Entrou no nosso dia-a-dia o termo "Fake News", cunhado pelo presidente norte-americano Donald Trump. Mas desde os primórdios e até hoje em dia, o homem ainda faz o que o macaco fazia: espalhar boatos.

Se notícia ruim chega depressa, com a internet essa velocidade foi aumentada em mais de 8000. Chega tão rápido, que estão até no grupo da família no Whatsapp.

Mas, como descobrir se aquela corrente que lhe repassaram é verdadeira ou falsa?


É verdade, quem me contou foi um pescador


Nem tudo que está na internet é verdade. Muitas vezes, uma notícia sensacionalista é passada para denegrir uma pessoa, uma empresa ou... só "pela zoeira".

A maneira mais simples e rápida de desmascarar uma fake news é simples:


  1. Copie um trecho da notícia e busque por esse texto no Google. 
  2. Em seguida, procure entre os resultados da pesquisa algum que vá para sites especializados em desvendar boatos. Duas boas fontes são os sites boatos.org e o e-farsas.com.

Com certeza um destes dois terá um artigo contextualizando aquela notícia e explicando por qual motivo aquilo não pode ser verdade.

Na dúvida, não encaminhe



Da próxima vez que uma história mirabolante chegar no seu celular, antes de repassar a notícia a frente, faça essa pesquisa e você vai descobrir que grande parte daquilo que é repassado como verdade, não passa de fake news :)

Deixe um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem