Foto de Bill Gates, segurando uma ampola de vacina.

Até algum tempo atrás, era moda "não gostar" do Bill Gates. 

Muito odiado pela "Tela azul da morte", seus produtos foram criticados, mas seu Windows e Office sempre esteve em nossos computadores, e ele sempre esteve no topo dos mais ricos do mundo.

Então em 2008 ele deixou a empresa que criou, e foi tocar outros projetos, sumindo um pouco das nossas vistas.

Algum tempo depois, voltou a ser notícia, em 2011, por financiar um projeto de um vaso sanitário ecológico, e  agora em 2013, sua organização filantrópica anunciou 81 projetos que receberão US$ 100 mil, dentre eles estão dois que buscam a próxima geração da camisinha.

Sensacional isso.

Enquanto muitos milionários excêntricos por aí se preocupam apenas em ficar mais e mais ricos, para figurar entre os primeiros em listas de milionários, Bill dedica seu tempo e fortuna procurando por soluções para problemas básicos, mas que precisam ser tratados.

Foto de Bill Gates e sua esposa, Melinda, sentados no chão com outras crianças, todos sorridentes.

Ele e sua esposa fundaram a Bill & Melinda Gates Foundation, que financia pesquisas em diferentes campos, com foco em saúde e desenvolvimento, para melhorar a qualidade de vida em países mais pobres.


Foto de um vaso sanitário comum, dentro de um banheiro. Há um mictório de alumínio ao lado do vaso.

O vaso sanitário foi inventado em 1775 e está do mesmo jeito até hoje. Quanta água limpa é desperdiçada, enquanto em muitos lugares a água não chega ? Chega a ser burrice a forma que a usamos hoje. Existem lugares no mundo que é impossível a construção de sanitários como os conhecemos, e a contaminação pela falta de higiene em países mais pobres é o principal foco de doenças. Felizmente estão trabalhando em um assunto tão sério quanto esse. 

Assim como a disseminação das DSTs, que hoje a ciência busca a cura, a prevenção sempre foi e será a melhor opção. Se já é difícil o pessoal que tem fácil acesso ao preservativo usá-lo, imagine em países aonde falta tudo ? São tratando coisas básicas assim, que teremos um mundo com mais saúde. 

Eles também trabalham focam em outras áreas, como a vacinação contra doenças como a poliomielite.


Imagem de uma montagem de duas fotos : de um lado, uma foto noturna da cidade de Tóquio, e do outro, uma criança sendo vacinada. No topo, se lê, em inglês : Duas formas de contar 20 milhões de pessoas : A população de Tóquio, do lado da cidade, e o Número de vidas salvas por vacinas entre 2010 e 2020, do lado da foto da criança sendo vacinada.
Duas formas de se contar 20.000.000 de pessoas : A população de Tóquio e o número de vidas salvas por vacinas, entre 2010 e 2020.
É muito bom que existam pessoas que se preocupam com o bem estar de outras no mundo, e não apenas com dinheiro. Faz a esperança nas pessoas ressurgir !

Isso me lembra o criador do prêmio Nobel da paz, o mesmo inventor da dinamite. Comentei um pouco sobre essa história no post sobre Oportunidades Disfarçadas. Durante anos ele ganhou muito dinheiro com seu invento, mas deixou um prêmio que até hoje financia quem contribui com o avanço do conhecimento humano. Se bem que no caso dele foi um erro que abriu seus olhos...

Bill Gates ajudou a humanidade facilitando o uso do computador e tornando a vida da gente mais fácil, e vem escrevendo seu nome na história ajudando os mais necessitados !

Será que assim como o Sr. Nobel, um dia esqueceremos que ele foi o fundador da Microsoft, e lembraremos dele como um filantrópico ?

Atualização 11/12/13
Dias após o lançamento deste post, veja que notícia sensacional : Fundação Gates dá R$ 2 milhões a dois pesquisadores brasileiros ! O dinheiro será para investir em estudos de prevenção e intervenção em partos prematuros. Obrigado ao André Luiz por enviar o link !
Postagem Anterior Próxima Postagem