Mantenha seu novo cartão longe do perigo seguindo esta dica!


As operadoras de cartão de crédito estão enviando para seus clientes novos cartões com a tecnologia Contactless, ou pagamento por aproximação.

Nestes cartões, não é necessário inserir o cartão na máquina e digitar senha, para pagamentos de valores baixos. É só encostar o cartão na máquina e já está pago. Simples e rápido.


Os cartões trazem comodidade, mas esta nova tecnologia tem levantado a questão: Cartão Contactless é seguro?

Circulam vários vídeos pela internet como este a seguir, mostrando que não é necessário retirar o cartão de dentro da carteira e nem do bolso para realizar um pagamento, e com isso as pessoas podem ser vítimas de golpes:


E não é só carteira: Até mesmo com o cartão dentro de bolsas, é possível captar o sinal e confirmar uma compra.

Imagine em locais movimentados, como dentro de um ônibus, na rua, na balada, enfim, em aglomerações. Todo cuidado é pouco.


Como desativar a função contactless ou exigir senha em todas as compras?


As operadoras afirmam que o sistema é seguro e que os clientes serão ressarcidos em caso de golpes.

Elas também afirmam que não é possível exigir a senha em todos os pagamento sem contato. A senha só é exigida em pagamentos de maior valor, ou após três pagamentos no mesmo dia, conforme orientação da ABECS (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços)

A NuBank oferece o bloqueio do pagamento por aproximação, porém ela deve ser solicitada via chat, e é realizado em até três dias.


Como proteger seu cartão contactless de golpes?


Caso você queira usar a função de pagamento sem contato e não correr riscos, você pode trocar sua carteira atual por uma carteira feita com materiais que impedem a transmissão de dados.

Com este tipo de carteira, não adianta encostar na máquina de pagamentos, que o sinal não é captado. Só com o cartão em mãos, o pagamento é realizado, trazendo mais segurança.


Onde comprar uma carteira que proteja o cartão contactless?


Existem diversos modelos a venda em lojas online no Brasil, que entregam em poucos dias. É importante que na descrição do produto informe que ele possui bloqueador de RFID, ou em inglês, RFID Blocking.



O vídeo a seguir mostra o teste com duas carteiras que protegem o cartão, e uma carteira tradicional, que não impede o pagamento.



Como proteger seu cartão contactless usando sua carteira atual


Você pode usar protetores de cartões de crédito como estes, uma ótima opção que é eficiente e econômica:




Uma solução caseira é forrar a parte interna da carteira com papel alumínio, ou usar dois cartões antigos, encapá-los com papel alumínio e manter seu cartão contactless sempre entre estes dois.

O papel alumínio funcionará como uma barreira, impedindo a propagação das ondas do leitor até o cartão.

Após usar o papel alumínio, faça um teste e tente pagar sua próxima conta com o cartão dentro da carteira, para testar o isolamento, e vá melhorando até protegê-lo por completo.

Da mesma forma que a tecnologia evolui, os golpistas acompanham a evolução e com isso, precisamos estar cada dia mais atentos com a nossa segurança.

Deixe um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem