Conheça sete opções de antivírus modernos e seguros para usar em casa e no trabalho, no smartphone e no computador, gratuitos e pagos.

Foto por Niclas Illg no Unsplash

Você se sente seguro na internet? Atualmente, todo cuidado é pouco. Mesmo quem não tem arquivos importantes no computador, precisa ter cuidado para não ter sua conta bancária invadida e ser roubado.

A forma mais segura é ter um aplicativo de confiança instalado, que vai garantir que nada de errado aconteça. Seja quando estivermos pagando contas, usando redes sociais ou instalando um programa baixado da internet.

O que é antivírus e para que serve?


Antivírus é um programa que instalamos em nosso computador e smartphone para nos dar segurança.

Um antivírus detecta, impede e remove vírus e programas maliciosos que são criados com a intenção de beneficiar hackers e de te prejudicar.

Como vírus podem ser prejudiciais?


Os vírus são criado por golpistas e entram nas máquinas, podendo causar diversos problemas: seja roubando seu dinheiro, dados pessoais ou até mesmo usarem seu computador e sua internet para atividades ilícitas.

Ás vezes pensamos que está tudo bem, mas seu computador pode estar trabalhando em dobro: para você e para bandidos, pois eles usam o poder de processamento de vários computadores para fins ilícitos.

Além de deixar seu computador lento, ele vai gastar mais energia elétrica e mais internet. E isso tuco acontece sem você perceber. Você pode apenas estranhar o computador estar lento.

Como um computador ou celular pega vírus?


Eles podem aparecer de diversas formas: por meio de pen drives, emails, sites de conteúdo duvidoso, download de arquivos, programas infectados e por várias outras formas.

Podemos receber um link via WhatsApp para uma promoção imperdível, que na verdade, instala um programa para ter acesso a todos os seus dados.

Como funciona um Antivírus?


Um bom antivírus possui diversos métodos para identificar quando acontece a tentativa de se instalar um programa maldoso na maquina. E isto acontece automaticamente, sem que a gente precise pedir. Ele fica atento a tudo o que acontece, até mesmo a coisas que nós, usuários, não estamos vendo ou fazendo.

Os melhores antivírus do mercado estão sempre atualizados automaticamente e usam de vários métodos para garantir nossa segurança:

Escaneiam por vírus conhecidos: Quando um novo vírus começa a circular, a empresa do software de proteção o desmonta seu código e aprende como ele funciona, e mostra ao antivírus.

A partir daí, todo programa que passar por seu computador e smartphone que tiver aquele código, ele barra imediatamente.

Sensoriamento heurístico: O antivírus realiza varreduras em todo o sistema em busca de instruções que não sejam executadas pelos programas comuns. Ao detectar algo diferente, ele isola esse componente estranho.

Checagem de integridade: A cada varredura, o antivírus compara com seu banco de dados se as informações não sofreram mutações, para se certificar que não existem alterações nos dígitos verificadores.

Eu sou cuidadoso, preciso de antivírus?


Se você usa a internet de alguma forma, você precisa de um antivírus.

Mesmo que tenhamos cuidado, os hackers estão cada dia mais criativos. Basta clicar sem querer em um link que aparenta ser seguro, e cair em um golpe.

E em grande parte das vezes, nós não somos os culpados por uma infecção: Pode acontecer de um colega usar a sua rede, e por ela, o vírus se alastrar por outras máquinas.

Não existem motivos para deixar de ter uma proteção instalada em suas máquinas. Todo cuidado é pouco, e segurança nunca é demais!

Melhores antivírus


Felizmente o mercado disponibiliza ótimas soluções de proteção, sejam elas gratuitas ou pagas.

Amigos e familiares me perguntam qual antivírus eu uso, qual é melhor, qual não é confiável...

Por isso, fiz uma lista com sete excelentes opções que vão garantir a sua segurança e a segurança online de sua família no mundo digital:

Avast


Avast Antivírus é uma família de softwares que são desenvolvidos em Praga, na República Tcheca, pela empresa de mesmo nome. Sua primeira versão foi lançada em 1988! É uma das marcas mais confiáveis de segurança para PC e smartphone, protegendo mais de 400 milhões de usuários no mundo. O software está totalmente em português e é muito fácil de usar.



AVG


Também da República Tcheca, era desenvolvido pela Grisoft, mas hoje tornou-se a AVG Technologies, uma subsidiária da Avast.

O Anti-Vírus Guard, o significado da sigla, está disponível em todas as plataformas, seja Windows, Mac, Linux, Android ou iOS.

Eles atualmente protegem mais de 200 milhões de usuários ativos, em seus produtos e serviços de proteção online, melhoria de desempenho e privacidade. Assim, seus usuários ficam seguros para curtirem a internet.




Kaspersky


A Kaspersky Lab é uma empresa russa fundada em 1997 muito respeitada na produção de diversas soluções para segurança da informação contra vírus, spywares, trojans e outras ameaças em várias plataformas. Possui escritórios em diversos países, inclusive no Brasil.

É uma das maiores empresas da área de segurança, que costuma ser a primeira a encontrar e divulgar as novas ameaças e desenvolver soluções para elas. São mais de 400 milhões de usuários, e eles afirmam agregar mais 150.000 novos usuários semanalmente.

Um produto interessante da Kaspersky é o Kaspersky Home Total Security, pois um único produto: protege de vírus sem reduzir o desempenho da máquina, ajuda a manter sua privacidade, protege ao realizar compras e usar bancos online, tem controle para os pais para proteger as crianças no uso da internet, gerencia e armazena com segurança suas senhas e as mantém sincronizadas na nuvem, além de proteger fotos, músicas e arquivos valiosos no computador.

Ele é simples de usar e está disponível para todas as plataformas, e é uma ótima solução para usar em casa ou em pequenas, médias ou grandes empresas:




Norton by Symantec


O Norton Antivírus (NAV) é um software desenvolvido pela Symantec desde 1991, como parte da família Norton de produtos para segurança de computadores.

No tempo em que comprávamos programas em CD-ROM, sua caixinha amarela com a foto do seu desenvolvedor e fundador, o Sr. Peter Norton, era muito popular.

Sr. Norton não está mais na empresa: ele a vendeu e fundou uma entidade de apoio à educação e arte.
A Symantec oferece uma vasta linha de produtos para proteger todos os dispositivos e otimizá-los. Segundo eles, "todos tem o direito de explorar o incrível mundo digital de forma segura e protegida".


Panda Security


A Panda Security foi fundada em 1990 na Espanha, e desenvolve diversas ferramentas de proteção online. Alguns deles são: firewall, anti-spam, anti-spyware, além de antivírus e outras soluções de segurança digital baseadas em nuvem.

Seus usuários são empresas e casas em mais de 200 países. Em 50 deles, eles possuem escritório, inclusive no Brasil, onde oferece suporte até por telefone.



Conclusão


Invista em um antivírus, pois, assim como o seguro morreu de velho, quando você dificulta a vida de um golpista, ele logo busca um alvo mais fácil e te deixa em paz.

Se eu fosse recomendar apenas um, eu indicaria o Kaspersky por oferecer diversas soluções de segurança em um único pacote. Porém, qualquer uma destas opções lhe deixará seguro e tranquilo!

É só manter o antivírus sempre atualizado e aproveitar a vida digital sem preocupações!

1 Comentários

  1. Faltou o não tão menos importante, bom e famoso McAfee nessa lista

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem