Descubra o que a inteligência artificial pensa de você! Quantos anos de vida lhe restam? Você é uma pessoa atraente? É o que vamos saber agora!

Laurenz Kleinheider/Unsplash



No nosso canal no Telegram, você encontra nossas novidades em tecnologia, desenvolvimento pessoal, produtividade, descontos e tudo mais o que nos interessa. Entre agora e não perca nada! alert-info

Um crítico de tecnologia e designer de privacidade holandês chamado Tijmen Schep criou um site que usa inteligência artificial (IA) para medir sua atratividade, idade e outros parâmetros da mesma forma que muitos sites e apps fazem ao analisar seus usuários, quando eles têm acesso a sua foto ou a um vídeo seu.

Ele quer mostrar como os algoritmos de detecção de rosto são usados para julgar você.

Por exemplo, acredita-se que o TikTok recomenda um vídeo a mais usuários se a rede neural considerar seu autor bonito.

Da mesma forma, os anúncios em serviços onde os usuários compartilham suas fotos ou vídeos são direcionados com base em informações que a IA conseguiu obter sobre você. 

Ladislav Bona/Unsplash

Isso pode ser idade, gênero e até índice de massa corporal: se estiver elevado, você pode ser recomendado para produtos de perda de peso ou para perfis de instrutores de fitness - o que é desagradável, mas é assim que esses sites funcionam.

O objetivo desta inteligência artificial é mostrar como vários serviços o classificam e como eles percebem os dados que você insere.

Nenhum dos seus dados pessoais são enviados ao site do teste, pois todos os algoritmos de detecção de rosto são executados no seu computador ou celular.

Como funciona o teste


Neste 'teste', seu rosto é comparado com o de todas as outras pessoas que passaram pelo site antes de você. No final, se você quiser, poderá compartilhar com o site alguns dados anonimizados. 

A câmera do seu celular ou computador é ligada e a partir da imagem captada, o site começa a avaliar diversos dados. Ao seu lado, o criador do site vai te explicando tudo.

Entre as informações captadas pela câmera, o site analisou e comparou com outros usuários a minha beleza, minha idade, se eu menti sobre minha idade, meu gênero, meu índice de massa corporal e minha expectativa de vida. E o site escolhe define um apelido para você!


Por exemplo, o site ofereceu para eu indicar a minha idade (escolhi 30 - das opções a cada 5 anos, este é o mais próximo dos meus 34 anos). Mas ele “viu” em mim uma pessoa de 26 anos! 

Para que serve este tipo de informação? Pode servir, por exemplo, para sites e apps de namoro, onde as pessoas podem mentir sua verdadeira idade.

Se você entende inglês, o autor do projeto vai narrando a cada etapa o objetivo de cada teste, e como os sites utilizam essas informações. 

Mas não se preocupe, todos os resultados aparecem escritos na tela, e você pode utilizar um tradutor. Se a explicação não estiver lhe interessando, toque na palavra Skip, para seguir ao próximo item.

Este experimento vai julgar o quanto você é normal em comparação a outros usuários, e usando apenas a imagem da sua câmera, vai informar:
  • Sua beleza
  • Sua idade
  • Vai descobrir seu gênero
  • Seu índice de massa corporal
  • Sua expectativa de vida
Além de julgar sua aparência, ele mostra outros dados coletados: se você sorriu ao ver um cachorro engraçado, se você aproximou o rosto da câmera quando foi solicitado, o quanto tocou a tela ou moveu o mouse pelo site e se trocou de abas no navegador durante o teste.

Fui julgado como "a pessoa mais comum do mundo". E você?


Ficou curioso? Pois então faça o teste agora mesmo:


Está gostando das dicas? Inscreva-se em nossa lista de email para receber artigos como este!


       

No nosso canal no Telegram, você encontra nossas novidades em tecnologia, desenvolvimento pessoal, produtividade, descontos e tudo mais o que nos interessa. Entre agora e não perca nada! alert-info


Leia mais inteligência artificial:

Deixe um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem