Não são todos os dias em que estamos 100%. Muitas vezes, a falta de energia ou criatividade atrapalha o desenvolvimento das nossas tarefas.

Em momentos como estes, precisamos rever nossos hábitos para descobrir o que pode estar errado.

Fabian Møller/Unsplash

Confira a seguir seis hábitos que atrapalham o seu dia, e como você pode corrigi-los:


1 | Movimentar-se pouco


Quando uma pessoa se movimenta pouco, o cérebro recebe menos oxigênio. Daí vem a fadiga, seu desempenho diminui e bate aquele sono.

Praticar esportes ou fazer exercícios vão lhe ajudar: durante eles, o oxigênio entra no cérebro - fazendo ele funcionar melhor.

Além disso, os exercícios regulares fazem bem ao hipocampo, parte do cérebro responsável pelo desenvolvimento da atenção e memória de longo prazo.

O que fazer


Inclua esportes em sua programação diária. O treinamento não precisa ser longo e nem muito intenso: de 10 a 15 minutos de manhã ou à noite são suficientes para manter os músculos e o cérebro em boa forma.

O Youtube está recheado de ótimas opções de exercícios para se praticar no conforto do seu lar, assim como diversos aplicativos para lhe orientar.


2 | Pensar demais


Quantas vezes você já deixou de fazer algo, por se preocupar com a opinião dos outros?

Por se comparar com outras pessoas, e pelo medo de falhar, você pode estar deixando de fazer algo.

Livre-se dos pensamentos ruins.

O que fazer


Existem várias maneiras de colocar seus pensamentos em ordem e relaxar.

  • Meditação. Ela não tem propriedades mágicas, é apenas um treinamento de atenção, fácil de executar. Sente-se ereto e concentre-se na sua respiração: inspire e expire lentamente. Ouça com atenção a sua respiração, ou repita para si mesmo uma frase inspiradora, como por exemplo: "Eu posso fazer tudo", "Eu mereço ter sucesso" ou algo assim. Se você se começar a pensar em outra coisa, pare e concentre-se na respiração novamente.
  • Praticar atenção plena. Observe seus pensamentos obsessivos e transforme-os em tarefas. Por exemplo, se você pensar: "Como eu posso cometer um erro tão bobo?", Refaça esta frase: "O que devo fazer para evitar cometer esse erro novamente?" Encontre a resposta e resolva o problema gradualmente.
  • Distração. Percebeu que certos pensamentos estão interferindo no desenvolvimento do seu trabalho? Pare por 2-3 minutos: neste momento, faça uma atividade que exija concentração máxima, como organizar livros em uma prateleira em ordem alfabética.
  • Combata a negatividade. Crie expressões que ajudem a combater atitudes negativas. Por exemplo, "eu tenho determinação" ou "eu posso tudo". Lembre-se deles quando for se julgar por suas falhas.

3 | Não se alimentar bem


Se você muitas vezes não consegue se concentrar, constantemente sente cansaço ou tristeza e tem dificuldade em controlar as emoções, talvez esteja comendo muito doce.

Se você não seguir uma dieta equilibrada, poderá sentir falta de vitaminas importantes.

Não apenas a falta de produtividade e criatividade, mas também poderá sentir fraqueza, problemas de pele, queda de cabelos, além do desenvolvimento de outras consequências graves para sua saúde.

O que fazer


Não é necessário cortar o açúcar completamente, mas doces e biscoitos não devem substituir uma refeição completa.

Comer uma caixa inteira de doces de uma só vez não vale a pena.

Inclua na sua dieta mais vegetais e frutas frescas e alimentos com cálcio e vitamina D3.

Você os encontrará em quantidade suficientes ao incluir peixe, ovos e laticínios em sua dieta diária.

Se você se sentir sem forças para trabalhar, poderá estar perdendo alguns dos elementos que afetam a produtividade:

  • Omega 3 Ácidos graxos que melhoram o metabolismo, memória e força. Encontrado em peixes, óleo de linhaça, legumes e verduras.
  • B3 Mantém a qualidade da visão e evita a perda de memória. Encontrado em peixes, carnes e legumes.
  • B12 Melhora a memória, deixa você com mais energia, ajuda a sintetizar serotonina, melhorando o humor e até impede sintomas da depressão. É encontrado em carnes e laticínios.
  • Magnésio Está envolvido em mais de 600 processos no corpo, inclusive ajudando a regular o sistema nervoso. O magnésio é encontrado em bananas, abacates, amêndoas, castanha de caju, arroz integral, produtos de soja e leite.

Leia também: App mostra se alimento é saudável alert-info


4 | Não ter inspiração suficiente


Você não sabe onde obter idéias, tudo parece muito sem graça.

Por isso, você realiza seu trabalho e as tarefas diárias de forma mecânica, sem deixar espaço para improvisação e criatividade.

O que fazer


Você pode encontrar inspiração assistindo a vídeos legais e palestras, ou realizando exercícios simples para seu desenvolvimento pessoal:

  • Free writing. Pegue uma folha em branco. Escreva no topo da folha aquilo que te preocupa, ou o tema da sua idéia. E agora, por 5 a 15 minutos, escreva tudo o que lhe vier à cabeça. Escreva sem parar, sem se preocupar com nada. Depois de terminar de escrever, distraia-se com outra tarefa. Em seguida, leia aquilo que escreveu e procure pensamentos interessantes no texto.
  • Neurografia. O papel também é necessário aqui. Mas agora você não precisa escrever, mas desenhe uma figura abstrata. Pegue uma caneta ou lápis e passe pela folha em qualquer direção, sem pensar ou analisar. No que no final - um desenho incrível ou apenas rabiscos - não é tão importante. A neurografia é uma meditação em papel que ajuda você a se acalmar, reunir seus pensamentos e encontrar inspiração.
  • Procure inspiração em coisas comuns. Pegue algumas coisas não relacionadas umas às outras e procure uma ligação entre elas. Passe no máximo 10 minutos para isso. Veja as coisas do cotidiano por outro ângulo.

5 | Deixar sua área de trabalho bagunçada


Se você está sentado à mesa agora, dê uma olhada ao redor.

Uma pilha de papéis, caneca com café gelado, livros, mil canetas, uma montanha de anotações - se você viu alguma dessas coisas, é hora de limpar.

A desordem afeta negativamente a atenção, interfere no trabalho e atrapalha o desenvolvimento de novas idéias.

O que fazer


Arrume a mesa e organize o espaço para que ele te ajude a trabalhar.

  • Se você passa muito tempo no computador, mova o monitor para uma distância de 43 a 45 cm.
  • Itens usados ​​com frequência, como uma caneta ou smartphone, devem ser colocados ao lado da mão dominante - para que não tenha dificuldades em alcançá-los.
  • Coloque aquilo que é desnecessário no armário, deixe apenas o que você realmente usa por perto. Você não precisa ter 10 canetas iguais e ao seu lado o tempo todo.
  • Não exagere nos pertences pessoais. Lembranças, fotografias, uma caneca, enfeites - tudo isso deve ser com moderação, no máximo três itens na mesa.
  • Deixe um espaço vazio para o trabalhar com papel. Se você precisar escrever, assinar ou calcular algo, não perderá tempo abrindo espaço.
  • Ao final do dia, reserve os últimos minutos para deixar tudo em ordem para o dia seguinte.

Tente não comer em sua mesa: você pode estragar ou manchar algo importante, e seu cérebro vai misturar trabalho com descanso.

Esta gostando das dicas? Antes de irmos ao último item, cadastre seu email e não perca nenhum artigo como este!


     

6 | Estar constantemente ocupado com algo


Quando você não está trabalhando, está nas redes sociais, assistindo a vídeos, programas de TV ou filmes.

Pode parecer um descanso para você, mas seu cérebro pensa de maneira diferente.

Ele está constantemente ocupado - recebendo e processando um enorme fluxo de informações, sem ter tempo e energia para criar algo próprio, fresco e interessante.

O que fazer


Faça uma desintoxicação digital no fim de semana: guarde todos os dispositivos, coloque o smartphone no modo avião ou desligue-o completamente para que as notificações não o distraiam.

Isso fará com que o cérebro procure algo para fazer. Fazer tarefas em casa, ou atividades manuais ajudará o cérebro a relaxar um pouco.

Espero que estas dicas contribuam para seu desenvolvimento pessoal, criativo e emocional. O que você tem feito por você? Conte pra mim, nos comentários, logo abaixo!

Deixe um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem