Saiba como é simples testar se um site é seguro usando as próprias ferramentas da internet, como o Google

Foto por Matthias Kinsella via Unsplash

Você já esteve em um site e ficou na dúvida se ele era seguro? Achou algo estranho nele?

Uma forma rápida de checar se algo pesa sobre um site é usar a ferramenta do Google chamada Transparency Report, que checa diariamente por problemas de segurança em sites da internet. São bilhões de endereços checados em busca de sites não seguros.

Para verificar se é ou não perigoso acessar algum site, faça o seguinte:

Visite o site Transparency Report. Nele, existe um campo de busca. Lá, cole o endereço do site que você quer analisar.



Como o Google determina que um site não é seguro?


Para sites com malware, eles buscam em no banco de dados por sites potencialmente comprometidos. Em seguida, são feito testes em uma máquina virtual para saber se aquele site está de fato infectado com algum programa malicioso. Através de estatísticas, eles identificam os sites de pishing.

Assim que é identificado, em cerca de meia hora o site constará na lista de não-seguros.

O que é um site com malware?


São sites que instalam programas maliciosos no computador de quem os visita, sem seu consentimento. Ou o visitante baixa dele um programa que acredita ser legítimo, mas é um programa disfarçado de vírus.

Com isso, hackers podem invadir o seu sistema e roubar dados, usar seu computador para fins ilícitos ou acessar o site de seu banco.


O que é um site com pishing?


Pishing é quando um site se passam por outro legítimo. Geralmente são feitas versões muito parecidas de lojas online famosas ou bancos. As pessoas acabam informando senhas neles, e assim são roubadas.


Como denunciar um site perigoso?


Se você encontrou um site que não é seguro, que se passa por um site verdadeiro, você pode denunciá-lo: seja um website suspeito de hospedar ou distribuir malware ou um site suspeito de phishing.


Como informar que um site foi consertado e voltou a ser seguro?


Quem tem um site que foi marcado como inseguro, mas que já voltou a funcionar normalmente, pode solicitar a remoção da lista no Search Console ou no site StopBadware.org (em inglês). 

O Google fará uma nova verificação e, se de fato estiver tudo certo, em até 24h o site sai da lista. Porém, ele continuará sendo verificado periodicamente para saber se problema não voltou.


Como se previnir de não cair em sites falsos ou ter seu computador ou celular invadido?


A melhor forma é ter um antivírus seguro instalado na máquina. Conheça algumas opções selecionadas por mim neste artigo.

Deixe um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem