Chegou o dia que chega para todos: Quando o chuveiro deixa de esquentar a água. Se o disjuntor da sua casa não caiu, pode ter certeza: queimou a resistência.

O que já pode ser o fim do mundo com um chuveiro comum, o que dizer se for um chuveiro diferente?

Na verdade, neste modelo é muito mais simples e fácil! Veja um passo a passo de como trocar a resistência dos chuveiros da linha Duo Shower Lorenzetti:

Compre a resistência compatível com este chuveiro, escolhendo o modelo correto: 110v ou 220v :


Você pode comprar online clicando no botão abaixo:





Comprando através do botão acima, você prestigia este site sem pagar nada a mais por isso. 

Dica: compre duas, para deixar uma pronta para uma próxima ocasião. 

No meu caso, é o modelo de 220v. Veja ela fora da embalagem:


O primeiro passo é desligar o disjuntor da sua casa! Tenha certeza de ter feito isso antes de qualquer coisa! Verifique mais de uma vez se está tudo desligado!



Em seguida, vá na lateral do seu chuveiro e remova a capa de proteção. É só girar e puxar, sem força, e sim com jeito. Nem é necessário nenhuma ferramenta.


Agora será necessário remover esta tampa que é muito bem fechada. Observe a direção da abertura, no sentido anti-horário e utilize uma chave de fenda como alavanca. Cuidado que vai jorrar água gelada agora!


Usando uma chave de fenda apoiada nesta posição, a abertura será fácil!



Olha a água gelada! aguarde toda a água vazar.


Agora, já sem a tampa, olha o estrago! A resistência se partiu, e chegou a queimar lá dentro. Mas não há problema, só solução! Vamos arrumar isso. Com um alicate, puxe os três conectores dos pinos.


Pronto! Já removemos a resistência. Veja que no meu chuveiro chegou a queimar as peças de plástico internas. Espero que não tenha acontecido assim com você. Eu não troquei essas peças. 


Agora chegou a hora de instalarmos a nova resistência. Ela tem uma posição certa para conectar ao chuveiro. Basta você identificar na resistência qual é cada conector, e colocá-lo no local específico dentro do chuveiro. Veja:


A parte maior da resistência está entre as letras A e B, enquanto a parte menor fica entre as letras B e C. Dentro do chuveiro está escrito qual pino é de cada conector. É só olha lá dentro, mas na foto abaixo mostro quais são:


Aí ficou fácil! É só encaixar a resistência em cada pino. Se precisar, use um alicate para esta tarefa. Veja abaixo como ficou a resistência. Tome cuidado para que ela fique bem esticada, sem que ela fique encostando nela mesma.


Agora você já pode fechar tudo. Pegue a tampa e rosqueie no sentido horário. Use a chave de fenda como alavanca para lhe auxiliar e deixar bem vedado, e assim não ter vazamentos.


Após fechar, ligue a água e veja se não há vazamentos nesta tampa. Se estiver tudo ok, já pode recolocar aquela primeira tampa decorativa.

Dica esperta: Faça uma lâmpada ligar e desligar automaticamente Saiba como!

Após ter ligado a água, e ela sair normalmente no chuveiro, desligue a água e só então ligue o disjuntor.



Você sempre deve ligar a água e esperar ela sair normalmente antes de ligar a energia elétrica de qualquer chuveiro pois, se fizer o contrário, a resistência queimará por falta de água, e aí você precisará comprar uma nova resistência, e começar tuuudo de novo.


 Agora é só voltar a tomar seu banho quente!

Espero que este tutorial lhe tenha sido útil!

Se você ainda não tem uma resistência nova para seu chuveiro, considere comprar em uma das lojas abaixo. Você prestigia este site sem pagar nada a mais por isso! 😉




Se o seu chuveiro está vazando água do outro lado, este artigo pode lhe ser útil: Veja como consertar o vazamento do chuveiro Duo Shower Lorenzetti

Postagem Anterior Próxima Postagem