Ransomware: Veja Quais são os Sinais de um Possível Ataque à sua Empresa 

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender para uso exclusivo do blog AMT Online.

Laptop com símbolo de vírus na tela

Você já deve saber que existe uma série de perigos rondando pela web que podem colocar os dados de uma empresas em risco. Dentre os diferentes tipos de vírus, golpes e programas maliciosos, atualmente é o ransomware que vem se popularizando.

O ransomware é uma das maiores ameaças à segurança de computadores em empresas, já que nos dias de hoje, devido à pandemia, muitos funcionários foram obrigados a trabalhar de forma remota, abrindo brechas na segurança virtual das organizações. 

Quer saber como funcionam os ataques de ransomwares e se sua empresa está sendo vítima de cibercriminosos? Continue lendo e aprenda a se proteger dessas ameaças!

Como funcionam os ataques?

Quando uma organização é vítima de ransomware, ocorre um ataque de que pode infectar computadores por meio de anexos ou links em e-mails de phishing, downloads de sites infectados ou através do uso de unidades USB corrompidas. 

Quando um computador ou rede é contaminado, o malware bloqueia o acesso ao sistema ou criptografa os dados armazenados. Então, os cibercriminosos exigem das vítimas o pagamento de um resgate para recuperar o acesso a computadores ou dados da empresa. 

Tipos de Ransomware

Existem dois tipos principais de ransomware: de criptografia e de bloqueio

O primeiro tipo criptografa arquivos valiosos no computador para que os usuários não possam acessá-los. Os cibercriminosos ganham dinheiro pedindo às vítimas que paguem um valor para recuperar estes arquivos. 

O segundo tipo não criptografa arquivos. Ao invés disso, ele impede que a vítima acesse o dispositivo. Uma vez que o computador esteja bloqueado, os cibercriminosos exigem dinheiro para fazer o desbloqueio do dispositivo.

Pessoa digitando em teclado

Sinais de que sua Empresa Está Sendo Atacada

Ataque feitos via Remote Desktop Protocol (RPD) são muito comuns. O RPD é composto de links de protocolo de desktop remoto e é uma ferramenta muito utilizada por empresas.  

Como a pandemia tem levado empresas se manter funcionando de forma remota, muitas delas utilizam esta ferramenta para acesso remoto com funcionários, abrindo espaço para invasões de sistemas maliciosos.

O Que Fazer?

Se o seu computador residencial ou comercial estiver infectado com ransomware, notifique a equipe de segurança digital da sua empresa imediatamente

Se sua organização não possui funcionários responsáveis por essa função, procure um especialista em segurança da informação e encontre o último backup de dados realizado antes do ataque.

Para evitar ataques, invista em senhas fortes e reforce a segurança de sua máquina com programas antimalware confiáveis.

Seguindo estas dicas e estando atento aos sinais de uma possível invasão, fica muito mais fácil de proteger o seu PC, não é mesmo? 

Gostou das nossas sugestões? Como você faz para evitar ataques de ransomware? Compartilhe com a gente nos comentários!

Imagens: Unsplash (Michael Geiger) | Pexels (Soumil Kumar).

Deixe um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem