Foto de uma antena de internet via satelite. Ela se aparenta com uma antena de tv via satelte, com um disco de um metro de diâmetro, e embaixo dela, para frente, uma haste com um dispositivo voltado para o centro deste disco capta as ondas do satélite.


[Atualização 12/09/15: Problemas com a Via Sat Brasil? Saiba mais clicando aqui.]

Moro em um lugar longe e perto de tudo. Longe do barulho, perto da cidade. Mas nenhuma opção de internet.

Lá não chegam os fios de telefone, de tv a cabo, nem as ondas da internet a rádio, graças as árvores em volta. Só uma conexão 3G, que só serve para quebrar um galho (pois não dá pra chamar aquilo de internet… se você tem uma, sabe como é!)

Porém nessas andanças na internet, achei uma provedora de internet a satélite, a Via Sat Brasil, que funciona para a internet assim como a Sky funciona para tv, por exemplo. Internet que funciona no meio do nada !

Internet a satélite não é novidade: muitas empresas a usam, mas os preços astronômicos é uma “pequena” barreira para termos em casa. A Sky, da TV, até tem um serviço de internet mas... é 4G! Não é na mesma banda 4G das operadoras de telefonia celular, mas não é via satélite. A Via Sat Brasil lançou planos especialmente para uso doméstico. Logo pedimos uma dessa pra nossa casa.

A contratação

Foi difícil. Este serviço está começando agora no Brasil, então existe uma longa lista de espera. Fizemos a pré-inscrição em Fevereiro de 2013, para inicio das operações em Setembro do mesmo ano. Em Fevereiro de 2014 instalaram. Pois é, um ano depois.

A explicação foi a dificuldade na importação dos equipamentos. A procura foi tanta que, para espantar novos clientes, colocaram valores acima de mil reais na instalação (!), mas a medida que eles estão se organizando, o valor tem caído.

Fotografia da parte traseira da antena, mostrando os locais de regulagem.
Sem vizinhos = sinal captado sem dificuldades


A instalação

Foi rápida e fácil. Três pessoas vieram realizar a instalação, sendo cada funcionário um de uma cidade diferente. Eles estavam trabalhando juntos para aprender e depois atuarem com suas equipes nas cidades de origem, pois minha casa era apenas a décima instalação deles.

 Afixaram a antena na parede, passaram o cabo até o modem, e através do navegador do computador, acessaram a tela de configurações para localizar o sinal, que conseguiram em menos de um minuto. Eles me contaram que em algumas casas eles passam a tarde inteira tentando captar o sinal do satélite, mas como minha casa está no meio do nada, foi fácil localizar o satélite.

O instalador nos orientou a colocar uma calha na telha acima da antena (veja sombra na foto que inicia este texto), pois durante chuvas formaria ali um espelho d'água, e a internet perderia sinal. Dito e feito : três dias depois da instalação choveu forte, e a internet parou, mas foi a chuva parar, e o sinal voltou no mesmo instante. Isso não significa que ela não funcione durante uma chuva moderada.

Foto de etiqueta no verso da antena dizendo : Este equipamento emite energia de rádio frequência, antes de efetuar manutenção, desligue-o da energia elétrica.
Ops ...


Funciona direitinho ?

Ela é muito boa. As velocidades dos pacotes começam em 2mb, chegando a até 18mb! É estável como uma conexão a cabo, porém, quando chega o fim da franquia… Pois é, tem franquia. Lembra na época da internet discada que contratávamos 30 horas de internet ? Agora nós contratamos por Gb. 

Em casa, optamos por um pacote de 4gb de dados… que se acabaram em dois dias. Ainda mais com os gadgets da casa cheirando conexão boa, atualizaram tudo quanto era aplicativo… a franquia ia acabando como uma torneira jorrando água. 

Não sei pra quê ter franquia : não seria melhor um plano de 500kb de velocidade o mês inteiro sem limites ? A franquia pode ser acompanhada facilmente consultando o modem através do navegador, acessando o "site" 192.168.0.1 .

Imagem da tela de controle da franquia : o gráfico mostra, em barras, quanto ainda tem de  franquia disponível.
Tela da franquia de internet : em verde, a franquia indo embora, em azul, o bônus !


Bônus Round

Na nossa internet discada, aguardávamos a meia-noite para navegar em um pulso. Na internet a satélite isso existe, mas de um modo diferente : assim como os 4gb que temos para navegar durante todo o mês, nós temos outros 4gb para usar… das DUAS DA MANHÃ até as 8h. Acordando cedo, dá pra ver um filme no Netflix.

Atualização Out/2014: Duas coisas mudaram: o bônus se inicia às 0h e termina as 5h59. E os 4gb da franquia bônus, pulou para 60gb! Eu até pensei que fosse algum erro, mas já tem alguns meses que passou a ser assim.

A parte triste é que, diferente do que contaram os instaladores, ela não “recarrega” diariamente. Usou, acabou o bônus também.

Gráfico mostrando o fim da franquia de internet.
É isso, acabou, não tem mais jeito, boa sorte. (A franquia bônus passou para 60gb meses após esta publicação)

E depois que acaba a franquia ?

Aí amigo, a internet cai de velocidade. Ela despenca para míseros 100kb. E acredite, não é tão ruim quanto parece. Por ser muito estável, os sites até demoram um pouco para abrir, eles abrem, diferente do 3G que começa a carregar e cai, consumindo dados, até acabar a franquia e você não ter feito o que queria. Você também pode contratar pacotes de dados avulsos, mas custa aí custa caro !

Quanto custa ?

Nem sei mais te dizer, pois todo dia eles mexem nos valores, por estarem começando agora a oferecer o serviço. Mas a tendência é a velocidade aumentar e os valores diminuírem. É melhor você dar uma olhada no site deles.


Pega em qualquer lugar mesmo ?

Não pega em todo Brasil não. Eles tem uma área de atuação por estados. No momento em que escrevo este post, ela está nos seguintes estados : Goiás, Espirito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal. Mas é melhor você ir lá e ver se aumentou a cobertura.

O modem é wi-fi ?

Não. O modem é um Hughes HT 1100, que você pode ligar em um roteador wi-fi sem muita dificuldade e sem nenhum impedimento da operadora, que até incentiva.

Fotografia do modem.
Os leds são tão fortes, que de noite, parece uma árvore de natal azul.


Veja as conexões do modem :

Fotografia da traseira do modem da internet via satélite, mostrando a conexão de rede, o conector de eletricidade e o conector da antena externa.
Sabe pra quê serve aquele conector USB ? Nem eu. O manual online diz que no futuro servirá pra algo. Mas avisa pra não mexer.
Já a fonte dele é gigante ! 

Fotografia da fonte do modem. Ela é maior em altura que uma caneta BIC, que está ao lado. Lembra muito a fonte de um notebook.
TALVEZ ela também alimente a antena...

E o suporte técnico?

Algum tempo após ter escrito este texto, foi preciso fazer uso dele. Clique aqui e leia como foi! (Abre em uma nova janela)

Mas afinal : Você recomenda ?

Fortemente recomendado, se esta é a sua única opção. O que estraga é apenas a franquia de dados, pois de resto, funciona direitinho. Estou usando a seis meses e estou feliz com o serviço.

Até alguns meses atrás, a instalação estava bem demorada, devido ao inicio das operações, testes, entre outros. Verifique este detalhe com eles.

Ficou alguma dúvida ? Pergunte nos comentários abaixo que eu te respondo ! Você também está usando ? Conte sua experiência !

[31/08/2015] Não somos mais clientes da Via Sat Brasil

[12/09/15]Problemas com a Via Sat Brasil? Saiba mais clicando aqui
Postagem Anterior Próxima Postagem