Após alguns anos de uso, muitos notebooks e computadores começam a ficar lentos.

As tarefas que eram feitas rapidamente, passam a ser cada vez mais vagarosas.

Windows - Unsplash

Mas nem tudo está perdido: seguindo algumas dicas, você consegue dar uma nova vida ao seu companheiro de trabalho.

Confira a seguir oito dicas para dar um novo respiro a sua máquina:

1 | Apague arquivos desnecessários

Sabe aquela pasta de downloads lotada? Ela pode estar atrasando o processamento do computador! Muitos arquivos na área de trabalho também faz tudo ficar mais devagar.

Verifique se existem arquivos que você já não usa mais que possam ser deletados, ou movidos para um HD externo, ou uma nuvem. 

Outra dica muito boa é utilizar, no Windows, o programa "Limpeza de disco". Ele sabe exatamente quais arquivos temporários não são mais necessários e podem ser deletados com segurança. No site da Microsoft você encontra mais dicas para liberar espaço em disco.

No Mac, você encontra diversas formas de conseguir mais espaço acessando o menu Apple > Sobre este Mac > Armazenamento > Gerenciar...

Procure manter pelo menos de 15 a 20% da capacidade máxima do HD vazia para manter as coisas funcionando bem.

2 | Limite sua multitarefa

Uma máquina mais antiga tem dificuldades em lidar com muitas abas abertas no navegador.

Vários aplicativos abertos ao mesmo tempo, cada um fazendo uma coisa diferente em segundo plano, também não é algo fácil para o computador.

Tente limitar o número de programas abertos ao mesmo tempo. Evite usar muitas abas abertas ao mesmo tempo. Ao ouvir música, experimente usar o smartphone.

3 | Formate seu computador

Uma solução um pouco mais drástica - mas que costuma funcionar - é trazer seu computador para as configurações originais de fábrica.

Antes de fazer isso, tenha certeza de ter tudo o que é necessário para reinstalar o sistema operacional e os programas - incluindo números de seriais, assim como o backup dos arquivos que estão no HD.

Com o uso, alguns arquivos podem ficar fora do lugar, fazendo o computador levar mais tempo para encontrá-los. Isso vai dar uma renovada em todas as áreas do seu computador, colocando tudo em ordem.

Sigmund on Unsplash

4 | Faça uma limpeza interna

A grande maioria dos computadores e notebooks usam ventoinhas, que são pequenos ventiladores, para retirar o calor que as máquinas geram, e manter os componentes frios. 

Mas as ventoinhas, também conhecidas como coolers, são imãs de pó, e provavelmente estão imundas. Com essa sujeira, elas perdem a eficiência em esfriar o processador, fazendo seu rendimento cair.

Pesquise como abrir seu notebook e, usando uma latinha de ar comprimido, sopre a poeira que está presa lá dentro. Um cotonete também pode ajudar na faxina, fazendo sua máquina respirar melhor.

5 | Troque a bateria

Seu notebook não aguenta muito tempo longe da tomada mais próxima? Isso é comum a todas as máquinas.

Além de não aguentar muito tempo ligado, o notebook terá um desempenho pior, por não ter energia elétrica suficiente para alimentar todos os seus componentes.

Felizmente é fácil encontrar uma nova bateria para os notebooks das marcas mais populares. Muitos inclusive podem ser trocados sem usar nenhuma ferramenta.

Caso a bateria da sua máquina seja embutida, você pode pesquisar por um tutorial específico para este modelo, ou levar a um técnico especializado, que fará esse serviço rapidamente.

6 | Substitua o HD por um SSD

Se tem algo que dá uma nova vida para um notebook, é trocar o HD mecânico por um SSD. Resolve na hora!

Em modelos mais antigos, o HD é um disco que gira dentro da sua máquina, como um CD. Já um SSD armazena todos os seus arquivos em uma memória que lembra muito um pen drive. 

Isso significa que são menos componentes móveis dentro do seu notebook. Além de ficar mais resistente, ele fica muito mais veloz.

E se o seu notebook possui um drive de CD, que você nunca mais usou, poderá passar o HD atual para o lugar dele, usando um adaptador como este, e instalar em seu lugar um SSD novo, para instalar o sistema operacional e todos os programas.

Sua máquina prestará mais alguns anos de bons serviços com essa mudança!

XPS - Unsplash

7 | Atualize a memória RAM

A memória RAM é o que permite seu notebook realizar várias tarefas ao mesmo tempo.

Quanto mais RAM, mais poderá fazer. Se você nunca aumentou a memória do seu, essa é mais uma boa melhoria a ser feita.

Porém, é preciso ver se sua máquina permite a alteração. Caso positivo, opte por uma nova memória RAM de maior capacidade, mas com as mesmas configurações da RAM atual.

Está gostando das dicas? Inscreva-se em nossa lista de email para receber artigos como este!


     

No nosso canal no Telegram, você encontra nossas novidades em tecnologia, desenvolvimento pessoal, produtividade, descontos e tudo mais o que nos interessa. Entre agora e não perca nada! alert-info

8 | Troque a pasta térmica

Como mencionei na quarta dica, o calor excessivo faz o notebook perder desempenho.

O cooler retira o calor da máquina, mas entre ele e o processador, existe a pasta térmica, que ajuda a transferir o calor desse componente para o dissipador de calor. 

Com o tempo, a pasta térmica pode se desgastar, reduzindo sua eficiência. Aplicar uma nova pasta térmica pode ajudar a reduzir o calor, melhorando o rendimento do computador.

Este passo não é muito simples de fazer. Procure por um tutorial para sua máquina, ou um técnico especializado.

Seu notebook novo denovo!

Seguindo algumas destas dicas, seu notebook voltará a trabalhar melhor, e permanecerá ao seu lado por mais alguns bons anos!

Deixe um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem