Foto mostrando um notebook, um smartphone e um tablet apresentando a mesma nota : a anotação de um telefone de número 867-5309, de uma tal Jenny

Você já deve ter visto alguém falar do Evernote, ou tem ele aí , mas não se convenceu do porquê esse tal de Evernote é essa Coca-Cola toda.

Basicamente, Evernote é um site gratuito para armazenar anotações. Elas podem ser feitas e consultadas no próprio site, em aplicativo no computador, smartphone ou tablet. Você precisa criar uma conta gratuitamente antes de usar.

Eu tenho conta no site desde 2010, mas tem apenas seis meses que eu comecei a usá-lo pra valer. E isso é muito comum entre os usuários do serviço. Agora que eu comecei a explorar mais suas vantagens, estou entrando no grupo daqueles que não vivem mais sem ele.



Durante muito tempo, quando eu precisava salvar uma informação que eu pegava na internet, eu corria para o Bloco de notas ou o Word, colava e salvava em algum canto do computador.

Só que aí tem que escolher qual programa é o melhor para aquela informação, abrir o tal programa, colar, escolher um nome fácil de localizar no futuro, escolher um bom lugar para salvar isso… E pra achar depois ? Abrir vários arquivos e pastas para encontrar o que procura…Isso leva um bom tempo.

Logotipo do Evernote : Um elefante !
Memória de elefante para você também !

Já no Evernote, isso seria resolvido rapidamente : É só abrir o programa e clicar em “Nova Nota”. Colou, pronto! E fica tudo organizado, e fácil para buscar. Você ganha muito em produtividade não perdendo tempo buscando uma anotação por aí!

Não é preciso se preocupar em escolher um nome para o arquivo ou até mesmo salvar. Só de digitar algo, já está salvo. Por ser tão simples e fácil de usar, é a minha melhor opção para uso no dia-a-dia.

Claro que você não faz anotações só no computador. Papel e caneta estão aí pra isso também. Mas papéis se perdem no vento, molham, se rasgam, mancham… Com uma foto do smartphone, em segundos está salvo, e também são encontrados facilmente!

Fotografia mostrando o momento em que o smartphone fotografa um bloco de notas com a anotação do telefone
Crie uma nova nota, clique em câmera e selecione "Documento" Pronto !

Sabe quando você recebe um folheto da pizzaria do seu bairro, mas ele nunca está a mão quando precisa? Ou de um encanador, eletricista… qualquer outro impresso? Assim que cair na sua mão, abra o aplicativo no seu smartphone, faça uma foto e esqueça. No dia que precisar, você encontrará em segundos. (E o bom é que esta foto não vai ficar no álbum, misturada as suas fotos "de verdade"!)

As possibilidades são imensas, e cada um consegue encontrar um novo uso para ele.

Tem gente que usa o Evernote de backup do caderno da faculdade. Outros, usam o Evernote de caderno!

Surgiu alguma idéia e precisa anotar? Confie nele. Você pode rascunhar e depois finalizar com calma. Listas de livros a ler, lugares que gostaria de visitar, compras que precisa fazer, tutoriais, apostilas, fotografia da fachada de uma loja, para ter seu telefone, seriais de programas, manuais, até pra anotar o que dar de presente pra sua mãe! Dá pra fazer muita coisa, e com certeza você já imaginou algumas coisas que poderia deixar anotado no seu.

Depois de pegar o jeito, anotando QUALQUER COISA nele, você começará a descobrir todas as outras possibilidades que ele oferece.

Captura de tela do programa Evernote, fazendo a busca pelas informações escritas a mão e fotografadas pelo smartphone.
Sim, ele consegue ! (No canto direito, a busca)

Por você poder acessar ele de qualquer lugar, as vezes uma informação que você anotou em casa salva o seu dia na rua. Imagina ter que voltar em casa por não ter um número de protocolo que ficou dentro de uma gaveta da cozinha? Pode lhe poupar muitas idas e vindas! Tudo o que lhe é importante está no seu bolso, ou em um computador mais próximo.

Suas notas não ficam ocupando espaço no smartphone : elas estão disponíveis online.

Fotografia do smartphone com a nota fotografada. A esquerda dele, o tablet mostrando a mesma informação que está no bloco de notas, do lado direito.
Em segundos a informação já foi pro tablet e pro computador!

Cada nota pode receber lembretes, para te avisar de ver aquilo no dia certo, anexos, fotos, ser compartilhados por email ou por redes sociais, além de lista de tarefas.

Todas as notas tem backup. Então, se você começou a escrever algo, deletou outra coisa, e depois viu que fez besteira, poderá voltar no tempo e recuperar os dados perdidos!

Leia também: 5 apps que aumentam sua produtividade alert-info

Existe uma extensão para todos os navegadores, que em um clique, você copia a página inteira, ou parte dele, para seu Evernote. Útil para qualquer pesquisa que você fizer, e precisar daquela informação depois!



Tem muita coisa, eu mesmo ainda não aprendi tudo. Mas é muito fácil de usar, acredite! Experimente usá-lo no seu dia-a-dia como um bloco de notas, vai te ajudar bastante! E com o tempo, você descobrirá mais recursos.


Você já tem o seu? Usa ele de outra maneira? Conte nos comentários! 

Ah, e quem é a Jenny do telefone 867-5309?



Se, o cara tivesse anotado e ficado quietinho, ao invés de ter composto uma música com o telefone da garota para não esquecer, ninguém mais saberia o telefone dela... mas toda a galera já sabe...

1 Comentários

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem