Baixe um app para transformar celular em webcam e tenha a melhor imagem em reuniões online!

Se você precisa de uma boa webcam para fazer reuniões no Skype, Zoom, Google Meet, Microsoft Teams ou muitos outros, mas a câmera do seu notebook não está dando conta, use seu celular como uma webcam!

Chris Montgomery/Unsplash


Você precisará apenas de um app no seu smartphone e outro no seu computador, seja ele Windows, Linux ou Mac.

Antes, vale lembrar: a maioria dos programas de videoconferência possuem apps próprios para celular.

Se você pretende apenas assistir, basta procurar pelo nome do serviço na loja de aplicativos do seu smartphone, baixá-lo, fazer login e usar a câmera de selfie para participar da reunião.

Mas se você for realizar uma apresentação, e precisar mostrar a tela do seu computador, aí realmente é melhor usar uma webcam, ou neste caso, um app para transformar celular em webcam.

Confira abaixo as opções compatíveis com os seus equipamentos:

Computador: Windows ou Linux, Celular: Android e iPhone


Uma das opções mais fáceis é o aplicativo DroidCam: ele é gratuito, apesar de oferecer algumas melhorias na versão paga.

Como configurar o DroidCam:

  1. Baixe o aplicativo da Google Play Store ou da Apple App Store em seu celular (Requer Android 5.0 ou superior. Os iPhones precisam estar no iOS 9 ou superior).
  2. Baixe o programa para Windows ou Linux em seu computador. Siga as instruções de instalação do assistente de configuração.
  3. Você deve ver o ícone DroidCamApp em sua área de trabalho. Clique duas vezes nele para abri-lo. Abra o aplicativo em seu celular e dê permissão para acessar sua câmera e microfone. Certifique-se de que seu computador e smartphone estão conectados à mesma rede Wi-Fi. (Também funciona se o seu computador estiver conectado via cabo.)
  4. No aplicativo do telefone, você verá alguns números após "Wi-Fi IP" e "DroidCam Port" . Insira digite-os nos campos do software para PC que dizem "Device IP" e "DroidCam Port". Clique em "Start". O aplicativo do telefone iniciará a câmera e você poderá ver a imagem no programa do PC.

Para fazê-lo funcionar com seu software de videoconferência, você sempre precisará iniciar o aplicativo e o cliente DroidCam PC primeiro (etapas 4 e 5 acima). Em seguida, vá para as configurações do aplicativo de videoconferência e altere a entrada da câmera e do microfone para DroidCam e DroidCam Virtual Audio. Ele deve começar imediatamente a usar o hardware do seu telefone.

Pontos a serem observados: no Windows, o DroidCam não funciona com aplicativos baixados da Microsoft Store. Por exemplo, com o Skype, certifique-se de baixa-lo diretamente do site em vez de instalar o aplicativo da loja.
 

Computador: Mac ou Windows, Celular: iPhone


Se você tem um Mac ou Windows e quer usar um iPhone, ou até mesmo um iPad como webcam, a dica é usar o app gratuito Camo.

Como configurar o Camo:

  1. Baixe o aplicativo Reincubate Camo na App Store (requer iOS 12 e superior).
  2. Abra o aplicativo e dê permissão para acessar seu microfone e câmera.
  3. Baixe o aplicativo para seu computador aqui. Clique no arquivo baixado em sua máquina e siga as instruções de configuração para instalá-lo. Inicie o cliente após a instalação.
  4. Com o aplicativo Camo aberto em seu telefone, conecte seu iPhone ou iPad em seu PC com Windows ou Mac por meio de um cabo USB.

Agora, você só precisar abrir o seu programa de videochamadas e escolher Reincubate Camo como sua webcam. Você também pode escolhê-lo como um microfone nas configurações do Mac.

Você pode desbloquear recursos extras pagando pela versão Pro, mas a versão gratuita já é suficiente para a maioria das pessoas.
 

Computador: Windows, Mac ou Linux, Celular: Android e iPhone


Uma opção com menos recursos, mas com compatibilidade em todos os sistemas é o Iriun.

Como configurar o Iriun:

  1. Baixe o aplicativo Iriun na Google Play Store (requer Android 5.1 ou superior) ou App Store (requer iOS 12 ou superior)
  2. Abra o aplicativo em seu telefone e dê permissão para usar seu microfone e câmera.
  3. Baixe e instale o aplicativo para computador no site da Iriun.
  4. Inicie o cliente e ele deve encontrar automaticamente e sem fio com o aplicativo do telefone.

Agora, é só escolher a Iriun como sua câmera no seu programa de videoconferência.

Se tiver alguma dificuldade com a conexão Wi-Fi, experimente usar com cabo.

Dicas para usar seu celular como webcam no computador


Mantenha seu celular carregando, pois transmitir vídeo para o computador vai consumir mais bateria.

Use um suporte para apoiar seu celular. Eu gosto muito deste que se fixa a qualquer mesa, e você pode colocar o smartphone em qualquer posição:



Utilize o fone de ouvido do seu celular não só para ouvir, mas também para ter um microfone melhor, e lhe ouvirem bem.

Preste atenção a atualizações dos apps, que podem surgir a qualquer momento com melhorias ou novos recursos.


Espero que um destes app para transformar celular em webcam lhe ajude. Caso precise de uma webcam dedicada, conheça estas excelentes opções.

Deixe um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem