Tempo é a coisa mais valiosa do mundo.

Enquanto o mundo ao nosso redor não vai desacelerar, há várias maneiras de economiza-lo para fazermos o que de fato importa. 

Bradley Ziffer/Unsplash

Estamos sempre procurando como ter mais tempo livre. Se investigarmos nossas ações, vamos ver que o desperdiçamos com coisas desnecessárias.

Veja algumas dicas para ter mais tempo, identifique quais delas fazem sentido para você:


1 | Assista menos TV


Pesquisas indicaram que os americanos passam em média na média dois meses por ano assistindo TV.

É claro que assistir vídeos no Youtube, seriados, filmes e programas de TV é divertido, mas pense se vale a pena gastar tanto tempo.

Passar apenas um pouco menos de tempo em frente a tela já vai te dar horas extras para algo que você sempre quis fazer.


2 | Simplifique a tomada de decisão


Isso se aplica a todas as áreas.

Por exemplo, Barack Obama usa apenas ternos cinza e azul. "Não quero perder tempo pensando em vestir, tenho que tomar muitas decisões sem ele", disse ele em uma entrevista.


3 | Programe-se para pensar


"Quanto mais rápido o mundo se desenvolve e quanto mais ocupados nos tornamos, mais importante é dedicar tempo ao pensamento quando você pode se concentrar e pensar com calma sobre o que é importante para nós", diz Greg McKeon, consultor de negócios e autor do livro best-seller Essencialismo.

Este conselho é usado por muitas pessoas de sucesso. Entre eles estão Bill Gates, Jeff Bezos, CEO da Amazon e Jeff Weiner, CEO do LinkedIn.

Leia também: Lhe falta tempo ou foco? alert-info


4 | Compre-o


Para ter mais tempo, você precisa comprá-lo. Isso está escrito no livro "Dinheiro Feliz. A Arte de Gastar com Inteligência", de Elizabeth Dunn e Michael Norton :

“Se começarmos a contratar pessoas para realizar as tarefas mais desagradáveis para nós (...) acontece que o dinheiro mudará a maneira como gastamos nosso tempo. Teremos mais tempo para nossos hobbies”, afirma Dunn e Norton.

Sim, você terá que gastar dinheiro, mas vale a pena.

Nem sempre fazemos algo bem feito. Levamos horas naquilo, e ainda assim fica "mais ou menos".

Vale a pena avaliar se pagar para um profissional realizar tal tarefa. Apesar de ser um gasto, pode se tornar uma economia, ao fazer apenas uma vez e bem feito.


5 | Diga "não" com mais frequência

“Da próxima vez que tiver uma nova oportunidade, pense com cuidado antes de aceita-la. Se você sentir que precisa concordar, decida o que deve desistir em troca. Ao escolher entre duas opções, lembre-se de que sempre há uma terceira - não fazer nada. E na maioria dos casos, é melhor responder "não" às duas opções", aconselha o psicólogo e escritor Tom Rath.


6 | Desconecte-se


Verifique com menos frequência o email e as redes sociais.

Você ficará surpreso com quanto você ganhará ao começar a prestar menos atenção ao seu smartphone.


Quando priorizamos o que é mais importante, sempre encontramos tempo pra tudo:

O tempo é igual para todos. A diferença está no que cada individuo faz do seu tempo. Valorize e priorize aquilo que elege como importante. Há tempo para tudo aquilo que você disponibiliza-se a fazer. - Arícia Rocha - Psicóloga

2 Comentários

  1. Adoro sempre suas dicas e matérias, sempre bem escritas e bem informantes. Sempre passo aqui e me deparo com ótimas notícias! Obrigado man, não pára não. Mas insisto em dizer que vc poderia estar no YouTube, heim?! Falous!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo carinho de sempre! É sempre uma alegria para mim vê-lo por aqui!

      Sobre Youtube... quem sabe no futuro não fazemos uma parceria? 😁

      Excluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Receba novidades pelo nosso canal no Telegram!