegando ao trabalho mais cedo, quando menos pessoas estão no escritório, ou trabalhando em casa ou em outro local, se você tiver essa flexibilidade.

Monstera - Pexels

7 | Desconecte-se da Internet


Desconectar-se da Internet é uma das formas mais subestimadas de se ter mais produtividade.

Cerca de metade do nosso tempo na Internet é gasto procrastinando e, quando você não está com cabeça para trabalhar, esse tempo pode ser ainda maior.

Desconectar-se da Internet - mesmo que por apenas uma ou duas horas - ajudará você a se acalmar, a perder menos tempo e se tornar mais produtivo quando simplesmente não tiver vontade.

 
 

8 | Suborne-se


Quando tudo mais falhar, tente se subornar para cumprir suas metas de produtividade, recompensando-se quando você as atingir.

Uma recompensa pode ser qualquer coisa, desde um café, a 15 minutos no Instagram, a uma pausa de 30 minutos....

Premiar-se é um excelente modo de se motivar!

Está gostando das dicas? Inscreva-se em nossa lista de email para receber artigos como este!


       

No nosso canal no Telegram, você encontra nossas novidades em tecnologia, desenvolvimento pessoal, produtividade, descontos e tudo mais o que nos interessa. Entre agora e não perca nada! alert-info


9 | Abrace a improdutividade


Produtividade é uma das ideias mais poderosas do mundo: quanto mais você consegue fazer em menos tempo, mais tempo você tem para fazer as coisas que são importantes para você.

Mas não é possível ser produtivo 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Se você não está se sentindo bem para realizar uma tarefa, esse é um sinal de que você deve fazer uma pausa para recarregar as baterias e ser improdutivo por um tempo.

Parar completamente o trabalho pode nem sempre parecer o melhor plano, mas quando não se está com vontade de trabalhar, vale a pena se perguntar se você está simplesmente procrastinando ou se realmente precisa de uma pausa.

As pausas o ajudam a descansar, a parar com ideias negativas e a se preparar para tarefas difíceis de se concluir.

Leia também: 8 segredos para ser mais produtivo alert-info

Deixe um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem