Graças a este site, você vai colorir foto preto e branco online sem baixar programas ou saber editar fotos, gratuitamente!

Foto por Mike Palmowski via Unsplash

A fotografia em preto e branco tem seu charme. A imagem ganha tons e formas bem definidas, fazendo uma incrível composição de luz e escuridão.

Mas, ao ver uma fotografia em preto e branco, você já parou e se perguntou: o que a pessoa que tirou esta foto realmente viu? Será que ele percebeu algo que não estamos vendo?

Especialmente em fotos históricas e de nossos familiares, tentamos imaginar como aquela imagem seria colorida.

Um colorista é o profissional que tentar aproximar uma foto das cores originais, mas isso requer tempo, habilidade e experiência.

É necessário pesquisar o contexto histórico, geográfico e cultural da foto para assim encontrar os tons corretos para pintar a imagem usando um software como o Photoshop.

Mas, graças a tecnologia, não precisamos mais imaginar: existe um site que simula o trabalho de um colorista.


Quem inventou a fotografia colorida?


A primeira fotografia colorida permanente foi feita em 1861 pelo físico James Clerk Maxwell, porém apenas em 1907 o primeiro filme colorido, o Autocromo, começou a ser vendido.

Em 1935 chegou ao mercado o Kodachrome, o primeiro filme moderno. Mas só na década de 1960 é que os filmes negativos coloridos começaram a se popularizar.

Foi em 1963 que a Polaroid lançou seus filmes instantâneos coloridos.

Como colorir foto preto e branco online


Graças ao site ColouriseSG, com apenas um clique podemos ver fotografias históricas, de nossa família ou mesmo uma foto do cotidiano, ganhar cores em apenas três segundos.


Para colorir uma foto é simples:


Após entrar no site, desça a tela, clique no quadrado branco ao lado de "Não sou um robô", e em seguida, aparecerá o botão vermelho "Select photo". Clique nele e escolha uma foto em preto e branco. Após alguns segundos, a mágica acontecerá! 

Para salvar a foto colorida, clique no botão vermelho abaixo da foto, "Download result". 

Para baixar a foto colorida do lado da foto em preto e branco, clique em "Download comparison", e se você quiser colorir uma nova foto, clique em no botão branco: "Color new photo"

Veja alguns testes que fiz:

Foto por mostafa meraji via Unsplash

Foto por Robby McCullough via Unsplash

Foto por Shot by Cerqueira via Unsplash

Foto por José Martín Ramírez C via Unsplash

Foto por Mahdi Asadi via Unsplash

Foto por Robby McCullough via Unsplash

Você perceberá que o site se sai melhor com fotos de pessoas e fotos a céu aberto, natureza. Eles garantem não armazenar as fotos que são enviadas para serem coloridas.

Criado pela Divisão de Ciência de Dados e Inteligência Artificial do Governo de Singapura, o site utiliza diversas técnicas para colorir imagens em preto e branco em poucos segundos. Neste artigo, em inglês, diversos detalhes técnicos do projeto são apresentados.

Gostou do resultado? Agora, digitalize as fotos da sua avó, passe por este site, as imprima e presenteie ela!

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem