Com este simples passo a passo, o farol do seu carro perderá o amarelado, ficando novo denovo!

Tem coisas que não tem como evitar. Uma delas é o amarelamento ou ressecamento do farol do nosso carro. Mas como sempre tem um jeito para tudo, veja como recuperar a aparência deles, com pouco.

Atenção: Este tutorial serve apenas para faróis de "plástico", de policarbonato. Não siga os passos abaixo caso o farol do seu carro seja de vidro.

Para dar novo brilho aos faróis de seu carro, você precisará de:


  • Lixa d'água 1200
  • Lixa d'água 2000
  • Massa de polir nº02
  • Cera comum para carros (opcional)
  • Estopa
Esse material você encontrará em lojas de artigos para pintura. Cada folha de lixa custa cerca de R$5, e a massa de polir custa por volta de R$10.

É recomendável passar uma fita crepe na lataria que contorna o farol, para evitar de arranhá-la. Porém, se isso acontecer, use a massa de polir para remover os arranhões.



Dedique-se a um farol por vez. Comece com a lixa d'água 1200. Vá molhando e lixando ao mesmo tempo. (Caso não saiba, a lixa d'água deve ser usada com água) Você notará uma poeira branca surgindo, e sentirá o farol áspero.


Se você secar o farol, vai vê-lo todo fosco e vai pensar que fez bobagem, mas pode continuar com a gente que vai dar tudo certo.


Após usar a lixa dágua 1200, repita o procedimento, desta vez com a lixa d'água 2000. Sempre molhando bastante.


O amarelado do farol já terá saído, e agora é hora de retomarmos o brilho de outrora. Pegue a massa de polir e, com a ajuda de uma flanela ou estopa, faça aquele polimento caprichado. Espalhe bem a massa de polir, e usando outra estopa, limpe, dando brilho.


E aí estará, o farol novo de novo!


Veja como este farol estava antes, à esquerda, comparado ao farol que já havia sido feito o processo:


Se quiser caprichar, use aquela cera de polir a lataria do carro nos faróis, vai ficar melhor que antes.



Veja de perto, se não vale a pena o esforço:



Alguns tutoriais na internet dizem para passar uma camada de verniz depois de tudo isso, mas eu já li também que este verniz com o tempo fica trincado. Eu fiquei satisfeito com o resultado e preferi não passar.

Se depois de algum tempo o farol começar a amarelar novamente, é repetir esse tutorial, sem nenhum problema!


Postagem Anterior Próxima Postagem