Eu sempre quis aprender a tocar guitarra. E eu sempre gostei de Guitar Hero e Rock Band. Mas sabemos que “tocar” nestes games não é tocar um instrumento de verdade.

Então resolvi que neste ano vou aprender a tocar violão, para em seguida aprender a tocar guitarra. (É o que todos recomendam : Aprender primeiro no violão, para depois passar à guitarra) No último dia do ano dei o primeiro passo, comprando um violão simples, um Tagima Memphis AC-39.
Esse aí... simples, mas pra aprender tá de bom tamanho !
E para me ajudar no aprendizado, procurei por algum aplicativo para iPad. Encontrei o RockProdigy, que funciona da mesma maneira que os games de guitarra, mas usando instrumentos de verdade.


Ele é mais que um game, é um curso, pois existem módulos de aula, assim como as músicas prontas para tocar.

É mais fácil entender assistindo o vídeo promocional :



O RockProdigy lembra muito o game Rocksmith, lançado para Xbox e PS3, que funciona da mesma maneira.

Estou começando a usar e curtindo bastante. No módulo de aula, além de instruções (em inglês) do que fazer e como, sempre existe um acompanhamento músical, te guiando no ritmo. E como em qualquer game, cada nota que você acerta, você vai ganhando pontos. É importante afinar o instrumento com a ajuda do afinador incluso no aplicativo, para que ele reconheça com mais clareza qual nota você tocou. Há um vídeo mostrando o simples processo de afinação.

Entre as várias opções que o app oferece, gostei do "auto-pause", que a música pára e só continua quando você acertar a nota em questão. E há vários níveis de dificuldade, desde o mais fácil, aonde você terá que apenas uma ou outra nota para acompanhar a música, a até o modo "Prodigy", aonde você toca a música de verdade.

Para usar com violão, basta usar fones de ouvido e se sentar próximo ao iPad, que tem microfone embutido. Já para guitarra, é necessário usar um dos populares acessórios para conectar o intrumento ao tablet, como o iRig.

O RockProdigy é um app pago que vem com três aulas e uma músicas. (Após cadastro no programa, mais uma música e três aulas são disponibilizadas por download gratuitamente) Você pode comprar mais músicas e aulas na lojinha que tem dentro do aplicativo, por preços entre U$0,99 e U$ 1,99. Além do iPad, ele também roda no iPhone e iPod Touch.

Como diria as propagandas mais clichês : Você aprende se divertindo !
Postagem Anterior Próxima Postagem