O WD-40 é ótimo, mas não pode resolver todos os problemas.


O que é WD-40?

O WD-40 é um produto projetado para prevenir a ferrugem, deslocando a água em rachaduras e fendas no metal (é daí que vem o "WD" – water displacement, ou deslocamento de água). Ele também é um lubrificante versátil e pode ser usado como solvente. No entanto, existem lugares onde você nunca deve aplicar o WD-40. Vamos ver quais são?


WD-40 em promoção? Confira agoraalert-info


1 | Não Use WD-40 em Plásticos

Se você precisa lubrificar uma dobradiça de óculos ou remover uma etiqueta de preço de um recipiente plástico, pode ser tentador usar WD-40. Porém, você nunca deve usá-lo em superfícies plásticas transparentes ou em plásticos como poliestireno ou policarbonato.

Produtos que contêm estireno, comumente rotulados como #6, incluem brinquedos, copos descartáveis e talheres, e eletrodomésticos como detectores de fumaça. Já o policarbonato, conhecido como #7, pode ser encontrado em eletrodomésticos de cozinha, embalagens transparentes, lentes plásticas e equipamentos de segurança. Devido à composição química do WD-40, ele pode danificar esses plásticos, arruinando itens como óculos com lentes plásticas. Em caso de dúvida, é melhor evitar o uso do WD-40 em plásticos.


2 | Não Use WD-40 em Madeira

O WD-40 pode dissolver acabamentos de cera. Se você está usando WD-40 para limpeza, deve mantê-lo longe de pisos e móveis de madeira. Como a cera cria uma barreira resistente à água que protege a madeira de danos, é melhor deixar a cera onde está. Além disso, o WD-40 pode penetrar nos veios da madeira não tratada, tornando-o uma má escolha para qualquer superfície de madeira, não apenas as enceradas.


3 | Não Use WD-40 em Pedra Natural

Por ser bom para muitas tarefas de limpeza, você pode ser tentado a usá-lo em azulejos de pedra ou bancadas. No entanto, a pedra natural é porosa, e o WD-40 pode penetrar na superfície da pedra e manchá-la. Além disso, muitas superfícies de pedra são tratadas com polimento de cera, que o WD-40 pode dissolver.


4 | Não Use WD-40 em Superfícies Onde Se Preparam Alimentos

Algumas empresas de eletrodomésticos recomendam usar WD-40 para limpar aço inoxidável, mas você nunca deve usá-lo em superfícies que entram em contato com alimentos. Embora um brilho sem manchas seja tentador, o WD-40 não deve ser consumido. Mesmo que o contato incidental com alimentos não seja um grande problema, superfícies onde os alimentos ficam em contato frequente ou prolongado nunca devem ter WD-40.


5 | Não Use WD-40 em Eletrônicos

Você nunca deve usar WD-40 em eletrônicos, pois ele pode reagir com alguns plásticos e atrair poeira e outras partículas. Aplicar WD-40 no seu smartphone ou laptop pode não só danificar a tela, mas também arruinar os botões ou penetrar nos componentes internos. É melhor usar um limpador formulado especificamente para eletrônicos.


6 | Não Use WD-40 em Correntes de Bicicleta

Embora o WD-40 às vezes seja usado como lubrificante substituto, ele não é adequado para correntes de bicicleta. Ele não tem a viscosidade adequada para ser usado como lubrificante de correntes e pode permitir que sujeira e fibras se fixem com o tempo. Você pode usar WD-40 para limpar a corrente da bicicleta, mas não deve usá-lo como lubrificante. Se decidir usá-lo para limpar, aplique novamente o lubrificante específico para correntes depois.

Gostou das dicas? Já cometeu algum desses erros? Compartilhe sua experiência nos comentários!

Deixe um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem