Nunca antes estivemos tão distraídos como nos dias atuais, e os nossos smartphones provavelmente são os maiores culpados.

E quando nossa mente quer divagar um pouco, a mão corre logo para ele. O ideal seria usarmos nosso celular com intenção, mas passamos a pegá-lo automaticamente sempre que temos um momento de ócio.

Nubelson Fernandes - Unsplash

Se você não quer ter sua atenção sugada pela tela do celular a cada minuto, confira algumas dicas do livro "Hiperfoco: Como ser Mais Produtivo num Mundo Cheio de Distrações", de Chris Bailey:
 

1 | Use o modo avião, mesmo em terra


Você não precisa esperar uma viagem para usá-lo: quando estiver trabalhando em algo importante, estudando para uma prova difícil ou quando for tomar um café com uma pessoa querida.

Não pense que apenas colocá-lo no silencioso funciona: a vibração das notificações não lidas se acumulando serão um tormento, e a ansiedade baterá forte.

O modo avião elimina a possibilidade de que as notificações interrompam seu trabalho ou conversa.

 

2 | Troque de celular com alguém


Embora você deva guardar o telefone enquanto está com a família ou amigos, há momentos em que você precisa tê-lo à mão.

Nessas ocasiões, experimente trocar de telefone com as pessoas com quem você está saindo.

Dessa forma, se você precisar pesquisar algo, fazer uma ligação ou uma anotação, terá seu dispositivo para fazer isso - mas precisará pedi-lo para alguém.

Isso fará com que você pegue menos no celular sem uma real necessidade.

Se houver uma chamada ou mensagem urgente no seu telefone, quem está com seu smartphone lhe avisará.
 

3 | Tenha um "celular da distração"


Deixar alguns apps fora do alcance pode te ajudar a focar.

Se você tem um tablet ou celular mais antigo guardado em casa, coloque-o em uso: instale nele os apps que mais lhe distraem, e delete-os do seu smartphone principal.

Assim, você só os usará quando tiver um tempo para isso.
 
Cristofer Maximilian - Unsplash

 4 | Elimine apps redundantes


Pense em deletar apps que duplicam sua funcionalidade em seus outros dispositivos.

Por exemplo, pode não valer a pena manter seu app de e-mail no celular se você já acompanha seus emails no computador durante o dia inteiro.

Leia também: 18 apps do celular para usar no PC alert-info
 

5 | Crie uma pasta "Distração"


Se você não pode se livrar dos seus apps, tudo bem.

Mas você pode colocar os apps que mais tiram sua atenção em uma pasta chamada "Distração", e colocar ela o mais escondido possível.

Só de não vê-los na tela inicial do seu celular, eles vão lhe distrair menos.
 

6 | Cuide do seu tempo livre


É difícil, mas sempre que tiver uma folga em uma ou outra tarefa, resista conscientemente ao impulso de pegar no celular, seja esperando na fila do supermercado ou no banheiro.

Faça dessas pausa momentos para refletir e descansar. Nem sempre passar esses pequenos momentos no celular vão valer a pena - especialmente se for para passar raiva.

Leia também: 6 dicas para encontrar tempo livre alert-info

Sempre que você estiver em seu celular, mas perceber que deveria estar fazendo outra coisa, tente se lembrar de algumas destas dicas, para ter uma vida digital melhor e mais produtiva!

Deixe um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem