Mal conhecemos as histórias de nossos bisavós, pouco sabemos da infância de nossos avós, mas você já parou pra pensar em quantos registros estamos deixando para nossos filhos e netos ?

Hoje em dia podemos fotografar e filmar qualquer evento a qualquer instante, para quando quisermos, relembrar o que passou.

Estava pensando : se tivéssemos celulares com câmera na época da escola, teríamos fotos e vídeos desse tempo até hoje, mas naquela época, câmera fotográfica era coisa de adulto.

[Pausa]

As linhas acima foram escritas a algum tempo atrás. Assim que eu terminei de escrevê-las, lembrei que na verdade, eu tenho sim, um registro em vídeo dos tempos de escola ! Parei tudo e fui atrás disso !


Senta que lá vem história



Em 1996, eu tinha dez anos e estava na quarta série, a turma era a 4ªB, da professora, ou melhor, da Tia Dione. Era um ano diferente, pois a partir do ano seguinte, todos mudariam de escola,  já que a nossa não oferecia a quinta série em diante.

Talvez por isso algo me disse que eu deveria levar uma filmadora pra escola, pra registrar a nossa festinha de amigo secreto, nossos últimos dias naquela escola, a E.E.P.G. Dep. Nelson Fernandes, no bairro do Jabaquara, em São Paulo/SP.

Eu tinha uma câmera pois meu pai filmava casamentos e aniversários por hobby, e para eu o acompanhar, me deu uma JVC compacta. Ele mesmo deu o ok para que eu fosse pra escola com ela. Algo meio perigoso, mas eu levei ela bem camuflada na mochila, e deu tudo certo. Inclusive é exatamente esta que aparece nas fotos deste post. E ainda funciona !

17 anos depois...


Foto de uma fita cassete comum junto a um DVD

Essa fita cassete ficou bem guardada. Eu sempre a olhava e dizia “Vou converter essa fita para DVD !” E assim foi durante todo esse tempo. Porém, a alguns meses eu me mudei de casa, e na mudança, fiquei cara a cara novamente com ela. “Se eu não fizer logo isso, nunca mais conseguirei fazer”. Na primeira oportunidade, levei a um estúdio fotográfico para fazer a conversão, que foi meio tensa : a fita travava e não prosseguia, fiquei com receio de ter perdido esse histórico registro. Foi necessário abri-lá e limpá-la manualmente. Para minha surpresa e alegria, o resultado foi bem melhor do que eu esperava.

Isso tudo demorou um pouco, mas na última terça-feira foi concluído. Não perdi mais tempo e mandei logo para o Youtube, para ficar eternizada. Não me preocupei em editar, postei da forma como foi filmado na época. Até que ficou boa vai... eu ainda estava aprendendo a operar a câmera.

Pois bem, chega de papo e vamos ao vídeo !


Como o mundo era diferente em 1996 : As crianças dançavam na boquinha da garrafa, a professora castigava o aluno, e o tal do bulling, entre os alunos. Mas todos éramos amigos e felizes.

Ao final desse ano, cada um foi para uma escola diferente, e levou sua vida adiante. Alguns nunca mais vi. Outros, até hoje são meus amigos, e os encontro no Facebook.

Assisto a esse vídeo imaginando por onde cada um dessa turminha do barulho que se mete em altas confusões na sessão da tarde deve estar hoje !

Foto da filmadora em frente ao monitor do computador que passa o vídeo no Youtube



“De todo o meu passado, boas e más recordações : quero viver meu presente, e lembrar tudo depois”, é o que diz aquela música do Ira!, Flores em você. Então vamos viver muito bem o presente, e se possível, registrá-lo, para matarmos as saudades no futuro !

E você, tem seus bons momentos registrados? Estudou comigo e se viu nas imagens ? Então passe esse link para frente, e conte o que achou, nos comentários logo abaixo !
Postagem Anterior Próxima Postagem