As faixas elásticas são os acessórios mais utilizados no mundo dos esportes atualmente. Por sua alta praticidade e versatilidade, elas estão sempre presentes nas academias de dança, de musculação e também nos treinos funcionais. 

Muito além de um simples acessório elástico, elas foram desenvolvidas com base em pesquisas bem recentes sobre a tecnologia cinestésica do corpo, considerando padrões de estímulo importantes para o desenvolvimento correto dos nossos músculos.

Criamos este guia para te auxiliar na hora de utilizar este acessório, sobretudo compreendendo o seu funcionamento na hora do treino.

Como funciona a mecânica deste acessório?

As Mini bands fazem parte de um grupo específico das faixas elásticas, bem utilizadas por iniciantes. Elas são fabricadas em látex e diferem estruturalmente das Hip bands, fabricadas em tecido ultra-resistente, além do látex comum, que também está presente na sua composição.

Apesar de parecer simples, a biomecânica estimulada por estes acessórios é indispensável para os esportistas, sejam eles amadores ou profissionais. Mais do que bem úteis para a área terapêutica, elas são ideais para treinos em casa e ao livre, com poucas contra-indicações dos profissionais de educação física.

Conhecido como Treinamento Dinâmico de Força, o estímulo dos músculos através deste acessório oferece mais qualidade de vida e saúde para todo o sistema esquelético. Trabalhando conceitos como a Força Progressiva, as faixas elásticas atuam no sentido contrário dos movimentos corporais, aumentando o tônus e a potência muscular com o decorrer do uso. 
Por este motivo, podemos encontrar diversas categorias e cores nas lojas online de acessórios fitness.

As cores e o impacto de cada mini band no corpo


As cores das Mini bands foram escolhidas com a intenção de especificar a resistência oferecida por cada acessório. Além de toda a tecnologia envolvida no látex, estas cores fazem parte da tecnologia que permite treinos mais eficientes, dinâmicos e confortáveis em qualquer fase.

É bem verdade que algumas fabricantes podem diferir entre as suas categorias e cores, sendo necessário analisar a força oferecida pelo acessório antes da escolha.

Geralmente as cores mais encontradas são: branco, amarelo, vermelho, verde, azul, preto, cinza e dourado, em ordem crescente de força contrária. As faixas só devem ser trocadas conforme a recomendação de um especialista, para evitar lesões e dificuldades na execução dos movimentos.

É comum que algumas pessoas avancem para as últimas faixas, sem precisar passar pelas primeiras, a depender do prévio condicionamento físico e de uma boa avaliação.

A biomecânica das mini bands nos nossos músculos


A prática de atividades físicas tem sido cada vez mais frequente nos últimos anos, sobretudo quando se trata do uso de equipamentos e acessórios que facilitam o foco diário em saúde e bem-estar do corpo.

Como boas escolhas, as Mini bands atuam nos nossos músculos de diversas formas. Conheça alguns dos principais benefícios deste pequeno recurso:

  • Alongamentos mais eficientes
Os alongamentos são os passos iniciais para uma boa capacidade motora. Seja na corrida, na natação, na musculação, no ciclismo e até nas nossas atividades rotineiras. As faixas elásticas proporcionam alongamentos mais eficientes e dinâmicos, possibilitando uma maior extensão dos músculos, especialmente para os atletas.

  • Resistência ímpar

Diferente do que adquirimos nos aparelhos de academia, a resistência e o tônus muscular obtidos através dos treinos com mini bands são progressivos e constantes, considerando músculos mais localizados e conjuntos de membros, o que possibilita trabalhar o equilíbrio, a força e a hipertrofia em simultâneo.

  • Mais força em qualquer ocasião

O desenvolvimento muscular causado por exercícios de força são os melhores para aumentar o condicionamento físico. A gradatividade das mini bands não estão apenas nas cores distintas, mas também pode ser experimentada com o mesmo acessório. 

Quanto mais força for posta, mais força contrária ela deve oferecer. Conforme diversos fisioterapeutas, o seu uso pode ser tão eficiente quanto os treinos na academia de musculação. Por outro lado, o maior potencial é alcançado quando o seu uso é feito em paralelo.

Os benefícios das Mini bands no dia a dia


Ter uma mini band em casa pode significar bem mais que treinos práticos. Mais qualidade de vida, bem-estar e saúde emocional estão entre os maiores benefícios de utilizar este acessório na sua rotina.

No seu espaço home office, durante um passeio no parque ou na academia: elas são bem mais práticas que os equipamentos pesados e espaçosos e podem ser levadas para qualquer lugar, garantindo a constância nos seus treinos.

  • Melhora postural
A postura e o equilíbrio são os maiores benefícios dos treinos com mini bands. Adquiridos com o tempo, ambas são as causas mais frequentes de problemas musculares e ósseos, como torções, desvios na coluna e dores.

  • Mais capacidade cardiorrespiratória
Como em qualquer outro exercício de força, as faixas elásticas atuam na máxima capacidade cardiorrespiratória, melhorando o condicionamento do sistema circulatório 

Como saber se uma mini band tem a tecnologia adequada?


Nem todas as marcas de mini band garantem a máxima eficiência para os seus exercícios. Existem algumas dicas que podem te ajudar a encontrar o produto com todas as tecnologias necessárias para um treino correto. Saiba quais são:

  • Tecido de alta resistência (no caso das Hip Bands)
  • Látex natural
  • Alta durabilidade e resistência
  • Elasticidade adequada para cada nível de treino

Conclusão


As mini bands são os acessórios fitness mais práticos para o uso em atividades físicas diárias. Adequada para qualquer ambiente, elas são perfeitas para treinos em paralelo com diversos esportes. Agora que você já sabe quais são as tecnologias que envolvem este acessório, basta escolher a faixa elástica ideal para você.

Deixe um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem