Aprender como ser produtivo é essencial para aproveitar mais a vida. Tempo é o nosso bem mais precioso, e devemos usar cada momento da nossa vida com sabedoria.

Kelly Sikkema/Unsplash

Para aproveitar melhor cada instante, saiba gerenciar seu tempo, se concentrando naquilo que realmente é importante, sem tentar alcançar a perfeição.

Saiba agora como tornar o dia mais produtivo, através destas simples dicas!


1 | Faça anotações


Não confie na sua memória: ela falhará no momento mais inoportuno. Em vez disso, sempre escreva tudo.

Veja qual método funciona melhor para você: algumas pessoas preferem anotar em cadernos ou agendas. Outras, preferem apps, como o Evernote ou TickTick.

Ao anotar tudo o que precisa ser feito na semana, você terá uma ideia mais clara de quais tarefas iniciar primeiro. Será mais fácil priorizar.


2 | Concentre-se em uma coisa por vez


Você faz mais de uma coisa ao mesmo tempo, pensando estar ganhando tempo?

Manter o foco em apenas uma tarefa pode ser difícil, mas é a melhor escolha: faz com que você mantenha o foco no trabalho e o faça com mais rapidez.

Fazer apenas uma tarefa por vez, sem se distrair, aumenta muito a sua eficiência e é um dos segredos de como tornar o dia mais produtivo.

Priorize e escolha claramente uma tarefa. Isso vai te ajudar a fazer mais em menos tempo e com menos estresse.


3 | Encontre tempo livre e gaste-o com sabedoria


Somente você é responsável pelo seu tempo. E só você pode decidir como gastá-lo para realizar o que deseja e ser feliz. Não permita que outras pessoas determinem seus planos.

As pessoas que são altamente organizadas se preocupam em fazer o máximo com cada minuto livre. Você precisa saber o que fazer com este tempo.

Tudo o que você propor para si mesmo deve ser: alcançável, realista e limitado no tempo.

Ao identificar claramente suas tarefas, você sempre saberá no que se concentrar quando tiver algumas horas livres.

Analise o que você faz com seu tempo, e assim você encontrará tempo livre para trabalhar nos seus projetos pessoais, relaxar, aliviar o estresse, passar tempo com a família e amigos, além de ler ou praticar esportes.

E essa será uma das coisas mais importantes que você pode fazer.


4 | Analise seus resultados


Esta é a triste verdade: vivemos em um mundo onde muitas coisas insignificantes devoram nosso tempo, e não nos dão grandes resultados. No entanto, são poucas as coisas que realmente são valiosas.

Quem busca como ser produtivo precisa anotar onde seu tempo é gasto e se está obtendo os resultados esperados.

Isso pode parecer um exercício inútil no início. Mas em breve você verá como esses dados são valiosos e passará a analisar como tem usado seu tempo.

Brooke Cagle/Unsplash

5 | Priorize o que é importante


Se você não sabe para onde está indo, acabará indo ao lugar errado.

Para conseguir algo, primeiro você precisa entender o que exatamente deseja.

Pessoas bem-sucedidas e eficientes sabem o que fazer, como fazer e quais ferramentas usar. Essa habilidade afeta o sucesso no trabalho e na vida em geral.

Para priorizar adequadamente as tarefas, identifique as tarefas mais importantes, separe as urgentes das importantes, ordene-as por importância e estipule um tempo para cada uma.

Coloque tudo isso em sua lista de tarefas, mantendo-a o mais curta possível.


6 | Separe o urgente do importante


O que parece urgente hoje pode não ser importante amanhã.

Seu trabalho é saber o que precisa de resposta imediata e o que pode ser adiado. Assim, você poderá prestar mais atenção a cada tarefa e fazer as coisas com mais rapidez.

É importante não apenas escolher no que focar, mas também entender o que precisa ser ignorado.

Estabeleça regras e limites claros para não se sobrecarregar, tentando agradar a todos.

Por exemplo, reserve um tempo para responder a e-mails, em vez de parar a todo momento. Assim, você poderá se concentrar em suas tarefas.

Sempre que puder, delegue parte das tarefas. Isso reduzirá a carga de trabalho e tudo vai andar mais rápido.

Está gostando das dicas? Inscreva-se em nossa lista de email para receber artigos como este!


       

No nosso canal no Telegram, você encontra nossas novidades em tecnologia, desenvolvimento pessoal, produtividade, descontos e tudo mais o que nos interessa. Entre agora e não perca nada! alert-info


7 | Use o princípio 80/20


Você provavelmente já ouviu falar do princípio de Pareto, também conhecido como regra 80/20.

Segundo ele, cerca de 80% do resultado depende de 20% da ação. Portanto, concentre-se em nas tarefas que trarão mais resultados.

Talvez você queira fazer tudo de uma vez e não consiga descobrir o que fazer. Então, pare um minuto e avalie: o que é importante, o que é urgente, o que você pode delegar e o que geralmente é um desperdício de tempo.

Para fazer mais em menos tempo, controle o quanto tempo você gasta. Responda as seguintes questões: O que te aproximou do seu objetivo? O que foi uma perda de tempo? O que pode ser delegado?

Como tornar o dia mais produtivo com o princípio de Pareto: escolha 20% de suas tarefas que dão 80% do resultado e as execute. Delegue o resto ou simplesmente ignore, quando possível.

Use a regra de ouro: Todos os dias, destaque três tarefas principais e concentre-se totalmente em concluí-las.


8 | Evite o perfeccionismo


Seu trabalho sofre com a busca constante pela excelência.

Você acaba demorando para concluir algumas tarefas, adia outras continuamente e geralmente se torna menos produtivo.

Você perde um tempo valioso e isso irrita seu chefe. É ainda pior se você for seu próprio patrão, porque você acabará se cobrando a cada dia para chegar em uma perfeição impossível de se alcançar.

Ao derrotar o perfeccionismo, você finalmente deixará de perder tempo, ter medo de erros e atrasar a conclusão de tarefas.

O trabalho será mais rápido e você começará a executá-lo com mais eficiência.

A perfeição pode ser apenas uma ilusão: você continua melhorando em algo que já é bom.




Não é preciso muitas mudanças em seu estilo de vida para ter bons resultados.

Espero que estas dicas de como tornar o dia mais produtivo lhe ajude a mudar alguns comportamentos e te faça alcançar seus objetivos!

Deixe um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem