Não damos conta de fazer tudo em um único dia. Estamos sempre perdendo tempo com distrações.

Todos os dias, recebemos a mesma quantidade de tempo, mas nossos resultados diários são diferentes devido às prioridades e ao que escolhemos fazer com o nosso tempo.

Oli Dale/Unsplash

Você tem aproveitado seu tempo ao máximo? Não deixe para amanhã o que pode ser feito hoje: confira cinco dicas para que seu dia renda bastante.


1 | Repense sua rotina diária


Encontre e elimine todos os fatores que desperdiçam seu tempo precioso. Comece a acompanhar como você usa as horas do seu dia.

Observe: cada vez que você se distrai com algo, levará 23 minutos para se concentrar novamente em suas tarefas. Isso é uma enorme perda de tempo.

Portanto, antes de começar a trabalhar, você deve minimizar qualquer possibilidade de distração. Limpe sua área de trabalho, ligue o "Não perturbe" e responda a todas as mensagens antes de enfiar a cabeça no trabalho.

2 | Encontre o momento do seu pico de produtividade


Você sabe a que hora do dia a sua produtividade está no auge?

Para a maioria das pessoas, o pico de produtividade é maior das 8 ao meio-dia. Além disso, aqueles que acordam mais cedo têm menos probabilidade de procrastinar.

Leia também: Como acordar cedo: 25 dicas alert-info

Defina seu próprio horário, considerando a que hora do dia você é mais ativo.

Todas as tarefas mais difíceis que requerem cem por cento de concentração devem ser executadas quando sua energia estiver no topo.

Assim, você conseguirá mais gastando menos.


3 | Aproveite seu tempo ao máximo


Considere o tempo não como um dado, mas como um recurso que você investe.

A otimização do seu tempo economizará recursos e esforços, lhe proporcionando mais tempo livre no dia seguinte. Veja o que você que fazer:

  • Plano. Decida o que precisa ser feito hoje e o que pode esperar. Tente organizar seu cronograma para que você trabalhe menos, mas concentre-se apenas nas tarefas mais importantes.
  • Automatize. Deixe o computador, smartphone e serviços da internet fazerem tudo o que puder para você. Gasta muito tempo com email? Configure filtros. Preenche muitos formulários eletrônicos idênticos? Atribua isso a um mecanismo especial no navegador ou no gerenciador de senhas. Use serviços para automatizar tudo, como com o IFTTT. Tudo isso liberará muito tempo valioso.
  • Delegar. Se você não pode automatizar uma tarefa,  atribua-a a assistentes, colegas ou até terceirize-a. Não tente fazer tudo sozinho. Isso lhe permitirá se concentrar em coisas realmente importantes que só você pode fazer.
  • Use o calendário. A melhor maneira de organizar o trabalho é salvar todas as tarefas no calendário. Ele fornece uma representação mais visual do tempo do que as listas de tarefas comuns.

Use todas as opções acima para economizar algumas horas por dia. Será como se você tivesse um dia extra na semana.


4 | Limite seu horário de trabalho


Revise sua rotina. Se você trabalha mais de oito horas por dia, limite-se a seis horas e tente concluir as tarefas durante esse período.

O trabalho preenche o tempo alocado a ela, como se diz na Lei de Parkinson:

O trabalho se expande de modo a preencher o tempo disponível para a sua realização. - Cyril Northcote Parkinson


Ao definir um limite, você será forçado a se concentrar nas tarefas mais importantes. Defina prioridades e trabalhe de forma mais eficiente com menos tempo.

Assim, você vai conseguir fazer tudo e conseguirá liberar tempo tempo para relaxar e se preparar melhor para o amanhã.


5 | Recusar assuntos sem importância


Gastamos muito tempo em coisas sem importância: por exemplo, nas intermináveis ​​ligações de colegas ou em reuniões sem sentido que poderiam ser apenas um email.

Se você recebe um grande número de demandas por dia, precisará aprender a selecionar e se concentrar apenas nas prioritárias.

Aprenda a dizer não. Muitos de nós não nos sentimos à vontade em dizer não aos outros, porque não queremos decepcioná-los.

Portanto, use formas mais leves de recusa: por exemplo, você pode dizer ao seu interlocutor que você simplesmente não tem tempo suficiente para se dedicar à tarefa dele, com a atenção que merecida e ele provavelmente o entenderá.

Diga sim apenas para as tarefas mais importantes. Cuide do seu tempo. Tempo é dinheiro!

Deixe um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem