Às vezes, dinheiro, prêmios, habilidades e força de vontade não são suficientes para manter sua motivação e empurrar você pra frente.

Tim Mossholder/Unsplash


Principais mitos sobre motivação


Vamos ver alguns dos principais mitos que podem atrapalhar sua motivação.

1 | O dinheiro é o principal motivador


O dinheiro certamente pode ser um grande fator de motivação.

Mas algumas pessoas atribuem muita importância a ele, negligenciando outras coisas igualmente importantes.

Se você vai para um trabalho que paga bem, mas é um lugar horrível de se trabalhar, pense: será que vale a pena?

2 | Se você for inteligente, terá sucesso garantido


Muitas vezes as pessoas pensam que ser inteligente é o suficiente para chegar lá.

Mas os cientistas argumentam que inteligência elevada não garante necessariamente grandes realizações.

O psicólogo americano Lewis Theremin, que estudou crianças superdotadas, descobriu que a maioria delas cresceram e tornaram-se pessoas completamente comuns, não famosas por nenhum feito notável.

Você pode ser muito inteligente, mas sem motivação e trabalho duro, não verá o sucesso.

3 | Para atingir o objetivo, você precisa visualizá-lo


Gurus e coachs exaltam o "poder da visualização".

Eles afirmam que simplesmente imaginar uma imagem de sucesso o ajudará a atingir seus objetivos. Imagine-se rico e famoso todos os dias: isso o levará à vitória e tudo se tornará realidade. O importante é o pensamento positivo.

No entanto, os cientistas não concordam com isso. Pesquisadores da Universidade de Nova York conduziram um estudo e chegaram à conclusão de que visualizar o sucesso não ajuda a alcançá-lo, mas pelo contrário: reduz suas chances.

As fantasias positivas sobre um futuro brilhante o motivam pior do que os pensamentos de um possível fracasso.

No entanto, você pode visualizar metas: só é preciso fazer isso da maneira correta.

Não imagine o resultado de seus esforços, mas as etapas que você precisa superar para alcançá-los - isso motiva muito mais.

Por exemplo, se você está tentando perder peso, não imagine que seu futuro eu seja magro e em forma - em vez disso, imagine-se comendo alimentos saudáveis ​​e fazendo exercícios. (Mas não fique só na imaginação! 😁)

4 | Recompensas maiores levarão a maior motivação


Se você quiser incentivar alguém (incluindo você) a fazer algo, pode estar pensando em aumentar a recompensa pelo esforço.

No entanto, os pesquisadores descobriram que a recompensa excessiva leva, ao contrário das expectativas, ao enfraquecimento da motivação.

As recompensas podem inspirar uma pessoa a agir, mas quando você as dá a alguém que já está motivado o suficiente, ela não será mais estimulada. 

5 | O medo é um bom motivador


A ameaça de punição, multa ou falha, é claro, pode incitar e forçar qualquer pessoa a agir, mas apenas por um curto período de tempo.

No longo prazo, a motivação negativa é claramente uma escolha ruim. A expectativa constante de perda e fracasso esgota nossas forças e prejudica nossa saúde mental.

Portanto, tente usar a recompensa, não o medo, para motivar a si mesmo e aos outros.


Lidya Nada/Unsplash


6 | Basta tentar


Pense na última vez em que tentou algo difícil.

Antes de tentar, alguém pode ter lhe dito "Vai lá e apenas faça o seu melhor" Muitas vezes, essas palavras são consideradas motivadoras, mas nem sempre elas ajudam.

A ideia de “vou tentar, não tenho nada a perder” é boa para agir uma vez, mas não funciona como um motivador de longo prazo.

Se você não sabe aonde quer chegar, nenhum vento lhe é favorável - Sêneca


Em vez de “apenas tentar” o tempo todo, aja. Planeje-se com antecedência para saber o que fazer, escolha objetivos específicos e defina metas alcançáveis.

7 | Você deve elogiar o talento em vez de esforços


Carol S. Dweck, ph.D., professora de psicologia na Universidade Stanford e especialista internacional em sucesso e motivação, diz em seu livro Mindset: A nova psicologia do sucesso, que andar de bicicleta com o talento natural mata a motivação.

Se você acredita que todas as suas habilidades são dadas a você por natureza e é inútil se esforçar para aprender, então você simplesmente não terá um incentivo para fazer algo que não funcione da primeira vez.

Concentre-se não em sua habilidade inata, mas no esforço necessário para atingir seu objetivo. Elogie a si mesmo não pelos talentos que possui, mas por sua força de vontade e perseverança. Cultive essas qualidades em você.

Acreditar que as pessoas são capazes de mudar e se desenvolverem por meio da disciplina e do trabalho árduo é muito mais motivador.

8 | Força de vontade é tudo o que precisamos


As pessoas tendem a acreditar que é necessária uma forte vontade para atingir os objetivos.

Assim, muitos acreditam que a falta de vontade é o único fator que os impede de alcançar o que querem.

A força de vontade é parte da motivação, mas não é tudo:

O seu comprometimento, o desejo de alcançar uma meta, os incentivos, os obstáculos superados e a recompensa no final também são importantes.

Quando estiver tentando se motivar, faça um plano que leve esses fatores em consideração, em vez de confiar apenas na força de vontade.

9 | Você precisa esperar pela inspiração, então a motivação virá


Às vezes, você tem sorte e a inspiração atinge você no momento certo.

Em uma onda casual de inspiração, você se sente mais motivado do que nunca.

Momentos de inspiração são ótimos, mas esperar que eles apareçam é um grande erro. Em vez disso, você deve criar as condições certas para eles.

Você pode sentar e fazer uma lista de seus objetivos e desenvolver um plano passo a passo para alcançá-los. Você pode pedir a ajuda de amigos para se manter motivado e focado nas tarefas.

Às vezes, você pode até se inspirar com a promessa de uma recompensa. 

10 | Anotar metas é a chave para o sucesso


Anotar suas tarefas e ticar aquelas já concluídas pode ser uma ferramenta poderosa de motivação.

No entanto, apenas tomar nota dos objetivos sem colocá-las em ação, obviamente, não dará resultados. Os gurus da motivação costumam dizer que escrever metas é a solução, como é no caso de "visualizar o sucesso".

Mas este não é o caso. Não basta escrever o que você quer - você também precisa fazer um plano de como você vai conseguir o que deseja.

Digamos que seu objetivo seja ganhar muito dinheiro (uma questão de perspectivas distantes e complexidade significativa). Divida-o em pequenas subtarefas que você pode começar a fazer agora.

Por exemplo, fazer um curso, enviar um currículo para a empresa que você admira, ou elaborar um plano de negócios.

Táticas que podem melhorar a motivação


Então, quais táticas realmente ajudam as pessoas a se sentirem mais motivadas? O economista comportamental Dan Ariely citou alguns estudos que revelam algumas táticas motivacionais eficazes.

  1. Ver resultados aumenta sua motivação. Ver os resultados de seus esforços pode motivar e levar a um melhor desempenho.
  2. Reconhecimento. Pessoas que sentem que seus esforços são reconhecidos tendem a trabalhar melhor, enquanto aquelas que se sentem negligenciadas precisam de maiores incentivos para continuar.
  3. Tarefas difíceis são motivadoras. Pense em algumas de suas maiores realizações. Aqueles de que você mais se orgulha foram provavelmente os mais difíceis de alcançar. Quanto mais difícil for algo, mais motivador e recompensador será ao concluir.

Continue lendo sobre Desenvolvimento pessoal em nosso site!

Deixe um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem