Você pode desenvolver a atenção plena (mindfullness) a qualquer hora do dia, no caminho para o trabalho ou até mesmo no banheiro!

sean Kong/Unsplash

Quantas vezes nos prometemos viver conscientemente mas, durante o dia, nos distraímos e esquecemos disso?

Portanto, é útil ter algum tipo de sinal que o lembre de que é hora de adicionar um pouco de consciência às suas ações e prestar atenção ao que está acontecendo no momento, e não ficar preso em seus pensamentos.

Qualquer ação ou evento pode ser um desses sinais. Aqui estão cinco maneiras fáceis de desenvolver a atenção plena ao longo do dia.


1 | Enquanto caminha

Se você não gosta de meditação sentada, tente fazê-la enquanto caminha.

Quando você se levantar da mesa no trabalho para ir ao banheiro, tomar café ou discutir algo com os colegas, tente não se mexer sem pensar, imerso em seus pensamentos.

Em vez disso, concentre-se nas sensações físicas de caminhar.

Observe como os pés tocam o chão, como o peso do corpo é transferido de uma perna para a outra. Sinta suas mãos se movendo. Preste atenção à temperatura ambiente. Ouça seus sentidos.


2 | Enquanto come

Quase sempre nos distraímos com alguma coisa enquanto comemos. Verificar e-mail e redes sociais ou apenas pensar em algo.
  • Tente apenas comer. Evite todos os dispositivos eletrônicos, livros e jornais.
  • Experimente comer sozinho.
  • Preste atenção ao que você come, prova, cheira, textura dos alimentos. Observe que cor é. Você pode até reservar um minuto para se sentir grato.

3 | Durante uma conversa


Não pense no que você deve responder, apenas ouça com atenção e observe o que você pensa. Isso tornará muito mais fácil entender o ponto de vista da outra pessoa e dar uma resposta mais cuidadosa.

A capacidade de ouvir é talvez a coisa mais valiosa que podemos dar aos outros. Isso é especialmente importante durante disputas e negociações tensas.

Se você ouvir com atenção, os interlocutores têm a sensação de que foram compreendidos, que sua opinião foi ouvida, e isso geralmente ajuda a amenizar a situação.



4 | No banheiro


Momentos agradáveis ​​muitas vezes passam despercebidos, pois naquele momento estávamos pensando em algo e não prestávamos atenção às sensações físicas.

Portanto, da próxima vez que você tomar banho, não pense em suas tarefas pendentes, não se preocupe com o trabalho ou se culpe por uma briga que aconteceu há dez anos.

Pare e sinta as gotas de água em sua pele. Preste atenção na temperatura da água, no cheiro de sabonete ou shampoo, e sinta-se grato pelo luxo da água pura.


5 | Durante a ioga


Muitas pessoas percebem a ioga apenas como um conjunto de exercícios para o corpo. Mas a ioga é o momento perfeito para desenvolver a atenção plena.

Tente se concentrar totalmente no que está acontecendo, nas sensações do seu corpo.

Antes de iniciar a aula, sinta seus pés no tapete. Treine sua atenção plena mesmo quando não estiver na academia, mas em casa ou durante uma viagem.

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