Manter o foco por muito tempo em uma tarefa é difícil. Por isso, muitas pessoas recorrem a técnica Pomodoro para estudar e trabalhar com mais concentração e assim atingir seus objetivos.

Com certeza você já ouviu falar sobre ela. Neste artigo, vou te contar em detalhes como funciona.

Veri Ivanova/Unsplash

Quem criou o método Pomodoro?


A Técnica Pomodoro é um dos métodos mais simples ​​de gerenciamento do tempo, proposto por Francesco Cirillo em 1992.

Ele a chamou de “Pomodoro” (tomate em italiano) apenas por causa do cronômetro de cozinha em forma de tomate que ele usava para controlar o tempo.

Para que serve a Técnica Pomodoro?


Lutando com sua listas de tarefas ​​como todos nós hoje, Francesco encontrou uma maneira de aumentar sua concentração e trabalhar de forma mais produtiva, quando era um estudante universitário.
 

Por que utilizar esta técnica?


Em uma era de constantes distrações, quando tudo é feito para atrair sua atenção, gerenciar seu tempo é muito importante. Usando a técnica Pomodoro para estudar ou trabalhar, você aumenta sua produtividade fazendo mais em menos tempo.

Como funciona o método Pomodoro?


Essa é a técnica Pomodoro: Cada 25 minutos é considerado um Pomo. Dedique-se totalmente a uma tarefa durante o Pomo e, ao final dos 25 minutos, faça um intervalo de 5 minutos.

Se a tarefa não foi finalizada, trabalhe ou estude por mais 25 minutos e novamente descanse por 5 minutos.

Após 4 Pomos, faça uma pausa mais longa, entre 15 a 30 minutos.

Ao saber que você poderá fazer o que quiser por 5 minutos, ficamos mais motivados a estudar ou trabalhar focado.

Todo o processo é assim. Com o tempo, isso pode treinar nosso cérebro para se concentrar em intervalos curtos, ao mesmo tempo que garante um rápido descanso.

Portanto, a Técnica Pomodoro para estudar e trabalhar supera outros métodos de produtividade principalmente porque combate à distração e o treina o cérebro.

Por que isso pode funcionar?


Você deve estar se perguntando por que a Técnica Pomodoro pode ser boa para impulsionar sua produtividade:

  • Foco na missão: No momento em que você ativa o Pomodoro, você tem controle sobre seu tempo.
  • Equilíbrio: Lhe dá tempo para relaxar e recarregar as energias durante o trabalho. Os intervalos de 5 minutos entre um e outro Pomo permitem que você se afaste temporariamente do trabalho estressante para deixar o cérebro descansar.
  • Otimiza sua produtividade: Dividindo suas tarefas em Pomos, você se dá conta de quanto tempo leva para realizar suas tarefas, e pode programar melhor seu dia.
  • Motivação: Com esta técnica, você faz mais em menos tempo, o que traz uma recompensadora sensação de dever cumprido.

Bonneval Sebastien/Unsplash

Como começar?


Antes de iniciar o cronômetro, você deve fazer uma lista das tarefas que deseja realizar. Você pode usar um app ou uma folha de papel comum.

Dada as prioridades (da mais para menos importante), faça uma lista de todas as tarefas para hoje. Depois disso, ajuste o cronômetro por 25 minutos e comece a trabalhar.

Assim que o cronômetro tocar, pare o que está fazendo, pegue a lista e faça uma marca do lado da tarefa. Pode ser uma cruz ou um traço e descanse por 5 minutos. Neste momento, você deve relaxar e se distrair do trabalho.

Ao final dos 5 minutos, retorne à tarefa e continue por mais 25 minutos. Cada Pomo deve ser marcado com uma cruz ou traço do lado da tarefa que você está executando.

Após quatro Pomos (e quatro cruzes ou traços), faça uma longa pausa - de 15 a 30 minutos. Quando terminar de trabalhar na tarefa, remova-a da lista e inicie a próxima.

É interessante manter esta lista para acompanhar ao longo das semanas a sua eficiência, e descobrir quantos "Pomos" são necessários para executar cada tarefa.

Dúvidas sobre a Técnica Pomodoro


E se a tarefa já estiver concluída e o tempo não terminar?


Você não deve desligar o cronômetro antes do tempo. Se você ainda tiver um pouco de tempo de trabalho, faça tarefas que não estão na sua lista hoje. Você pode planejar tarefas do dia seguinte, ler alguma coisa, discutir uma questão de trabalho ou até mesmo voltar para a tarefa concluída para ver se há algo que possa ser melhorado.

E se eu quiser trabalhar mais ou menos?


Segundo Francesco, a duração ideal de um “Pomo” é de 20 a 35 minutos. Mas, tendo dominado a técnica, você pode experimentar e alterar os intervalos, dependendo de como preferir trabalhar.

Qual timer é melhor usar: real ou aplicativo? Um app ou uma lista de tarefas?


Cada pessoa funciona de um jeito. Experimente qual deles funciona melhor com você. Uma vantagem indiscutível de aplicativos é que suas configurações são mais flexíveis. O mesmo se aplica à lista de tarefas. Se você não precisa de muitas funções, basta uma folha de papel.

Posso pausar um Pomo?


As pausas causam interrupções que podem tornar 10 vezes mais difícil começar de novo. Portanto, geralmente é recomendado completar um Pomo de uma vez. Faça uma pausa apenas se houver algo urgente.

Posso trocar de tarefa em um Pomo?


Sim, mas alternar regularmente entre as tarefas pode não ser uma boa maneira de manter o foco. O melhor é fazer uma coisa por Pomo, pois isso vai lhe ajudar a ter um nível mais alto de concentração.

Como evitar distrações durante o Pomo?


Coisas inesperadas acontecem e tiram nosso foco. Você pode usar um gerador de ruído branco para não se distrair ou ouvir músicas que mantém sua concentração. Certos aromas contribuem para manter o foco.

Podemos nos distrair com nossos próprios pensamentos. Por isso, se alguma ideia surgir do nada, anote para tratar isso mais tarde e volte rapidamente ao Pomo atual.
 



Qual é o melhor app Pomodoro?


Existem várias formas de utilizar a técnica:

Pelo navegador: Usando o site TomatoTimer, você não precisa instalar nada. Ele é gratuito e só precisa do acesso à internet. Ele avisa quando os períodos de 25 minutos e as pausas terminam.

TickTick: O app de produtividade e lista de tarefas completo que oferece diversas ferramentas, também disponibiliza um cronômetro Pomodoro, além de registrar suas estatísticas. Confira o review dele em nosso site!

Pomello: Se você usa o Trello para organizar suas tarefas, o Pomello transforma seus cards em Pomos.

Forest: Além de lhe ajudar a focar nas tarefas, este simpático app planta árvores sempre que você conclui os Pomos. Isso pode te incentivar a não parar! Disponível como extensão no Chrome, no Android e iOS.

Timer do celular: Se você não quiser baixar nada, use o cronômetro do seu celular, anotando seus intervalos.

Curiosidades sobre o Pomodoro

 
  • A técnica Pomodoro pode tornar as pessoas mais sensíveis ao tempo. Algumas pessoas que usaram a técnica Pomodoro para estudar por um tempo relataram que poderiam determinar com precisão quando estavam na metade de um Pomo.
  • Dois tipos de pessoas são propensas à ansiedade ao usar Pomodoro : uma são aquelas que procrastinam muito e as outras são perfeccionistas. Para que os procrastinadores executem melhor a Técnica Pomodoro, o primeiro objetivo é completar os primeiros 25 minutos do Pomodoro sem interrupção; para os perfeccionistas, lembre-se que começar a fazer é mais importante do que fazer perfeito!

Saiba mais sobre a técnica Pomodoro


Francesco Cirillo escreveu um livro detalhando sua técnica. Nada melhor do que o próprio criador para explicar sua criação:


Experimente! Com estas dicas, usar a técnica Pomodoro para estudar ou trabalhar surpreenderá você! Apesar de simples, ela torna sua rotina muito mais produtiva!

Deixe um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem