Veja um passo a passo para aumentar sua segurança na internet, usando uma senha segura e fácil de se lembrar para proteger suas contas online

Photo by Micah Williams on Unsplash

Cada vez mais a nossa vida é digital, e por isso, precisamos defende-la de invasões. Imagine o estrago que alguém pode fazer se tiver acesso a suas contas online. Esqueça aquela senha admin padrão para tudo!

A importância de uma senha segura


Pensando nisso, escrevi este artigo que mostra como manter segura a conta mais importante da sua vida digital, que é seu email. Mais adiante, você também saberá como cuidar de todas as outras senhas da sua vida. Você terá uma senha forte, garantindo sua segurança digital.

As chances de seu email seja um Gmail são grandes, logo, as dicas são voltadas para este serviço.


Como ter uma senha segura no Gmail


Esta é a senha mais importante de todas pois, todos os sites que você tem conta vão restaurar a senha deles para o seu Gmail. Assim, se alguém invade seu email, esta terá acesso a todas as suas contas virtuais. Fora que é nele que você recebe suas mensagens pessoais.

Vá até a área de segurança do Gmail e crie uma senha forte.

O que seria uma senha forte?


Ela deve ter pelo menos 10 caracteres, misturando letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos, como @, % ou *. Não forme uma palavra ou frase combinando estes c4ract3re$, pois quem é hacker de verdade usa ferramentas que conseguem quebrar este tipo de combinação.

Nunca use datas, nomes ou apelidos como senha. E não use esta senha em outro site.

Caso queira uma ajuda de como criar uma senha segura, e queira ver exemplos de senhas com letras e números, visite este gerador de senhas seguras.

Photo by CMDR Shane on Unsplash

Habilite a autenticação em dois fatores


Quanto mais trabalho lhe der para acessar sua conta, mais segura ela será. Infelizmente é assim. Logo, você deve usar a autenticação em dois fatores, que é uma espécie de token de banco para acessar seu email.

Cadastrando seu celular no serviço, ele será a chave para entrar na sua conta. Você só consegue entrar se souber a senha e estiver com o celular em mãos, pois receberá o código por SMS ou usará um app autenticador que gerará o código para ter acesso a sua conta.

Para isso, é só visitar a área de autenticação em dois fatores do Google e seguir as instruções. Você ficará muito mais seguro e tranquilo.


Use um programa gerenciador de senhas


Seu Gmail agora está seguro. Mas você precisa proteger todas as suas redes. E como usar a mesma senha em todas é muito perigoso, o ideal seria ter uma senha diferente para cada uma. Você não precisa decorar todas, mas sim usar um programa que cuide disso para você.

Qual o melhor aplicativo para guardar senhas?


Uma ferramenta gratuita que eu lhe recomendo é o LastPass. Ele funciona como um cofre: você decora só a senha dele, e ele é quem vai escolher as senhas dos outros sites. É como se fosse uma senha administrador. Depois, é só instalar a extensão no navegador e usar o app no smartphone. Toda vez que precisar logar em um site, ele logará por você.

Crie sua conta, e em seguida visite os sites que deseja aumentar a segurança. O LastPass criará senhas novas e seguras para você.

Apenas não salve no LastPass a senha do seu email. Decore somente a senha do Gmail e do LastPass e sua segurança online estará forte. Eu mesmo não sei a senha de muitos dos serviços online que uso, quem sabe pra mim é o LastPass.

O Google Authenticator, que é o app que gera o token para entrar no Gmail, é compatível com o LastPass. Assim, você pode adicionar mais uma camada de segurança no seu gerenciador de senhas.


E se tudo der errado?


Você pode ter um código de backup dos códigos de autenticação do Gmail e do LastPass: é só gerar os códigos, imprimir e deixar guardado em um local seguro em casa, como você faria com aquela sua chave reserva. Se você perder o celular, ou ele for roubado, você não ficará trancado para fora.

Acesse aqui o código de backup para o Gmail e clique em Exibir códigos

Acesse aqui os códigos de backup do Lastpass

Seguindo estas dicas, com certeza sua segurança na internet estará mais reforçada, e dificilmente você será vítima de um crime virtual.

Deixe um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem