Não trabalhe "mais e melhor". Siga estas dicas para trabalhar melhor, com mais produtividade!

dicas para trabalhar melhor com mais produtividade

"Trabalhar muito" é um hábito ruim. Às vezes é difícil desconectar-se do trabalho no final do dia ou não pensar em trabalho aos finais de semana. É melhor trabalhar de forma eficaz e fazer com que o tempo no expediente seja suficiente. Veja algumas dicas para "trabalhar menos" e melhor:

1 - Faça mais pausas: respeitando suas necessidades.


Stephen Covey conta em seu livro “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes” a história de uma competição entre dois lenhadores. O mais velho passou a maior parte do tempo amolando seu machado, enquanto o mais novo golpeava a árvore com toda sua força.

Quando o mais jovem estava na metade do tronco, o lenhador mais experiente começou a cortar sua árvore. Ao final, o mais experiente venceu, pois seu machado trabalhou muito melhor do que o do competidor jovem.

Segundo Covey, a "afiação do machado" simboliza a preservação do bem mais importante que você tem: você mesmo. Isso significa ter um programa equilibrado de autopreservação em 4 esferas da vida: física, socioemocional, mental e espiritual.




Basicamente, nosso cérebro é capaz de se concentrar por apenas 90 minutos e, em seguida, requer pelo menos 20 minutos de descanso.

Algumas pausas ao longo do dia são necessárias para "reiniciar" seus pensamentos.

Outra maneira de implementar pausas no trabalho é trabalhar em pequenos intervalos de tempo. Ajuste um alarme para 25 minutos e, quando o tempo acabar, faça uma pequena pausa.

Se você está em um dia muito corrido e não pode parar - mude para outra tarefa. Se você já fez um treino aeróbico de 7 minutos, vai entender: ao treinar suas pernas, seus braços descansam e vice-versa.

Leia o artigo no qual eu lhe recomendo um aplicativo gratuito para computador que te lembra de fazer pausas regulares.

2 - O cochilo é uma das formas mais eficazes de melhorar o seu trabalho


Estudos mostraram que o sono leva a uma melhor função cognitiva, pensamento criativo e desempenho de memória. Os sonhos nos ajudam a perceber e armazenar melhor as informações, além de facilitar o aprendizado.

Quando algo é visto pela primeira vez, essa informação é "frágil" e facilmente esquecível, especialmente se o cérebro estiver processando muita informação. O sono permite armazenar informações no córtex cerebral. Estudos mostram que os trabalhadores que tiram cochilos apresentam melhores resultados do que aqueles que não dormem. Um sono curto ajuda não só a memorizar as informações necessárias, como também ajuda a evitar stress no trabalho.

Um cochilo é uma boa maneira de restaurar as forças e continuar a trabalhar melhor. Se você não consegue cochilar, faça pelo menos uma pausa.

3 - Passe um tempo ao ar livre


Daniel Goleman, autor de "Foco: a atenção e seu papel fundamental para o sucesso", nos recomenda passar mais tempo na natureza, pois isso ajuda a relaxar a mente e "refrescar" a atenção.

Em seu livro, ele menciona um experimento que mostra como as pessoas relaxadas se sentem ao caminhar no parque, em comparação com aqueles que andam em ruas barulhentas da cidade.

O estudo mostrou que, para passeios pela cidade, você precisa se concentrar na navegação, para que nosso cérebro não possa relaxar. O tempo gasto na natureza ajuda nosso cérebro a descansar "o suficiente" para voltar ao trabalho, e assim conseguir se concentrar nas tarefas.

Além disso, outros estudos mostraram que os alunos têm uma motivação maior para estudar quando estudam ao ar livre, e não na sala de aula.





4 - Mudar de ambiente e trabalhar por etapas


Se você tiver a oportunidade de trabalhar em lugares diferentes, vale a pena mudar o ambiente de tempos em tempos. Existe um método chamado "Workstation Popcorn", no qual a ideia é realizar diferentes tarefas em diferentes locais (Seja em uma outra sala, em uma cafeteria, entre outros).

A "estação de trabalho pipoca" começa com uma lista de tarefas bem definida. Em seguida, divida a lista em, por exemplo, três partes. Por último, defina três lugares para cada parte.

Lembre-se que um elemento importante não é a tarefa em si e a mudança para outro local, mas a realização do objetivo da tarefa.

Mesmo trabalhando em um único local, separe suas tarefas em partes e defina pontos de parada. Isso contribuirá para aumentar as pausas durante o trabalho.


Antes de conhecer a quinta e último dica, que tal se inscrever na nossa lista, e receber em seu email os novos artigos que eu publicar aqui, antes de todo mundo? Faça parte da nossa turma! 😉



Muito obrigado por ter se inscrito. É muito bom ter você comigo, é um gesto que significa muito para mim. Quando pintar novidades por aqui, você vai receber em primeira mão! Obrigado!

melhor forma de trabalhar em equipe

5 - Verificar seus email é a primeira coisa que você precisa fazer pela manhã


Isso pode soar um pouco contraditório sobre dicas para trabalhar melhor. No entanto, isso vai lhe ajudar a ser mais produtivo ao longo do dia.

Especialmente se você trabalha em equipe, é importante verificar seu e-mail antes de começar o dia de trabalho para saber se você está atualizado e acompanhando o ritmo dos seus colegas.

Leia suas mensagens no começo do dia para poder planejar suas ações ou ajustar seus planos. Isso não é necessário para todos, no entanto, se as informação do seu trabalho mudam constantemente, é importante estar sempre a par dos últimos fatos!



Espero que tenha gostado destas dicas! Você tem alguma dica? Compartilhe conosco abaixo, nos comentários! 

Continue lendo mais sobre Produtividade em nosso site.

4 Comentários

  1. Essas dicas são muito boas mesmo. Estou implementando algumas delas aqui em casa, baixei um planner no Pinterest, imprimi e organizei meu dia. Não fiz isso sozinha, meu marido me ajudou. Precisamos aceitar e receber ajuda de alguma fonte. Não vencemos sozinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Katia, fico muito feliz que tenha gostado e que este artigo lhe tenha sido útil! Com pequenos gestos, a cada dia, melhoramos um pouquinho!

      Estarei trazendo mais conteúdos como esse para o site, espero que os próximos também sejam do seu agrado. Um abraço!

      Excluir
  2. Excelente...realmente são dicas úteis e algumas já havia colocado em prática. Atualmente precisamos nos organizar mais pra aguentar a demanda exagerada de serviço e conseguir trabalhar com qualidade e resultado positivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patrícia! Fico feliz que tenha gostado! 😊
      Temos que nos priorizar, nossa saúde física e mental em primeiro lugar! Assim, ficamos bem, e podemos dar o melhor de nós. Um abraço e até a próxima!

      Excluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem