Imagem animada da reprodutor de vídeo do Youtube sem nenhuma imagem, apenas o simbolo de carregando vídeo rodando eternamente

Nunca dependa de internet 3G no computador.

Se eu pudesse dar só uma dica sobre o futuro seria esta : evite a internet 3G no computador. De nenhuma operadora. Ela funciona bem no celular, mas no computador, nunca é aquelas coisas. Parece internet discada : já conheço até os horários em que ela é melhor ou pior.

Mas se assim como eu, você também mora em um lugar aonde esta é a única opção, paciência. E paciência você vai precisar para assistir vídeos no Youtube, sem pegar no sono. É praticamente impossível assistir a um longo vídeo online e manter a sanidade mental. 

Se você costuma assinar canais e os assiste regularmente, com uma conexão lenta, essa dica será muito útil  pra você. E vai ser bem melhor do que pausar para assistir depois que carregar um pouco.


Imagem do mascote do programa gPodder, lembra um caracol, na cor roxa, usando fones de ouvido
Há alguns dias tenho usado um programa gratuito, disponível para Windows, Linux, FreeBSD e Mac OS X chamado gPodder, que é simples de usar : cadastre nele os canais que você gosta. Ele verificará, de tempos em tempos, se há vídeos novos, e os baixará pra você. Se a conexão cair, ele continuará baixando de onde parou.

Quando tiver alguma conexão, ele baixará aos poucos. Então, depois de baixados, é só se ajeitar na poltrona e curtir ! Isso é bom é que quando lhe der vontade de assistir um dos seus canais favoritos do Youtube, os vídeos já estarão carregados, lhe esperando !

Imagem animada de um vídeo no Youtube, que quando surge o simbolo de carregamento, o rapaz do video pega um taco de baseball e quebra o simbolo
Declare independência desse maldito círculo !
O foco do gPodder são podcasts. Porém não se deixe levar por isso, você também poderá adicionar canais do Youtube, digitando apenas o nome do canal e fazendo a busca. Baixe aqui o gPodder !

Existe um programa mais bonito, com mais recursos, chamado Miro, que faz a mesma coisa. Mas ele não re-começa os downloads de onde parou, e é fácil encontrar reclamações sobre isso desde dois anos atrás, então não acho que vai ser agora que vão corrigir isso. Use o gPodder que é básico mas cumpre o que promete. Mesmo básico, ele oferece algumas opções importantes, como deletar vídeos já assistidos, ou vídeos muito antigos... mas isso tudo você configura como preferir nas opções do aplicativo.

Como sei que é na madrugada que a minha conexão 3G fica melhor, deixo os downloads para a calada da noite, como nos tempos da internet gratuita. Para não ficar com o computador ligado esse tempo todo, uso um netbook que tenho encostado, um EeePC 701, que é silencioso e econômico. Mas ruim para assistir vídeos na telinha de 7”.

Foto de um netbook, modelo EEEPC 701, fechado, mas ligado, ao lado de uma miniatura de um carro Delorean, do filme De volta para o futuro, e do outro lado um porta-canetas com o logotipo deste site, Amt Online
Baixando tudo até o último segundo !
Então para assistir aos vídeos que estão no EeePC no iPad, uso o app Air Playit. Gratuito, compatível com Windows e Mac OSX, só preciso instalar um pequeno programa no netbook, e o app no tablet, que pode ser Android ou iOS, para assistir os vídeos pela rede wi-fi, em alta resolução, sem travar e sem anúncios !

Imagem da tela do iPad, mostrando o aplicativo que faz os vídeos do netbook rodarem no iPad
O Air Playit rodando no iPad : os vídeos estão salvos no EeePC, rodando pela rede wi-fi
O app no iPad vai atrás da pasta aonde estão os vídeos e mostra quais ainda não foram assistidos. Nele, você pode assistir em tela cheia, voltar ou avançar o vídeo, sem temer o círculo de "carregando".

O aplicativo para computador e tablet podem ser baixados no site do Air Playit.

Qual truque ninja você usa pra driblar a sua conexão lenta ?  Divida sua dica conosco, conte abaixo, nos comentários ! 

E me desculpe, se você ainda está aguardando o vídeo do começo do post iniciar ;)
Postagem Anterior Próxima Postagem