Os cabos ainda são necessários na vida de quem vive na era digital. E com certeza você já reparou nesses cilindros, gomos, calombos, módulos ou como você preferir chamar, na ponta dos cabos de diversos equipamentos eletrônicos, como cabos de monitores, impressoras, câmeras fotográficas entre muitos outros,  e ficou se perguntando o que seria e qual a utilidade disso.

Pois bem! Isso é um filtro de ferrita (ou ferrite), e serve para reduzir as interferências que possam ocorrer entre os aparelhos que estão conectados nas pontas do cabo.


Pra ficar bem fácil de entender: É pra não acontecer o que acontece quando você aproxima um telefone celular das caixinhas de som do seu computador. 

Essa interferência poderia influenciar negativamente na qualidade dos dados que passam pelo cabo.

E o que tem dentro deste filtro?

Só isso.

Dentro tem apenas a ferrita, que é uma cerâmica frágil semi-magnética, que pode ser formada a partir de diversos óxidos metálicos, como ferro, manganês, níquel ou zinco, que são as formas mais comuns de ferrita. 

Por ser altamente permeável, ela absorve o ruído eletromagnético e o transforma em calor.

A ferrita inteira

Com isso, as informações que saem de um lado do cabo chegam ao outro por completo.


Sem o filtro, o cabo absorveria as interferências de alta frequência emitidas pelos eletrônicos, e nada funcionaria direito.  

Você achava que era o quê? Já tentou abrir pra ver o que era? E você chama isso de quê? Escreva abaixo, nos comentários!
Postagem Anterior Próxima Postagem