Você sabe o que fazer quando a vida lhe dá limões. E não estou falando de caipirinha!

Sempre ouvimos esse ditado: "Se a vida lhe der limões, faça uma limonada". Essa frase já inspirou muita gente, e há um livro com as histórias destas pessoas.



O livro "Oportunidades disfarçadas", do publicitário Carlos Domingos reúne mais de 200 histórias de empresas e pessoas que viram em uma dificuldade uma oportunidade de crescer. 

Eu gostei desse livro pois as histórias são com pessoas e empresas que nós conhecemos, e não imaginamos a história que existe por trás de tanto sucesso. 

A leitura é muito agradável, pois primeiro a história é contada, e a medida que lemos, vai dando mais curiosidade de descobrir de quem ele está falando.

Uma das histórias que me chamou muito a atenção foi a de Miguel, um bioquímico recém-formado que procurava um lugar para abrir sua farmácia de manipulação. 

O único lugar que seu dinheiro podia alugar era no meio de uma íngreme ladeira. O que ele não sabia era que essa ladeira faria com que suas clientes preferirem aguardar o medicamento ficar pronto do que voltar mais tarde. 

Então, para preencher este tempo, ele começou a desenvolver cremes e shampoos e expor em suas vitrines, apenas para incrementar um pouco mais nas vendas. Foi assim que as lojas O Boticário nasceram. A falta de recursos causou a criação de uma empresa de sucesso.


Outra história curiosa foi a que aconteceu com o inventor da dinamite. Um erro fez com que um jornal noticiasse sua morte, com a manchete: "Morre o gênio do mal". 

A matéria destacava como seu invento trazia a destruição e o sofrimento às pessoas. Chocado com a imagem que tinham dele, mudou totalmente seu modo de pensar, e passou a apoiar os movimentos de paz. 

Um ano antes de morrer, deixou em testamento que toda sua fortuna deveria ser investida em prêmios para quem defendesse a paz ou contribuísse para o avanço do conhecimento humano. E foi assim que nasceu o prêmio que leva seu sobrenome, o Prêmio Nobel da Paz. Um erro criou a oportunidade de ajudar a humanidade.

Até uma tragédia pessoal fez surgir outra grande oportunidade : Um estudante de medicina teve seu pai morto em um assalto a sua padaria. Isso fez com que ele tocasse os negócios da família até que tudo se estabilizasse. 

Mas ele pegou gosto pela cozinha, e hoje sua empresa, o Habib´s, é a segunda maior rede de fast-food do Brasil atrás apenas do McDonald´s, outra empresa que é muito citada no livro.


Fracassos ensinam muita coisa. em 2005 surgiu um site de relacionamentos com vídeo, para que seus usuários encontrassem sua alma gêmea. 

O site não oferecia nada de muito diferente e estava fadado ao fim, porém soube aproveitar seu serviço de hospedagem de vídeos. Anos depois, este site foi vendido ao Google por US$1,6 bilhão. O YouTube.

Até ressentimentos criam oportunidades: Um fazendeiro admirador de carros esportivos foi ao escritório da Ferrari, pois queria sugerir melhorias à embreagem do carro, pois a achava muito dura. O Sr. Enzo Ferrari sequer atendeu a este cliente. 

Ele, após aguardar muitas horas, foi embora bufando e prometendo criar um carro melhor que as Ferraris. Um ano depois desse episódio o fazendeiro apresentou um carro capaz de competir com a Ferrari, a Lamborghini 350GT. Talvez se Ferrucio Lamborghini fosse ouvido naquele dia, esse concorrente nem existiria.

Claro que não vou contar aqui todas as histórias, mas se você se interessa por empreendedorismo, vai gostar muito deste livro. Além de trazer tantas relatos inspiradores, o livro dá 10 maneiras de identificar oportunidades disfarçadas.

Pode ser que estas histórias sejam o pontapé inicial para muitas boas idéias no futuro!

Se você pretende comprar este livro, pesquise o melhor preço usando o botão a seguir: Você prestigia este site, pagando o melhor preço e nos ajuda sem pagar nada a mais por isso!




Informações :
Livro : Oportunidades Disfarçadas - Histórias reais de empresas que transformaram problemas em grande oportunidades
Autor : Carlos Domingos
Editora : Sextante
Ano : 2009
ISBN : 978-85-7542-485-8
Postagem Anterior Próxima Postagem