O zoom-zoom brasileiro que é sucesso no Japão

Essa semana, navegando por aí, li a seguinte notícia : Canção de brasileiro supera Beatles e é música estrangeira mais tocada no Japão. Que música de tanto sucesso seria essa ? Fui ver...

Lendo a notícia, vi que trata-se de uma música de um comercial. Zoom-zoom, da montadora de automóveis Mazda. É praticamente o hino da montadora japonesa, os japinhas se arrepiam quando passa o comercial na tv. Sucesso dos karaokês.

Corri no Youtube pra ver então :





Realmente trata-se de uma bela música e um ótimo vídeo. Como li que a campanha vem desde 2000, e o vídeo acima é de 2008, fui vendo as outras versões.

Mas em todos os resultados, teimava em aparecer um vídeo de capoeira... e eu não entendi a ligação de uma marca de carros com a capoeira. Quando finalmente fui ver do que se tratava:

Zum,zum,zum... capoeira mata um ! É zum-zum-zum...

[Atualização] A princípio, acreditei que o compositor havia levado a música do Brasil para o Japão, mas na verdade, como contou logo abaixo aqui nos comentários o Du, seu compositor, Kao Rosman, inicialmente a compôs para o famoso filme de capoeira Esporte Sangrento, e a aproveitou a melodia na composição da música para o comercial japonês.

É curioso ver como Brasil e Japão estão ligados nas mais diversas formas!
Adriano Matos
Adriano Matos

Adriano é Engenheiro de Produção e produz conteúdo por aqui há mais de 15 anos. "Não sou inteligente: apenas tenho acesso à internet". Você pode segui-lo em seu Twitter.