Você deve saber como é difícil se livrar de maus hábitos.

É muito mais eficaz não tentar erradicá-los completamente, mas sim substituí-los por outros melhores.

Por exemplo, parar de passar muito tempo nas redes sociais e começar a ler livros.

Anete Lūsiņa/Unsplash

Cada hábito começa com um gatilho, que leva a uma ação e que traz uma recompensa. 

Com o tempo, desenvolvemos envolvimento emocional e o ciclo se repete.

Por exemplo: se você tem o hábito de verificar constantemente as redes sociais, você acaba voltando a elas, mesmo se você foi lá a apenas cinco minutos atrás.

Acontece assim: um gatilho (tédio ou ansiedade), solicita que você entre nas redes sociais (hábito).

Quando existem novos comentários ou curtidas, é uma recompensa.

Mensagens e fotos de amigos são um envolvimento emocional, pelo qual você volta várias vezes.

Aqui estão três etapas para lhe ajudar a substituir esse mau hábito por um bom e começar a ler mais:


1 | Reduza a resistência


É difícil para nós gostarmos de ler livros tanto quanto ler posts nas redes sociais.

Parece-nos que, ao abrir o livro, assumimos algum tipo de grande obrigação, porque o livro é grande e demorará muito tempo para ser lido.

Mas você pode pensar diferente: permita-se ler apenas algumas páginas por vez.


2 | Substitua o gatilho


Toda vez que você sentir vontade de abrir as redes sociais, pegue um livro.

Se sua opção for para ler livros online, ligue o modo não perturbe, para que as notificações não façam interrupções na sua leitura.

3 | Mude a ação


Leia! Abra a página desejada e comece a ler.

Tente se livrar da ideia de que um livro é um compromisso. Comece com um livro com muitos capítulos curtos.

Se o livro não lhe interessar, opte por outro.

Tente manter esse plano por pelo menos uma semana.

Então sua atitude em relação à leitura de livros começará a mudar.

Você notará que, sem muito esforço, passará a procurar por um livro, não pelo seu smartphone!

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem