Fotografia do centro de São Paulo por volta dos anos 70

Sou fascinado pela história da cidade de São Paulo. Suas ruas e avenidas guardam muita história. Por meio de fotos e notícias da antiga cidade, a gente nota as mudanças, vê como a cidade cresceu. Dá pra ficar imaginando como era viver naquela época e como eram os antigos hábitos. Apesar de adorar viver na era digital, acredito que a era “analógica” tinha seu charme.

O Vale do Anhangabaú é um dos lugares mais retratados, e é exemplo de muitas mudanças ao longo da história e da sociedade paulistana. O próprio Vale perdeu essa avenida da foto acima e hoje é uma grande praça, com dois túneis. Assim como os anúncios pendurados em cada prédio, hábito que foi erradicado pela prefeitura.

Em alguns cantos da cidade a gente tropeça em muitos registros antigos. Alguns lugares se destacam, como um cartório no bairro do Ipiranga, que mantém uma exposição permanente de fotos antigas da cidade. Fui lá sem saber disso, e passei mais tempo vendo as fotos do que fazendo o que eu tinha ido lá fazer.

Cartório com diversos quadros nas paredes com fotografias antigas
As paredes lotadas de quadros. Os próprios vizinhos é quem doam fotos para o acervo.
E como não podia deixar de ser, existem vários sites que se dedicam a contar a história da metrópole cosmopolita. Alguns que eu costumo visitar são estes :

  • Pseudopapel
  • Gosto muito do blog Pseudopapel, do Alexandre Giesbrecht, pois além de contar antigas histórias, ele vai ao local e fotografa as mudanças, principalmente dos meios de transporte, casas e bairros da capital. Veja este post que legal, a Praça Ramos vista do Edifício Mercantil Finasa. Entre muitos outros que você vai encontrar lá.


Fotografia antiga da Praça da Sé, com ônibus, a catedral, e um edifício com propaganda da Mercedes-Bens, que foi demolido.
Praça da Sé, com um dos prédios demolidos para a construção do metrô (Link do post)

  • São Paulo Antiga
  • Um site que trás de volta a nostalgia da boa vizinhança. O São Paulo Antiga mostra o que houve com aquelas casinhas que hoje só os avós da capital moram, e logo depois acabam demolidas para a construção de mais um arranha-céu ou são radicalmente transformadas. O site documenta principalmente a arquitetura da capital, e é muito bem feito. Foi nele que eu descobri que aquela casa do seriado “Mundo da Lua”, que tinha o Lucas Silva e Silva, realmente existiu, e existe até hoje, no bairro de Pinheiros.

  • Tudo por São Paulo 1932 
  • Este é um museu virtual muito bem cuidado de diversos itens relacionados a Revolução de 1932, sangrenta batalha dos Paulistas contra o governo federal para derrubada do Governo Vargas. Apesar de ser uma triste página da nossa história, mostra como os paulistas defendiam seus ideais.

  • Sampa Histórica - Dica do Carlos Alk nos comentários !
  • Piratininga virou São Paulo. O Colégio agora é uma metrópole. Vamos reviver e revelar as histórias escondidas debaixo do concreto e aço da "Paulicéia Desvairada". 

Você conhece outros sites que se dedicam a contar a história de São Paulo ? Ou conhece um que conta a da sua cidade ? Conte nos comentários !

Deixe um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem