Hoje em dia não tem como ficarmos entediados: nosso smartphone estará sempre a disposição para nos distrairmos, seja com um joguinho, um vídeo de gatinho, a timeline interminável das redes sociais, ou uma leitura bem bacana em um blog como este. 😉

Só que com isso, nossa mente não fica um tempo a toa para pensar no que queremos fazer no futuro, o que estamos fazendo da nossa vida hoje... sonhar acordado.

Acredito ser por isso que às vezes deito para dormir mas, não pego no sono e começo a ter várias idéias.

Segundo a psicóloga Heather Lench, da Texas A&M University, o tédio permite que a mente divague, levando a maneiras mais associativas e criativas de pensar. "Se não encontramos estímulos externos, procuramos internamente, visitando diferentes lugares de nossas mentes", explica.

Para Peter Toohey, professor da Universidade de Calgary, no Canadá, e autor do livro Boredom: A Lively History, “O tédio muitas vezes encoraja a criatividade. Indivíduos que se entediam facilmente geralmente também ficam mais insatisfeitos com dogmas sociais – são artistas, cientistas, empreendedores.” Para ele, “A criatividade é um antídoto para o enfado, então essas pessoas produzem coisas criativas para 'medicar seu problema'” diz Toohey neste artigo.

Pode ser que aquela boa idéia que você tanto espera ter, não está vindo simplesmente por não dar tempo à mente viajar nas idéias!

Você já se sentiu sufocado de informações? Costuma se desligar do celular para descansar a mente?

Ou acha que isso não tem nada a ver?

Deixe um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem