Um rapaz indica a um turista algo em um mapa, como se estivesse lhe dando uma informação de como chegar a aquele lugar.

Quando estudamos uma língua estrangeira, sempre é dito que para treinar o idioma, o ideal é viajar para aquele país e se virar por lá. Mas isso custa tempo e dinheiro.

Viajando pelo Brasil, descobri que existe uma forma bem mais em conta de pôr em prática o que estudamos : Ajudando os turistas !

É impressionante como muitos lugares por aqui não estão preparados para receber quem vem de fora. E é engraçado quando os turistas se surpreendem por você ser brasileiro, e falar inglês.


Quando estive em Foz do Iguaçu notei isso. A cidade recebe muitos turistas do mundo todo, e eles não encontram ajuda em seu idioma.
  • Um turista alemão me contou que estava a alguns dias no Brasil e que é muito difícil encontrar por aqui quem o ajudasse em inglês.
  • Outro casal não fazia ideia de porquê o motorista argentino os expulsavam de seu ônibus, na imigração brasileira : os turistas deveriam descer e registrar seu passaporte antes de entrar no país e pegar o próximo ônibus, da mesma companhia. Mas como eles iam entender isso ?
Foto-montagem clássica da internet : Tourist Guy. Um rapaz no mirante do Word Trade Center, e ao fundo é possível ver um avião vindo em sua direção.
Evite que um turista caia em uma roubada !

Um casal chileno ainda veio bater um papo comigo por causa da bolsa plástica da minha câmera fotográfica...

Repare por aí na sua cidade : quantas placas em inglês você encontra no seu caminho ? Mesmo não morando em uma cidade voltada para o turismo, sempre tem turista perdido. Não tem brasileiro perdido em tudo quanto é lugar nesse mundão ? Então, vá conhecer a sua cidade !

E nem precisa falar tão bem: você já está em vantagem por saber falar o português, e um pouco de inglês. Não precisa se envergonhar de falar mais ou menos, o gesto é o que conta.

Foto de quando eu visitei o Cristo Redentor, na imagem um turista japonês abre os braços para cima, e não para os lados, como a estátua. Atrás dele aparece eu, rindo dele.
Ajude o turista, mostrando qual a pose correta para a foto em frente ao Cristo Redentor !


Seja um guia turístico !

Você pode se candidatar a ser um guia turístico na sua cidade pra quem vem de fora, no site Rent a Local Friend ! Você cria seu cadastro no site, e assim que um estrangeiro for a sua cidade, ele vai agendar um dia e horário para você apresentar sua cidade a ele, e mostrar aqueles lugares que nenhum roteiro turístico indica. Mais que treinar seu idioma, você fará um novo amigo. E ainda ganhará um dinheirinho por isso !

Para aprender um pouco mais


Foto de um antebraço tatuado "No pen, no gain" - na tradução literal, "Sem caneta, sem ganhos", quando a intenção era ter tatuado "No pain, no gain" - Sem esforços não há recompensas
Exemplo de quem não treinou o idioma

Um site que eu estou visitando sempre, para aprender curiosidades, gírias e macetes sobre a língua inglesa é o Tecla SAP, dê uma passada lá, você vai curtir !


Então ao passear por aí fique atento: se você quiser treinar seu inglês, e ainda fazer uma boa ação, veja se algum gringo está precisando de alguma informação, muitas vezes, ele está sim !

Você tem alguma história com turistas ? Conhece outro site legal para aprender outras línguas ? Conte nos comentários !
Postagem Anterior Próxima Postagem